quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PRODUÇÃO DE TEXTO - 01

OBJETIVO GERAL: NIVELAMENTO

OBJETIVO ESPECÍFICO:Desenvolver a habilidade de expor a tese, argumentar, refutar, trazer vozes, dados, exemplos para sustentar a  opinião, usar organizadores textuais próprios do gênero -  características do ARTIGO DE OPINIÃO 

Tema: Usos e abusos na Internet

Gênero: Artigo de Opinião

Questão Polêmica: (escolha individual)


Links dos textos explorados em sala de aula:

1.Redes sociais combinam com o trabalho? Veja o que pensam especialistas

3.Uso consciente da internet deve ser ensinado em aula 
4.Os usos e abusos da internet 

Intenção da leitura: Repertório para a produção de texto sobre o tema.

ANOTANDO

Durante a leitura:
-Destaque as palavras chaves;
-Análise da situação social de produção dos textos

a) O texto em análise pertence a que gênero?
b) Representa o discurso de qual esfera social?
c) Para quem ele foi produzido?
d) Por que ele foi produzido, ou seja, qual a sua função social?
e) Nesse caso, o texto atende à necessidade de interação estabelecida?
f) A sua organização e a sua linguagem estão adequadas à necessidade de interação?
g) Quem produziu o texto? Quando?
h) O texto foi produzido para circular em que veículo?
i) Você conhece esse site? Ele foi organizado para quem?
j) Nesse caso, o texto está adequado ao suporte físico e ao veículo de circulação?
k) O assunto abordado no texto é interessante? Justifique sua resposta?
l) Ao ler o texto, você consegue entender o assunto abordado totalmente? Se sim, explique por quê? Se não, aponte quais informações você não domina e necessita pesquisar.
m) Anote o nome das vozes sociais que orienta a construção da referência do texto, sua função social, assim como o modo de apreciação, o que disse de relevante.

Obs.: Em sala de aula, após a leitura compartilhada dos textos, analisamos a organização do texto em relação ao modo como as informações são apresentadas, à coerência estabelecida, às marcas linguísticas (dentre outras possibilidades).
Lembrando que aprender a gramática da língua significa refletir sobre sua forma de organização e uso em diferentes contextos de produção. Portanto a sua efetiva participação em sala de aula é que fará a diferença. A prática da análise linguística dos textos fará parte de nossas aulas e ela é determinante para a sua aprendizagem. 


PRODUÇÃO DE TEXTO
1.   Contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
2.   Explicitação do posicionamento assumido.
3.   Utilização de argumentos para sustentar a posição assumida.
4.   Consideração de posição contrária e antecipação de possíveis argumentos contrários à posição assumida.
5.   Utilização de argumentos que refutam a posição contrária.
6.   Retomada da posição assumida.
7.   Possibilidades de negociação.

8.   Conclusão (ênfase ou retomada da tese ou posicionamento defendido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga