segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Proposta Curricular de Língua Portuguesa da SEE






Ensino Médio (em breve)
Os esforços feitos até o momento foram insuficientes para garantir a aprendizagem dos alunos nos níveis desejados, como demonstram os resultados do SAEB (hoje PROVA BRASIL - SAIBA MAIS aqui, no post "SAEB e da PROVA BRASIL ", logo abaixo), do ENEM e avaliações internacionais. É preciso reconhecer ainda que propostas curriculares bem formuladas, diretrizes, ou mesmo os PCNs, demandam um gigantesco esforço complementar centrado na escola e na figura do professor.
Entretanto, ao propor, coordenar e avaliar o desenvolvimento curricular, a Secretaria de Educação do Estado para dar continuidade aos esforços anteriores e completar o percurso final entre as diretrizes, parâmetros e propostas didáticas, explicitadas nas diversas práticas realizadas nas salas de aula e nas escolas troxe uma proposta que irá merecer nosso estudo, reflexão e avaliação.
Nossos olhares cuidadosos a respeito das orientações que permeiam os trabalhos, em sala de aula, com a disciplina de Língua Portuguesa e da Proposta Curricular apresentada pela SEE: Desde 1998, os PCNs apontam para um trabalho com gêneros do discurso (embora traga a Teoria textual, que pode e deve ser trabalhada dentro dos gêneros); temos tido orientações e cursos seguindo a linha Bakhtiniana, contudo ao ler a Proposta Curricular (Preliminar )de Língua Portuguesa muito me entristeceu saber que voltamos a trabalhar com Tipologia Textual (fragmentar o discurso?). Pude perceber, como exemplo que : pedem "situações de comunicação" num trabalho vinculado a "Textos Narrativos", não seria melhor enfatizar a situação de comunicação elencando gêneros contextualizados? A ênfase da proposta está na Teoria da Tipologia Textual, e em conteúdos gramaticais, sendo que deveríamos destacar o trabalho com os gêneros para o domínio da língua como instrumento de comunicação e interação. Outra dúvida é em relação à "Gramática Normativa" como objeto de estudo. Estes conteúdos deveriam aparecer, em sala de aula, para melhorar a instrumentalização da língua , e como facilitadores do gênero (objeto de estudo) em uso social, não concordam?
Penso que a Proposta apresenta um texto complicador na medida que traz, assim como os PCNs,no início, as duas teorias abordadas aleatóriamente.
Acreditava que, agora, o nosso Norte seria efetivar o trabalho com a leitura de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (1995) sobre a teoria do discurso de MIKHAIL BAKHTIN, assim com a leitura de Kátia Lomba Bräkling e Roxane Helena Rodrigues Rojo . Todos foram as referências dos cursos que a própria Secretaria tem nos proporcionado........o que será que os professores acharão disso tudo?!!!!!
Katty

SARESP 2007

SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
REDE DO SABER
ACESSE A VIDEOTECA
A décima edição da prova do Saresp será aplicada
Data da prova: 28 e 29 de novembro

No fim de novembro alunos de 1ª, 2ª, 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de todo o Estado passarão por avaliação de aprendizado.
Realizado desde 1996, o Saresp é considerado essencial para a Secretaria avaliar o rendimento escolar dos alunos no Estado, podendo, assim, acertar caminhos e projetar alterações, se necessárias.
O SARESP contar em 2007 com a participação de cerca de quatro milhões de estudantes das redes estadual, urbana e rural. As redes municipal e particular também poderão participar desde que pelo sistema de adesão.
A Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração do exame, prepara a convergência entre a prova e as avaliações federais (Prova Brasil e avaliação do Saeb).
Outra novidade do Saresp 2007 é que uma pessoa sem ligação à turma avaliada será responsável por aplicar a prova - poderá ser um professor da rede estadual, mas não da mesma escola. Isso se torna necessário porque a secretaria passará a utilizar o Saresp para avaliar o rendimento de escolas e dos profissionais que lá trabalham.
A divulgação dos resultados do Saresp 2007 acontecerá no início de 2008, CONTUDO para que as escolas utilizem os dados na semana de planejamento pedagógico, o ideal é que ela mesma feche os resultados lodo após as provas e faça os devidos registros e reflexões.

LEGISLAÇÃO Resolução SE - 68, de 18-10-2007

Convocação para CENP/ São Paulo.
Dia: 30 de out, das 8h às 17h
Público alvo: Supervisora Adriane, eu, Mª Cristina e Inês.
Objetivo: Orientação para a avaliação SARESP

SEE – agosto 2007: "Nos últimos anos a Educação Básica em São Paulo apresentou dados que apontam para uma melhora significativa, ano a ano, nos indicadores de escolarização, de distorção idade série, de evasão e de analfabetismo, entretanto as taxas de reprovação em todas as séries apresentam uma tendência crescente a partir de 2000.

Nas avaliações nacionais, de acordo com os resultados do SAEB 2005, a média da rede estadual de SP em língua portuguesa na quarta série foi 178, quando o nível básico esperado é 200. Na oitava série, a média do estado foi 229 e os alunos deveriam atingir em média 250, nível que representa o domínio das habilidades básicas de leitura e escrita ao final do ensino fundamental. Em matemática, todas as séries avaliadas apresentam desempenho insuficiente. No ensino médio, o desempenho do estado declinou nas últimas edições do SAEB tanto em língua portuguesa como em matemática e está abaixo da média da região Sudeste.

É urgente melhorar a qualidade do ensino público, responsável por quase 90% do total
de estudantes da educação básica e garantir a todas as crianças e jovens de São Paulo um futuro digno."
Saiba mais

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

SÍSIFO

Uma aula ruim, é ruim com ou sem tecnologia, e uma aula boa será sempre boa independentemente da tecnologia utilizada. Isto significa dizer que: a qualidade está no conteúdo que deve ser bem planejado e disponibilizado de modo que seja possível a aquisição de conhecimento pelo aluno.
"A produção de conhecimento assume formas diversas, nas quais se inclui o saber científico. Num trabalho permanente e inacabado que implica colocar em causa os resultados e recomeçar, sempre. Este distingue-se pelo seu carácter sistemático, pela utilização consciente e explicitada de um método, objeto permanente de uma meta análise, individual e coletiva. O trabalho científico consiste numa busca permanente do ideal, através de um conhecimento sempre provisório e conjetural, empiricamente refutável.
O reconhecimento da necessidade deste permanente recomeço é ilustrado historicamente quer pela redescoberta de teorias negligenciadas no seu tempo e recuperadas mais tarde (caso da teoria heliocêntrica de Aristarco), quer pela redescoberta de visionários que anteciparam os nossos problemas de hoje (Ivan Illich é um desses exemplos). É a partir destas características do trabalho científico que é possível comparar a aventura humana do conhecimento à condenação pelos deuses a que foi sujeito Sísifo de, incessantemente recomeçar a mesma tarefa."

bjks
Katty

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

CADASTRO DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO "MEMÓRIAS"



Curso de Seqüência Didática para o trabalho em sala de aula com o gênero “Memórias”

Objetivo: Contribuir na formação continuada de professores para o ensino da escrita

CURSO:


  • Dois encontros presenciais (CONVOCAÇÃO).
    1º: No início do curso: para capacitação no ambiente on-line e discussão teórica.
    2º: No final do curso: Oficina do gênero “Memórias” e certificação.

  • Seis semanas de curso em ambiente on-line http://escrevendo.cenpec.org.br

  • Certificação: os certificados sejam emitidos para os cursistas que cumpriram satisfatoriamente o curso, ou seja, realizaram as seis tarefas propostas.

  • nº DE VAGAS: 18 vagas para professores do EF (Ciclo I e Ciclo II)

FICHA DE INSCRIÇÃO DOWNLOAD AQUI

Caro professor enviar esta ficha preenchida para o email:
deconvoca@gmail.com
Assunto: "INSCRIÇÃO CURSO MEMÓRIAS"

somente após postar, no "COMENTÁRIO" deste post, o seu nome e escola, enumerando-o de acordo com a lista de professores já inscritos.

O LIMITE DE INSCRIÇÕES é para 30 professores por turma. Já tenho 40 fechados, portanto, em 2008, teremos duas turmas. As inscrições continuam abertas.

Sim apenas em 2008, infelizmente. Para o momento estamos direcionando as nossas ações para a Prova Brasil, o SARESP e a nossa mudança para o prédio do centro, na Rua Porto Príncipe, 100, Vila Rubi.

Observações:

  • Os 13 professores que terminaram o curso "ARTIGO DE OPINIÃO" já estão inscritos no de "MEMÓRIAS".
  • Os professores que obtiverem aproveitamento SATISFATÓRIO no curso estarão inscritos no curso de "POESIA" (que ficará para 2008, depois das férias, é lógico!!!!)
  • Os cursistas que não conseguiram obter satisfatório no curso de "Artigo de Opinião" poderão refazê-lo em breve.

Entre em contato comigo em caso de dúvidas.
bjks animadas,

Katty

sábado, 20 de outubro de 2007


Não sei muito, não tenho muitas certezas, mas quero o sabor possível......

Após os cinquenta anos, passo a experiência de desaprender, de deixar germinar a mudança : "Sapientia: nenhum poder, um pouco de saber, um pouco de sabedoria e o máximo de sabor possível." (Barthes)

SAEB e PROVA BRASIL

ACESSE AQUI PROVA BRASIL e SAEB
"OLHARES NO DESEMPENHO"

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

NOTÍCIAS DO CURSO - Relatório Quantitativo

GÊNERO: ARTIGO DE OPINIÃO
TURMA:0019
MEDIADORA: KATTY RASGA
TOTAL DE PARTICIPANTES:31
TOTAL DE PARTICIPANTES COM TAREFAS COMPLETAS:13
TOTAL DE PARTICIPANTES COM TAREFAS INCOMPLETAS:12
TOTAL DE PARTICIPANTES QUE ABANDONARAM O CURSO:6
NOME COMPLETOTAREFAS SEMANAISAVALIAÇÃO FINAL
Alexssandra Azevedo Andrill Pinto S S S S S S
Aline Belloto TamuraSSSSSSS
Ana Maria Pinheiro Dias Pais AlmeidaID
Cláudia maria Teixeira MarianoSSSSSSS
Daniela Márcia Sautin AlencarSSSSSSS
Flavia Pinto de AraújoSIII
Inês Rezende Gonçalves de CarvalhoD
Isolina Ferreira da SilvaSSSSI
Kátia Regina Goulart dos SantosD
Keila Gonçalves LacerdaSSSSI
Lidiane dos SantosSSSSSSS
Luciana Aparecida Portela de LimaSSSSSSS
Luciana Olivas Mariano FrançaSSSSSSS
Luciene Mollo MadureiraSSIIIII
Lucimara Aparecida FerreiraID
Luzia Inácio Barquilha AmirandaISI
Márcia de Souza Medeiros BenfattiSSSSSSS
Maria Aparecida Dias de SousaSISII
Maria Cecília Pugliesi BorgesSSSSSSS
Maria Celeste Pinto dos Santos NunesISII
Maria Cristina Cunha Riondet CostaSSSSSSS
Maria José Bandeira OliveiraD
Maria Teresa dos Santos Camargo ToledoSSSSSS
Mariza Antunes de FariaSSSSSSS
Michelle Frigi VantineSSISIII
Mirian Lage Fernandes MirandaSSSSSIS
Monica Fabri Machado PintoSSSI
Rosely de FariaSSSII
Sandra Memari TravaSSSSSSS
Shirlei Cardoso AntunesSSI
Silvia Helena da Silva Rego BettoniSD

NOTÍCIAS DO CURSO - COMENTÁRIOS FINAIS

Os desafios em EaD

Infelizmente , não conseguimos fechar com 100% de aproveitamento da turma: 06 do grupo me abandonaram logo no início, 11 não conseguiram finalizar as atividades. Contudo percebo que, para a grande maioria destas 11, o enfrentamento foi com a máquina e não com a metodologia e o conteúdo.

Cursos on-line, ao contrário do que o diz o senso comum, são sempre "puxados": Bastante material para ser lido, horários acertadinhos e trabalho de produção de texto após as reflexões e seguindo a comanda. Muitos cursistas, habituados a os cursos tradicionais, nos quais foram tratados como meros receptores, depósitos de informação, imaginam que esse modelo de educação instrucional irá se repetir a distância, e são surpreendidos pela necessidade do diálogo, de interação. Sentiram grande dificuldade, tanto na entrega das atividades, como na refacção das mesmas, após as minhas intervenções. A grande maioria não conseguiu fazer intervenções nos posts dos colegas , se limitando a elogios e pequenas observações.


Um novo sistema lingüístico
A comunicação a distância apresenta características da linguagem escrita e da linguagem falada, sugerindo então a ocorrência de uma linguagem híbrida nesse meio. Um novo sistema linguístico, com características próprias, um sistema linguístico genuíno: "o internetes".


EaD
EaD (Educação a Distância), segundo Eduardo Chavesa, educação, como a aprendizagem, de que ela depende, é um processo que ocorre dentro do indivíduo, e, que, portanto, só pode ser gerado pela própria pessoa. Para Silvia Dotta , mesmo que admitamos que a educação possa ser decorrente do ensino, a aprendizagem continua sendo algo que se passa dentro da pessoa. O que ocorre em EaD é o ensino, não a educação ou a aprendizagem: estas ocorrem sempre dentro do indivíduo.

Às ARTICULISTAS, os meus parabéns!!!!
Então, espero que este curso, para as 14 que fecharam o Módulo, tenha acrescentado na formação. Minha postura, enquanto mediadora-educadora, esteve dirigida para o trabalho em parceria com vocês, cursistas, orientando-os para o diálogo autônomo e a aprendizagem por pesquisa, formulando problemas, provocando interrogações.

O trabalho de produção de textos, em sala de aula, numa proposta através de gêneros do discurso, apresentado ao aluno seguindo a metodologia da Sequência Didática, proporciona uma Avaliação Formativa, deixando claro os pontos onde o professor deve fazer intervenção e de que modo poderá abordar.

Agenda:
O Módulo de "Memórias" irá começar em Novembro.
As 13 serão convocadas para uma Oficina de "Artigo de Opinião".



bjks articuladas.

Katty

terça-feira, 16 de outubro de 2007

30 Dicas para escrever bem

* Material recebido por e-mail sem comprovação de autoria/procedência.

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??...então valeu!
9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo! ..nada de mandar esse trem...vixi..entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

15.out.2007 - Parabéns Professor!!!!!!


Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".


E este aqui é para o Professor , ou para quem não é Professor, mas é Mestre !

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Desafio.

Testando seus conhecimentos de Língua Portuguesa.
Trata-se de um teste realizado em um curso na American Airlines.

Na frase abaixo deverá ser colocado 1 ponto e 2 vírgulas para que a frase tenha sentido.
PENSE antes de ver a resposta que está no final deste post página. Afinal, assim não seria um teste.
MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE A TOALHA.

OBS.: pense, não olhe a resposta antes de tentar acertar a resposta.

RESPOSTA AQUI
BJKS
Katty

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Madre Tereza de Calcutá


Desejo-lhe um minuto de boa leitura.

O dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? O medo
O erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? O egoísmo
A distração mais bela? O trabalho
A pior derrota? O desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
O que mais faz feliz? Ser útil aos demais
O mistério maior? A morte
O pior defeito? O mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
O sentimento pior? O rancor
O presente mais belo? O perdão
O mais imprescindível? O lar
A estrada mais rápida? O caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
O resguardo mais eficaz? O sorriso
O melhor remédio? O otimismo
A maior satisfação? O dever cumprido
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela de todas? O AMOR

bjks carinhosas
Katty

NOTÍCIAS DO CURSO - PARTICIPAÇÃO

Olá minha querida,

Vamos entrar na última semana deste primeiro módulo e tenho algumas observações:

Primeiro é trazê-las para este espaço para que possam se apropriar cada vez mais dele e assim construirmos uma comunidade de aprendizagem.

Neste espaço você tem inúmeros textos pertinentes ao nosso trabalho: sobre sequência didática (SD), mapas textuais, gênero do discurso, gênero "artigo de opinião"....gostaria que você, após ter lido sobre o texto postasse suas reflexões em "COMENTÁRIOS", lembrando que você também poderá ler o comentário do colega e interagir com ele.

Quanto ao nosso espaço no portal do ESCREVENDO, http://escrevendo.cenpec.org.br/cursos :
no lado esquerdo do portal, tem um link para o RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO. Clique nele para ter acesso ao seu relatório de desempenho no curso. Lá você poderá ter a informação do que você deixou de pontuar como página já lida. Tendo assim a oportunidade de regularizar a sua situação. Caso você já tenha respondido a tarefa e a ela não tenha sido atribuído o conceito "Satisfatório" é porque ela deverá ser REFEITA.


EXEMPLO DO RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO:

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Seu plano de leitura no Módulo 5: Início: página já lida
Motivação: página já lida
Leitura : página já lida
Reflexão página 1 : página já lida
Sua tarefa do Módulo 5: tarefa cumprida
Questionário de Avaliação: Você já respondeu ao questionário de avaliação! Clique aqui para ver suas respostas.
Avaliação da Moderadora: Satisfatório

Relatórios anteriores
Relatório Semana 1
Relatório Semana 2
Relatório Semana 3
Relatório Semana 4
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Meninas: Flávia, Maria Tereza, Keila, Maria Aparecida, Rosely.....Confirir, e arrumar a casa..............., o QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO tb deve ser preenchido.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

TURBINANDO 7 - MAPAS TEXTUAIS

À organização do texto em tópicos e subtópicos,Angela Kleiman (1993, p. 59) designa a essa estrutura de mapa textual, uma metáfora bastante rica, especialmente no caso de textos curtos, em que é possível desenhar essa estrutura e, assim, visualizá-la.

Pegando o gancho da metáfora mapa, é importante assinalar que, assim como um determinado espaço admite diferentes mapas, segundo o interesse do cartógrafo (por exemplo, político, bacias hidrográficas, densidade demográfica, alfabetização etc.), os textos também permitem diferentes mapas textuais, segundo os interesses do leitor.

Como diz Kleiman (1989, p. 95),"Uma vez que a macroestrutura de um texto resulta de um processo inferencial do leitor, pode haver diferentes macroestruturas de um texto, mas haverá também um alto grau de concordância,também devido à marcação dos níveis mais altos, tais como títulos, subtítulos."

O conceito mapa textual é bastante útil quando nos defrontamos com textos de estrutura irregular, especialmente quando a organização temática não é rígida (como um poema), parece fugidia ou não se deixa perceber com nitidez.

KLEIMAN e MORAES, 1999 propuseram um modelo para leitura de textos em aulas de Língua Portuguesa e áreas afins.
Este modelo é composto basicamente por quatro momentos, a saber:

1) Contextualização do texto: neste momento é feita uma leitura prévia das partes principais do texto (título geral, subtítulos, figura e boxes). Posteriormente professor e alunos fazem conjuntamente um levantamento de possíveis problemas ou questões que o texto pode tratar.

2)Ativação do conhecimento: neste momento serão trabalhadas questões que possibilitem responder aos problemas levantados no momento anterior;

3) Construção conjunta de um mapa textual: neste momento é elaborado conjuntamente por professor e alunos um mapa textual a partir das idéias prévias dos alunos, tendo no centro a questão problema e as demais no seu entorno;

4) Leitura do texto proposto e verificação das hipóteses de leitura: neste momento ocorre a leitura do texto pelos alunos e elaboração de um novo mapa textual tendo como base as informações contidas no texto. Ocorre também comparação dos mapas textuais elaborados antes e após a leitura do texto para verificação de quais hipóteses levantadas inicialmente foram contempladas no texto lido.

Por fim, ocorre o desenvolvimento das hipóteses não contempladas no texto cabendo aqui o uso de estratégias diferenciadas que dêem conta disso, como por exemplo: pesquisa a novos materiais, atividadespráticas, elaboração de sínteses pelos alunos, seminários palestras entre outros.


DIFICULTADORES

Professor: Na construção do mapa textual, a dinâmica para as idéias prévias ou concepções dos alunos é um dos momentos de maior dificuldade para o professor durante a implementação da estratégia didática. A dificuldade se dá no sentido de que o professor precisa organizar as idéias dos alunos em categorias para que possam ser retomadas posteriormente no sentido de serem confirmadas ou refutadas após a leitura do texto, e este exercício exige do professor habilidade e conhecimento para sistematizar e categorizar os dados levantados.

Aluno: Esta dificuldade também é perceptível nos alunos, especialmente após a leitura do texto e a nova construção do mapa textual, visto que normalmente os alunos não estão habituados a este tipo de atividade. Percebe-se que o desenvolvimento deste tipo de atividade provoca uma certa desacomodação, instigando-os a pensar e falar sobre o assunto. No entanto, as dificuldades na exposição de suas concepções prévias durante o primeiro e segundo momento (contextualização e ativação do conhecimento), sinaliza para que cada vez mais seja trabalhado com eles este tipo de atividade.

E você professor (a) já usou este recurso em suas próprias estratégias de leituras????



COMENTÁRIOS DE USUÁRIOS

LIDINAE disse...
Já experimentei o trabalho com mapas textuais e é realmente muito bom. O aluno acaba ativando melhor seu conhecimento prévio perante o texto e se envolvendo mais.
Lidiane

10 de Outubro de 2007 22:05


Mariza Peró disse...
Como se diz o texto há sempre uma certa acomodação quanto a metodologia aplicada no trabalho com leitura e escrita, não só por parte dos alunos como também quanto trata-se de novas estratégias aplicadas pelo professor, pois ao instigar seus alunos a novos conhecimentos é preciso muito estudo e dedicação.

E no trabalho com mapas textuais não é diferente, é uma nova estratégia que depõe muita investigação e intervenção por parte do professor, mas um recurso valioso de reflexão e aquisição de novos conhecimentos. Então para que não utilizá-la.

Confesso que utilizei muito pouco essa estratégia em minhas próprias leituras, tão pouco o fiz com meus alunos, mas estou disposta a mudar, principalmente depois de ler o modelo para leitura de textos de KLEIMAN e MORAES exposto neste blog.

Mariza Peró

15 de Outubro de 2007 18:45