segunda-feira, 29 de outubro de 2007

SARESP 2007

SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
REDE DO SABER
ACESSE A VIDEOTECA
A décima edição da prova do Saresp será aplicada
Data da prova: 28 e 29 de novembro

No fim de novembro alunos de 1ª, 2ª, 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de todo o Estado passarão por avaliação de aprendizado.
Realizado desde 1996, o Saresp é considerado essencial para a Secretaria avaliar o rendimento escolar dos alunos no Estado, podendo, assim, acertar caminhos e projetar alterações, se necessárias.
O SARESP contar em 2007 com a participação de cerca de quatro milhões de estudantes das redes estadual, urbana e rural. As redes municipal e particular também poderão participar desde que pelo sistema de adesão.
A Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração do exame, prepara a convergência entre a prova e as avaliações federais (Prova Brasil e avaliação do Saeb).
Outra novidade do Saresp 2007 é que uma pessoa sem ligação à turma avaliada será responsável por aplicar a prova - poderá ser um professor da rede estadual, mas não da mesma escola. Isso se torna necessário porque a secretaria passará a utilizar o Saresp para avaliar o rendimento de escolas e dos profissionais que lá trabalham.
A divulgação dos resultados do Saresp 2007 acontecerá no início de 2008, CONTUDO para que as escolas utilizem os dados na semana de planejamento pedagógico, o ideal é que ela mesma feche os resultados lodo após as provas e faça os devidos registros e reflexões.

LEGISLAÇÃO Resolução SE - 68, de 18-10-2007

Convocação para CENP/ São Paulo.
Dia: 30 de out, das 8h às 17h
Público alvo: Supervisora Adriane, eu, Mª Cristina e Inês.
Objetivo: Orientação para a avaliação SARESP

SEE – agosto 2007: "Nos últimos anos a Educação Básica em São Paulo apresentou dados que apontam para uma melhora significativa, ano a ano, nos indicadores de escolarização, de distorção idade série, de evasão e de analfabetismo, entretanto as taxas de reprovação em todas as séries apresentam uma tendência crescente a partir de 2000.

Nas avaliações nacionais, de acordo com os resultados do SAEB 2005, a média da rede estadual de SP em língua portuguesa na quarta série foi 178, quando o nível básico esperado é 200. Na oitava série, a média do estado foi 229 e os alunos deveriam atingir em média 250, nível que representa o domínio das habilidades básicas de leitura e escrita ao final do ensino fundamental. Em matemática, todas as séries avaliadas apresentam desempenho insuficiente. No ensino médio, o desempenho do estado declinou nas últimas edições do SAEB tanto em língua portuguesa como em matemática e está abaixo da média da região Sudeste.

É urgente melhorar a qualidade do ensino público, responsável por quase 90% do total
de estudantes da educação básica e garantir a todas as crianças e jovens de São Paulo um futuro digno."
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[]s.
Katty Rasga