sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Didática

Qual é a diferença entre projeto, seqüência didática, atividade habitual e atividade ocasional?
Os quatro modelos são maneiras de organizar o tempo de aula e adequar a prática de ensino aos objetivos de aprendizagem. Nos exemplos a seguir, fica evidente a escolha de um ou outro recurso, de acordo com o tema.

Projeto de ensino
Tem duração longa, pode levar até um ano. Envolve a construção de um produto — um livro, uma maquete, um seminário, um robô, uma campanha etc. — destinado a um público definido, que pode ser o próprio grupo, os pais, outros alunos, moradores do bairro, políticos etc. Em um projeto, a participação da turma se dá em todas as etapas do planejamento.

Seqüência didática
Nessa modalidade, a duração é limitada a algumas semanas de aula. O tema é mais específico que o de um projeto e é explorado em atividades seguidas, cada vez mais complexas. Um exemplo de Matemática é a resolução de uma série de problemas que explorem a adição e a subtração. E de literatura, uma seqüência de leitura sobre um só autor.

Atividade habitual
Diária, semanal ou quinzenal, é ideal para intensificar o contato com um conteúdo. Exemplo: a hora da leitura. Ao ler repetidas vezes um mesmo gênero, os alunos se aproximam dele. Mas não basta ler. É interessante pedir que todos expliquem a escolha da obra, conheçam dados sobre a vida e a produção do autor e comentem sobre episódios e personagens.

Atividade ocasional
É motivada por uma ocorrência inesperada — um fato relatado pela mídia ou uma informação obtida por você ou pelos alunos e levada para a sala de aula no calor dos acontecimentos. Não é preciso inventar uma relação entre esse conteúdo e o que você vinha trabalhando. Basta ser um pouco flexível no planejamento e incluí-lo.

Referência: Revista Nova Escola On-line . Índice da edição 194 - ago/2006


Clique aqui para Atividades - Seqüência didática

Clique aqui para Atividades - Projetos de ensino

Clique aqui para Atividades - outras sequências "CIPO"

Clique aqui para Atividades - Plano de aula EF -UOL EDUCAÇÃO

Clique aqui para Atividades - Plano de aula EM-UOL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga

Postar um comentário