GÊNEROS ARGUMENTATIVOS
Gênero Argumentativo
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Quem é o leitor?
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Marcas estruturais
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Observações
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Dissertação
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Leitor universal, qualquer um.
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Texto impessoal, sem marcas de interlocução, em linguagem objetiva e
padrão culto, com rígida divisão das partes do texto argumentativo.
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Pode haver ainda dissertação de tom pessoal. Contudo, essa é de
cobrança escassa em concursos.
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Artigo de opinião
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Um certo público leitor de dada publicação.
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O texto deve se adequar ao perfil do publico. Assim, suas marcas de
formalidade ou informalidade dependerão disso. No geral, sua estrutura é
menos rígida e costuma se admitir tom pessoal.
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O artigo de opinião, de modo geral, é dos gêneros argumentativos mais
livres e fluídos que há.
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Carta de solicitação ou de reclamação
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O destinatário da carta.
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Esse texto é dum remetente específico a um destinatário também
específico. Portanto, são obrigatórias tanto a primeira pessoa quanto marcas
de interlocução, além do cabeçalho com local e data, do vocativo e da
saudação introdutórias, bem como a despedida e assinatura.
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A distinção entre solicitação e reclamação não é, necessariamente,
rigorosa.
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Carta de leitor
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O editor da revista ou autor de dada matéria.
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Esse texto se assemelha ao modelo geral das cartas argumentativas, no
entanto, prescinde de cabeçalho com local e data.
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No geral, é um texto bastante objetivo e conciso.
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Editorial
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O público leitor de determinada publicação
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Expressa a opinião de certa publicação, falando, portanto em nome
coletivo. Sua linguagem tende a ser formal, embora acompanhe a expectativa do
público leitor.
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Crônica argumentativa
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O público leitor da publicação que conterá a crônica.
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Esse texto partilha da liberdade geral da crônica narrativa e tem em
comum com esse uma motivação do cotidiano.
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Em geral, essa modalidade de crônica pode se aproximar bastante do
artigo de opinião.
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Resenha crítica
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O público de certa publicação artística ou crítica.
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O texto consiste em um resumo comentado e opinativo sobre dada obra ou
trecho de obra.
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Pode ser pensada como uma versão bastante simplificada do ensaio.
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CLIQUE AQUI: ARTIGO DE OPINIÃO
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Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ ..
……. Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ .•*¨*•► bjks coloridas
…. .•* ..........• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ.•*¨*•►Katty Rasga
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Exercício
Redija um texto visando defender a ideia de que o ESPORTE é benéfico, utilizando as informações seguintes:
a) o ESPORTE melhora as notas na escola;
b) o ESPORTE exige tempo;
c) o ESPORTE dá saúde;
d) certos ESPORTE são perigosos;
e) o ESPORTE é uma forma de relaxação;
f) o ESPORTE não faz bem aos cardíacos;
h) alguns ESPORTE fazem mal às articulações;
i) as pessoas que fazem ESPORTE querem ser elegantes;
j) fazer ESPORTE sai caro.
20 - 25 linhas
INTRODUÇÃO - PREMISSA + OPINIÃO
ARGUMENTAÇÃO 1
ARGUMENTAÇÃO 2
ARGUMENTAÇÃO 3
CONCLUSÃO + PROPOSIÇÃO
Monte um boneco para o texto.
Construa a sua introdução pensando que seu leitor não sabe do que e trata e você é que vai informá-lo e apontar-lhe a sua opinião.
Traga para dentro do texto opiniões desfavoráveis para refutá-las.
Traga na conclusão uma proposição cidadã. (o que cabe ao governo, à sociedade, à família, ao indivíduo)
Avaliação de Aprendizagem de
Produção de Texto
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Critérios
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Descritores
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sim
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não
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Tema
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1. O texto se reporta de forma pertinente
ao que é questionado?
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Adequação ao
gênero
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Adequação
discursiva
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2A) A questão polêmica foi desenvolvida
adequadamente?
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2B) O texto deixa claro que o autor mobilizou informações pertinentes
e diversificadas para sua intervenção no debate?
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2C) Há articulação adequada entre as
informação. e sua contextualização no debate?
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Adequação
linguística
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2D) Está claro no texto o ponto de partida
(os dados) e a conclusão (ou tese)?
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2E) As justificativas e os argumentos
sustentam a conclusão com consistência?
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2F) Estratégias argumentativas como a
refutação e a utilização de diferentes vozes estão presentes no artigo?
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2G) O texto é coeso? Os elementos de
articulação estão adequadamente utilizados?
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Marcas de
autoria
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3A) O título é pertinente em relação ao
gênero e ao tema?
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3B) O autor usou recursos adequados para
prender a atenção do leitor?
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REGISTRO
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4) O texto atende às convenções da escrita
(morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?
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O
que é um artigo de opinião?
É um texto opinativo, de cunho argumentativo.
Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um
assunto de relevância é defendida, através de recursos argumentativos:
comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
&
CARACTERÍSTICAS
1.O AUTOR DOMINA O ASSUNTO
2.É ASSINADO
3.A LINGUAGEM É FORMAL
4.APRESENTA UMA CLARA INTENÇÃO
PERSUASIVA
TÓPICOS FRASAIS - SOBRE EDUCAÇÃO
De CONTRASTE:
“De um lado estão os professores: mal remunerados, sem estímulo e abandonados pelo poder público. Do outro, gastos exacerbados com computadores e inovação. Esse é o paradoxo da educação brasileira“.
“De um lado estão os professores: mal remunerados, sem estímulo e abandonados pelo poder público. Do outro, gastos exacerbados com computadores e inovação. Esse é o paradoxo da educação brasileira“.
De DIVISÃO:
“A educação é minuciosa, complexa e demora. Ela se divide em três etapas: educação básica, ensino médio e ensino superior. Apenas a qualidade constante nessas diferentes fases constroem um ser humano maduro, capaz de tomar decisões equilibradas e definir com sabedoria seu destino”.
“A educação é minuciosa, complexa e demora. Ela se divide em três etapas: educação básica, ensino médio e ensino superior. Apenas a qualidade constante nessas diferentes fases constroem um ser humano maduro, capaz de tomar decisões equilibradas e definir com sabedoria seu destino”.
De ALUSÃO HISTÓRICA:
“Depois da derrubada do muro de Berlim, teve fim o antagonismo leste-oeste. O mundo, então, parece ter aberto as portas para a globalização em definitivo, com uma economia em acelerada rota de competição“.
“Depois da derrubada do muro de Berlim, teve fim o antagonismo leste-oeste. O mundo, então, parece ter aberto as portas para a globalização em definitivo, com uma economia em acelerada rota de competição“.
De INTERROGAÇÃO:
“Aumentar a carga de impostos vai, de fato, melhorar a saúde no Brasil? O contribuinte desacreditou do sistema, pois tira cada vez mais dinheiro do bolso e não vê retorno nas áreas administradas pelo Estado. Por isso, o povo se sente lesado.
“Aumentar a carga de impostos vai, de fato, melhorar a saúde no Brasil? O contribuinte desacreditou do sistema, pois tira cada vez mais dinheiro do bolso e não vê retorno nas áreas administradas pelo Estado. Por isso, o povo se sente lesado.
Os períodos acima são sempre um resumo do assunto que vai ser desenvolvido ao decorrer dos parágrafos. Mas lembre-se de que, para a elaboração de tópicos frasais, é interessante planejar o texto antes fazendo um rol das ideias-chaves do assunto.
• “O que você quer dizer com isso?”
• “Que tal trocar essa palavra por essa outra?”
• “E se você inverter a ordem das palavras aqui, não fica melhor?”
• “Será que essa é mesmo a melhor maneira de dizer isso?”
• etc.
• “Que tal trocar essa palavra por essa outra?”
• “E se você inverter a ordem das palavras aqui, não fica melhor?”
• “Será que essa é mesmo a melhor maneira de dizer isso?”
• etc.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS
São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:
• exemplos;
• dados estatísticos;
• pesquisas;
• fatos comprováveis;
• citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
• alusões históricas;
• comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Jogo AQUI dos CONECTIVOS
1. Faça o download do jogo.
2. Turma dividida em grupos, ou duplas.
3. Cópias, uma para cada grupo ou duplas.
4. Uma cópia é o seu gabarito, entretanto aceite as construções que porventura acontecerem e forem coerentes.
5. Recorte as colunas e as linhas.
6. A proposta é que o grupo construa a oração percebendo o uso dos conectivos.
Alunos do 1º D, da EE Ilza Irma, São José dos Campos, SP. Oficina de Produção de Texto. Artigo de Opinião - CONECTIVOS - 2013
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Podemos, assim, dizer que as conjunções formam um subconjunto dos conetores e que são estes últimos que se constituem como organizadores textuais.
Organizadores discursivos
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Assim...
Deste modo... No que a (x) diz respeito... Daqui decorre que... Não há dúvida de que... Acresce que... Soma-se a esta situação... A somar-se a esta situação está... Consequentemente... Inversamente... Simplesmente... Justamente... Vemos então que... Devemos notar que... Fica claro que... Noto que... Devo notar que... É de sublinhar... Sublinho que... Não posso deixar de referir... Em boa verdade... Consideremos que... Para além disso... Ora... |
Em contrapartida...
De facto... Na realidade... Em oposição... Ao contrário... Da conjunção destes factores resulta que... Daqui decorre que... É certo que x mas também não é menos... verdade que…... Enquanto que... Em contrapartida... Em todo o caso... Em virtude de... Um outro facto/ tipo/ element/, causa... Como referi acima... Por outras palavras... Dito de outro modo... Tal equivale a dizer que... Se virmos bem... Afinal... É fundamental perceber... Enquanto isso... Daí que... A verdade é que... |
Lista de possíveis conectivos
Sugiro que seja confeccionado um cartaz com a tabela abaixo. Ela poderá ser apresentada na íntegra ou parcialmente, em doses homeopáticas.
A proposta é que o aluno seja convidado a inserir em sua refacção textual os conectivos abaixo. É preciso que, antes, haja uma reflexão a respeito.
SIGNIFICADO
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CONECTIVOS LINGUÍSTICOS
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Prioridade, relevância
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Em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo,
antes de qualquer coisa, primeiramente, acima de tudo, precipitadamente,
principalmente, sobretudo
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Tempo (frequência, duração,
ordem, sucessão, anterioridade, posterioridade
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Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após,
a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em
seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente,
constantemente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente,
nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, logo que,
sempre que, desde que, cada vez que, apenas
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Semelhança,
comparação, conformidade
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Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo,
similarmente, semelhantemente, por analogia, de maneira idêntica, de
conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de
vista, tanto quanto, assim como, bem como, como se
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Condição, hipótese
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Se, caso, eventualmente
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Adição, continuação
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Além disso, (a) demais, outrossim, ainda mais, ainda por
cima, por outro lado, (também as conjunções aditivas: e, nem, não, só, mas,
também)
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Dúvidas
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Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é
provável, não é certo, se é que
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Certeza, ênfase
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De certo, por certo, certamente, individualmente,
inquestionavelmente, surpreendentemente
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Surpresa, imprevisto
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Inesperadamente, inopinadamente, de repente, de súbito,
imprevistamente, surpreendente
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Ilustração,
esclarecimento
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Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou
por outra, a saber
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Propósito, intenção,
finalidade
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Com o fim de, a fim de, com o propósito de
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Lugar, proximidade,
distância
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Perto de, próximo a
/ de, junto com, dentro, fora, mais
adiante, além, acolá, lá, aí
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Resumo, recapitulação,
conclusão
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Em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo,
portanto, assim, dessa forma, dessa maneira
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Causa, consequência
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Por consequência, por conseguinte, como resultado, por
isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito, porque, pois,
portanto, pois que, já que, uma vez que, visto que, como (=porque), portanto,
logo
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Contraste, oposição,
restrição
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Pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos,
mas, contudo, todavia, entretanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que,
posto que, por mais que, por menos que
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Organizadores textuais temporais
Advérbios "Ontem", "hoje", "amanhã", "já", "agora", "logo", "cedo", "tarde", "outrora", "breve", "nunca", "sempre", "jamais".
- Locuções adverbiais Duas ou mais palavras com valor de advérbio, como "às vezes", "em breve", "à noite", "à tarde", "de manhã", "de quando em quando".
- Conjunções Aquelas que dão a ideia de progressão na história que está sendo contada, como "enquanto isso", "depois disso", "logo que", "assim que".
- Preposições "Durante", "após" etc.
Organizadores textuais espaciais
abaixo de, acerca, a céu aberto, adonde, afora, à frente, aquém, atrás, avante, adiante, cá, aqui, além, abaixo acolá, adiante, acima, embaixo, antes, depois, arrabalde, arredor, algures, em algum lugar, em alguma parte, alhures, em outro lugar, adjacência, boqueirão, biboca, cercania, imediação, vizinhança, além-mar, cafundó, cafundó-do-judas, circunscrição, confim, fronteira, raia, dianteiro, traseira, distante, habitat, limbo, local, localidade, logradouro, lonjura, lugarejo, ponto, povoado, quebrada, redondeza, rua, ruela, rumo, saída, entrada, setor, sítio etc.
ATIVIDADE:
Tema |
Questão
polêmica |
Argumento
Pró |
Argumento
Contra |
O
Brasil deve permitir a livre produção de alimentos transgênicos? |
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A
clonagem humana deve ser permitida? |
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A
existência de cotas nas universidades para alunos provenientes de escola
pública é justa? |
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O
aborto deve ser legalizado? |
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A
falta de informação é a grande responsável pela alta incidência de gravidez
na adolescência? |
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O processo da construção da tipologia argumentativa no artigo de opinião escolar. 2010, Limoeiro do Norte, Ceará. Brasil.
____________________________________________
TEMA: ABORTO
Legalização do aborto
BLOG DO TIBA
Para consultar JusBrasil
Coesão e coerência
O texto se organiza em torno de
um elemento de referência. A partir dele, todo o restante se posiciona. Uma
ideia deve levar à outra, sem sobressaltos. Um parágrafo deve ter relação com o
anterior. A coesão é a responsável pela unidade
formal do texto, construída por
mecanismos gramaticais e lexicais. A coerência deriva
da lógica interna do texto, sendo responsável por seu sentido.
É
importante que entenda que a coerência é fundamental para um ato de
comunicação ser bem sucedido, e os recursos de coesão representam uma das
formas de garantir a coerência.
Alguns recursos da coesão
- a repetição;
- a substituição;
- a seleção lexical;
- a conexão sintático-semântica.
Algumas regras da coerência
- repetição: modos de estabelecer
ligação com partes anteriores do texto;
- progressão semântica: não repetir
circularmente o mesmo conteúdo;
- não-contradição: não introduzir
elementos semânticos que contradigam um conteúdo posto ou pressuposto
anteriormente;
- relação: os fatos estejam
relacionados entre si no mundo representado.
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz.
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...
(Autor anônimo)
(ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência.
São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 15)
contexto
de produção [“Certas palavras não podem ser ditas/ em qualquer lugar e hora
qualquer”]
parceiros da troca comunicativa [“Estritamente reservadas para
companheiros de confiança”].
ACERVO
Ótimo conteúdo para o desenvolvimento de algumas atividades didáticas com o gênero argumentativo. Parabéns!
ResponderExcluirKatty
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho, seu blog é muito significativo,encontrei aqui uma fonte de pesquisa para fomentar o meu trabalho.
Parabéns
goto muito do seu blog parabéns
ResponderExcluirGostei muito do trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Katty!
ResponderExcluirOrientações perfeitas.
Seu blog é uma ótima fonte de pesquisa.
Abraço!
mto bom . continue
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirParabéns pelo o seu blog! Muito bom!
ResponderExcluirOlá Katty! Ainda bem que seu blog existe! Graditão! <3 Estou montando uma sequência didática sobre o ambiente antártico e o produto final é a elaboração de um artigo de opinião. Lembrei dos seus ensinamentos e dicas para trabalhar com gêneros textuais. Obrigada, aprendo muito com você! <3
ResponderExcluirMto,bom
ResponderExcluirmuito bom, bom mesmo...
ResponderExcluir