quarta-feira, 6 de abril de 2016

REDAÇÕES DO ENEM - O QUE É AVALIADO


Dissertar é debater, discutir, questionar sobre os mais variados assuntos que a sociedade nos apresenta expressando nosso ponto de vista desenvolvido com clareza e concisão por meio de ideias que fundamentem essa posição, mas isso dever ser feito em terceira pessoaFrases curtas, linguagem direta, estrutura organizada em ideias lógicas; podemos dividi-las em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Quanto à interdiscursividade, esta é baseada na formação discursiva, que parte do princípio das relações de classes que sugerem algumas posições políticas e ideológicas de acordo com certas conjunturas sociais. Podemos reconhecer essas formações nos textos, pelo cruzamento de vários discursos ou a predominância de um único. 
Toda manifestação textual de discurso analisamos como episódio de cunho social e histórico, como ela está ligada à formação discursiva, possibilita o aparecimento de determinadas vozes que fazem parte do convívio do produtor do texto.
No caso do texto escolar, a probabilidade de encontrar a voz dos professores entremeada no discurso do aluno é muito grande devido ao fato deles serem os mediadores de seus conhecimentos. A voz da família é outro elemento que certamente permeia o texto, contribuindo de maneira positiva ou negativa na opinião do jovem, uma vez que essa é a primeira instituição formadora da qual ele faz parte. A voz do adolescente permeia o texto marcado por suas ideias e crenças juvenis, baseada na sua vivência em sociedade e nas opiniões que conseguiu formar até então. A voz ideológica será pautada nas considerações formadas pelo discente ao longo de suas reflexões sobre os ensinamentos do professor, as convicções familiares, a sociedade em que vive e sua real adaptação ou não a essas situações.

Algumas convenções para citação do discurso alheio:  "Convenções para citação do discurso alheio (discurso direto, indireto e indireto livre): dois-pontos, travessão, aspas, verbos dicendi, tempo verbal, expressões introdutória, paráfrase, contexto narrativo" (BRASIL, 2004, p. 81).

Enem= Voz social + Voz do texto proposta  + Voz do interlocutor

"O objetivo principal do Enem é ver se as pessoas conseguem refletir sobre suas realidades, e não se elas são grandes eruditos."

Filosofia e sociologia na redação do ENEM
Introduções 
VOZES DA REDAÇÃO NO ENEM


                    REDAÇÕES DO  ENEM
             TEXTOS
CORRIGIDOS (MILHÕES)
NOTA MIL
NOTA ZERO
2014
6,1
250
529.374
2015
5,6
104
53.032

Competência 1    -    200 PONTOS
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Competência 2    -    200 PONTOS
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Competência 3    -    200 PONTOS
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4    -    200 PONTOS
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5    -    200 PONTOS
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos


REDAÇÃO NOTA 1000 Uol - redações de 2015

REDAÇÃO NOTA 1000 Folha - redação de 2015 que cita a "Pepa Pig"

Referências
http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistaletrasfafibe/sumario/6/14042010181920.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga