segunda-feira, 8 de outubro de 2007

TURBINANDO 6 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PARA SABER MAIS

Para Dolz e Schneuwly (2004) , as Sequências Didáticas são instrumentos que podem guiar professores, propiciando intervenções sociais, ações recíptocas dos membros dos grupo e intervenções formalizadas nas instituições escolares, tão necessárias para a organização da aprendizagem em geral e para o progresso de apropriação de gêneros em particular. Esses autores (op.cit. p 52) comentam que a criação de uma Sequência de atividades deve permitir a transformação gradual das capacidades iniciais dos alunos para que estes domnem um gênero e que devem ser consideradas questões como as complexidades de tarefas, em função dos elementos que excedem as capacidades iniciais dos alunos.

--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--
Seqüência didática e ensino de gêneros textuais
Heloísa Amaral (Mestre em educação e pesquisadora do Cenpec )

O que são seqüências didáticas?
As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

São exemplos de seqüências didáticas para o ensino de Língua Portuguesa as oficinas dos fascículos distribuídos nas três edições do Prêmio Escrevendo o Futuro. Nas edições 2004 e 2006, são: Pontos de vista, Poetas da escola e Se bem me lembro... Essas seqüências orientam o professor para o trabalho com os seguintes gêneros de texto: artigo de opinião, poesia e memória.

As seqüências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?
Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.

Por que usar seqüências didáticas ao ensinar Língua Portuguesa?
Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma seqüência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.

Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

O que é preciso para realizar seqüências didáticas para os diferentes gêneros textuais?
É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que a seqüência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades.

Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.

Quais as etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais?
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a seguinte seqüência didática:

- Apresentação da proposta
- Partir do conhecimento prévio dos alunos
- Contato inicial com o gênero textual em estudo
- Produção do texto inicial
- Ampliação do repertório
- Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação
- Produção coletiva
- Produção individual
- Revisão e reescrita


Então, SD são conjuntos de oficinas práticas, cada uma abordando um aspecto do gênero textual que se quer ensinar: leitura de exemplares do gênero, sua situação de produção, sua organização textual típica, elementos gramaticais e, finalmente, escrita de um texto que se aproxime do gênero estudado. Ao final da seqüência didática, há uma oficina com orientações para que o aluno faça sua auto-avaliação, importante para o processo de aprendizagem.

--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--xx--

12 comentários:

  1. Muito bom o texto !!!
    Uma linguagem simples e fácil de colocar em prática.
    Parabéns pelo site é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Olá,quero agradecer pelas informações que me ajudaram muito,Ok obrigado.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIAA!!

    PRECISO MONTAR UMA SEQUENCIA DIDÁTICA DE 10 AULAS PARA MEU TCC...ALGUÉM PODE ME AJUDAR?? FAÇO LETRAS...MEU E-MAIL É VANESSA.BOSCOLO@BOL.COM.BR OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  4. ola!!! gostaria de montar uma sequencia didatica sobre sedentarismo,, ed.fisida de 12 aulas do ensino médio,,poderia me ajudar

    meu msn ticovalternei@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ola!!! gostaria de montar uma sequencia didatica sobre sedentarismo,, ed.fisida de 12 aulas do ensino médio,,poderia me ajudar

    meu msn ticovalternei@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem! ^^ Eu estava no google procurando sobre sequência didática, pois faço Letras estou no 5º semestre, e uma das minhas Professoras pediu que fizéssemos um projetinho de SD com atividades que melhorem o social do aluno, gostei muito do seu texto sobre a SD! me ajdou a ter uma direção inicial!
    Até mais!


    ****** Náh *******

    ResponderExcluir
  7. Oi, maravilhosa a reportagem!
    Estou montando uma sequência didätica com contos para a terceira série do Ensino Médio, usando o Método Recepcional (Bordini e Aguiar), mas não estou conseguindo seecionar os contos.
    Poderia me sugerir alguns.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. oi,gostei muito das informações.estou fazendo uma sequência didática sobre poesia, para os alunos da terceira série.

    ResponderExcluir
  9. Antonio Carlos Meriggio25 de setembro de 2011 às 17:24

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site. Estou participando de encontros de formação de professores em Santana de Parnaíba e um desses encontros o tema discutido entre os professores foi a SD e pesquisando sobre o assunto cheguei até aqui.Uma linguagem simples de compreensão. Estarei sempre por aqui. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sou Almerina, professsora da rede municipal de ensino de Recife, e já adoto a SD em minhas aulas. Prática trazida da minha experiência em escolas particulares, que fazem uso constante desta prática. Coisa que eu gostaria muito que fosse proposta da rede, aqui em Recife. Mas parabenizo o trabalho e vejo que não é diferente daquilo que já faço. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou tutora de cursos de formação de professores na rede municipal e dentro do planejamento para o proximo encontro esta previsto uma discussão sobre a SD, será que você poderia me dar uma direção inicial sobre esse tema?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou tutora de cursos de formação de professores na rede municipal e dentro do planejamento para o proximo encontro esta previsto uma discussão sobre a SD, será que você poderia me dar uma direção inicial sobre esse tema?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga