domingo, 3 de agosto de 2014

CONTO

Objetivo: ELABORAR UM CONTO para publicação

Trabalho em Grupo
Enviar por email: integralsustentavel@gmail.com até dia 13/04
Assunto do email coloque a série
O texto deverá ser enviado em arquivo word - fonte arial 12 anexado ao email
apenas o conto
somente após ser devolvido para refacção iniciaremos as atividades para publicação e para a adaptação para um Curta.

Na estrutura do conto há:
um só drama,
um só conflito;
rejeita as digressões;
rejeita as extrapolações.
busca um só objetivo, um só efeito.


ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO
-Situação de equilíbrio
-Fator qualquer de desequilíbrio
-Solução
-Novo equilíbrio
A narrativa se inicia com um equilíbrio e este é quebrado, seja pela introdução de um elemento mágico, seja pelo falecimento ou afastamento de algum personagem. Essa quebra de equilíbrio gera o conflito, e a narrativa desenvolve-se na busca de uma solução. Uma vez resolvido o conflito, o equilíbrio que se restabelece não é mais o mesmo, embora possa ser parecido com o inicial. * podendo ocorrer no mesmo texto um ou mais trinômios desse tipo. Linguagem predominantemente de acordo com o padrão culto, formal ou informal, da língua.


ELEMENTOS DA NARRATIVA
1. Personagens: Número reduzido de personagens (caracterizá-las :altura, cor dos cabelos, dos olhos etc., e aspectos psicológicos de tipos humanos)
2. Enredo: apresentação, complicação, clímax e desfecho
3. Narrador (foco narrativo adotado: em 1ª ou 3ª pessoa. Se for em 3ª, ele pode saber tudo, se for em 1ª, depende da sua atuação dentro do enredo. ) -narrador-observador ou narrador-personagem
4.Tempo (atenção para o fato de que acontecimentos e ações têm, necessariamente, uma duração. )
5. Espaço (devem ter uma função determinada no texto, ou seja, devem manter com a trama uma relação significativa. )
6. Ambientação - socioeconômicos
7. Discurso
8. Aspectos psicológicos, morais, religiosos
9. Simbologia



Plano de trabalho
1. Ficha dos personagens
2. Ficha completa do personagem protagonista
3. Tema
4. situação problema em que ele está envolvido
5. solução do problema
6. Elaborar o roteiro


  

Não Tem Segredo


Os contos objetivam, de modo geral, provocar no leitor uma unidade de efeito, ou seja, conseguir, com o mínimo de meios, o máximo de efeitos. Isso faz que esse texto centre sua economia narrativa em um único foco de interesse, cortando tudo aquilo que não estiver diretamente relacionado a prender a atenção do leitor nesse foco.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 
Tipo de discurso: NARRAR

Análise da Infra-estrutura textual

1.Plano geral/global do texto, tipos de discurso, sequências; 

2.Mecanismos de textualização: 
-coesão nominal (diz respeito às relações entre os níveis de organização de um texto e é explicitada pelos organizadores textuais  (conjunções, advérbios, locuções adverbiais, etc.). Trata-se da conexão entre as macroideias do texto. Tem a função de introduzir novos elementos no texto e assegurar a sua retomada ou a sua substituição, formando as cadeias anafóricas, cujas unidades constitutivas podem ser, por exemplo, os pronomes (pessoais, relativos, possessivos, etc.). 

-coesão verbal (retomadas nominais e pronominais, ou anáforas e catáforas) e 
verbal (tempos e modos verbais);

A articulação temporal produz diferentes efeitos de sentido.
- O uso do pretérito cria um efeito maior de objetividade: os fatos já ocorreram e são examinados com o leitor a partir de certa distância.
- O uso do presente reforça a subjetividade, uma vez que envolve mais o narrador (e o próprio leitor) nas ações narradas.

3.Mecanismos de responsabilização enunciativa, que são constituídos das modalizações e das vozes presentes no texto. As vozes contribuem para o esclarecimento dos posicionamentos enunciativos enquanto que as modalizações, permitem “explicitar as posições do enunciador em relação ao seu interlocutor, a si mesmo, ao conteúdo temático veiculado e ao seu propósito comunicativo”.  Charaudeau e Maingueneau (2006: 334) 

Para a interpretação textual também é necessário atentar-se para os seguintes aspectos:
- temática;
- interlocutores;
- fonte (meio de publicação);
- finalidade;
- intencionalidade;
- ideologia;
- informatividade;
- situacionalidade;
- temporalidade;
- intertextualidade.
-  leitor potencial



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[]s.
Katty Rasga