A ESCOLA DO SÉCULO XXI

... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸
PIAF - Plano Individual de Aprimoramento e Formação
2º semestre
ELETIVAS
TUTORIA 2014
... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸
04 FEV
REUNIÃO DE PAIS - 15 FEV
Pra Gostar de Ler - Contos e Crônicas
EEMI PROFª ILZA IRMA MOELLER COPPIO
CEP 12212-659
Telefone:(12) 3921-7820
Katty Rasga - Profª de Língua Portuguesa e Orientação de Estudos
2014
2014
![]() |
Equipe da EEEMI Profª Ilza Irma Moeller Cóppio 2014 |
- PASTA EEEMI PROFª ILZA IRMA (aprendendo a fazer)
“Não vivemos uma era de mudanças. Vivemos uma mudança de era!” (Chris Andersen)
Contudo, toda mudança de paradigma significa uma revolução. E é imprescindível a aceitação; é necessário mudar nossa maneira de ver e estar no mundo; é urgente repensarmos nossa postura como Educadores. Este modelo de escola nos permite repensarmos a escola, todavia sinto que ainda não desenvolvemos as competências necessárias para incorporar, constitutivamente ao currículo e às práticas letradas, as tecnologias da cultura de massas e das mídias, num fazer diferente.
E nesse modelo de escola precisei me descobrir um novo profissional da educação. Aceitei o desafio. Esta nova professora, tem como andaimeria do seu ser profissional o modelo pedagógico da EDUCAÇÃO INTERDIMENCIONAL (conceitual, procedimental, atitudinal, factual) , os quatro pilares da educação (aprender (a ser, a fazer, conhecer, a aprender)); da PEDAGOGIA DA PRESENÇA (antenada, ligada nas atitudes, reações, comportamentos dos alunos - fazendo as intervenções necessárias); do PROTAGONISMO PESSOAL (fazer parte da solução, e procurar desenvolver as habilidades necessárias para tanto) ; de propiciar o PROTAGONISMO JUVENIL ( em todas as suas etapas de amadurecimento). Esta nova professora vem seguindo as premissas do PROTAGONISMO JUVENIL; de estar comprometida com a minha FORMAÇÃO CONTINUADA, construindo o conhecimento; da PEDAGOGIA DA PRESENÇA; da EXCELÊNCIA EM GESTÃO; da CORESPONSABILIDADE (sendo responsável pela minha parte na engrenagem e zelando para que esta não emperre nunca); da REPLICABILIDADE. Esta nova professora vem fazendo uso das metodologias pedagógicas: TUTORIA (pedagógica, ...ou não - mas um espaço de escuta, no sentido de acompanhamento e de instrumentalização) , PROTAGONISMO JUVENIL, ELETIVAS e ESTUDO ORIENTADO - na luta pela construção da disciplina intelectual para o estudo. Assim como, de ser conhecedora do PROJETO DE VIDA dos estudantes para fazer as intervenções necessárias. Somente assim, poderei ser a nova professora, MEDIADORA do aprendizado, de si própria e dos estudantes.
Contudo, toda mudança de paradigma significa uma revolução. E é imprescindível a aceitação; é necessário mudar nossa maneira de ver e estar no mundo; é urgente repensarmos nossa postura como Educadores. Este modelo de escola nos permite repensarmos a escola, todavia sinto que ainda não desenvolvemos as competências necessárias para incorporar, constitutivamente ao currículo e às práticas letradas, as tecnologias da cultura de massas e das mídias, num fazer diferente.
E nesse modelo de escola precisei me descobrir um novo profissional da educação. Aceitei o desafio. Esta nova professora, tem como andaimeria do seu ser profissional o modelo pedagógico da EDUCAÇÃO INTERDIMENCIONAL (conceitual, procedimental, atitudinal, factual) , os quatro pilares da educação (aprender (a ser, a fazer, conhecer, a aprender)); da PEDAGOGIA DA PRESENÇA (antenada, ligada nas atitudes, reações, comportamentos dos alunos - fazendo as intervenções necessárias); do PROTAGONISMO PESSOAL (fazer parte da solução, e procurar desenvolver as habilidades necessárias para tanto) ; de propiciar o PROTAGONISMO JUVENIL ( em todas as suas etapas de amadurecimento). Esta nova professora vem seguindo as premissas do PROTAGONISMO JUVENIL; de estar comprometida com a minha FORMAÇÃO CONTINUADA, construindo o conhecimento; da PEDAGOGIA DA PRESENÇA; da EXCELÊNCIA EM GESTÃO; da CORESPONSABILIDADE (sendo responsável pela minha parte na engrenagem e zelando para que esta não emperre nunca); da REPLICABILIDADE. Esta nova professora vem fazendo uso das metodologias pedagógicas: TUTORIA (pedagógica, ...ou não - mas um espaço de escuta, no sentido de acompanhamento e de instrumentalização) , PROTAGONISMO JUVENIL, ELETIVAS e ESTUDO ORIENTADO - na luta pela construção da disciplina intelectual para o estudo. Assim como, de ser conhecedora do PROJETO DE VIDA dos estudantes para fazer as intervenções necessárias. Somente assim, poderei ser a nova professora, MEDIADORA do aprendizado, de si própria e dos estudantes.
Mas creia: esta metamorfose dói, aprender dói. Dói aprender a fazer Guias e mais Guias, Planos e mais Planos, Programas e mais Programas, Registros e mais e mais e mais Registros..... Dói!
Conforme Madalena Freire“...aprender não é espontâneo nem natural. Em certo sentido, aprender dói, pois se dá no trabalho com a ignorância. É um confronto com a falta, com o limite, com o desejo. Muita gente imagina, nos desvios do construtivismo, que aprender tem de ser gostoso, prazeroso, lúdico... Não é nada disso: dói. Não é a dor eterna, mas a dor do início da construção da disciplina intelectual. O prazer só vem depois, como um parto.” É o choque do novo...... dá insegurança, mas ela se transforma num dos ingredientes para o processo. Sou a educadora que sei mais, mas não sei tudo, como diria M.Freire. E como diria Paulo Freire, " Não há possibilidade de existir sem a consciência do risco." Portanto assumo, juntamente a meus colegas novos-professores, educadores, o risco da reinvenção. Estamos reinventando a escola. E que ela se fortaleça e dê espaços a outras reinvenções, que comece a querer ser reinventada, assim como é o fluxo da vida; nunca o mesmo do mesmo jeito. Reinventamos a escola, agora "bora" reinventamo-nos.
Sobre PROTAGONISMO
O lugar de protagonista principal da educação, supostamente, era do professor. Acreditamos isto durante muito tempo. Muitos autores, publicações , editoras, reforçavam esta ideia.
Hoje sei que ensinar deve ter como meta propiciar mais e melhores condições de aprendizagem. No ato de ensina deve existir intencionalidade pedagógica, comprometida com o aprendizado do estudante, assim como um processo investigativo sobre sua aprendizagem. Como diria Freire e Prado (1995), “propiciar situações de aprendizagem em que o aluno vivencie ações reflexivas, onde ele aprenda fazendo, construindo algo que lhe seja significativo, de modo que possa envolver-se afetiva e cognitivamente com aquilo que está sendo produzido.”
Contudo, o verdadeiro protagonista é o estudante. Assim, o foco das práticas educativas deve estar na aprendizagem. Isso supõem um perfil de professor que, além de ajudar, favorecer, zelar, colaborar, e empenhar-se para proporcionar educação nas diversas multidimensões: psicológica, afetiva e política, entre outras possíveis, segundo Costa (2001), mantém um estreito vínculo entre sua competência técnica e o compromisso ético-político. Além de garantir as educações afetivas, morais e esportivas, deve articular práticas e vivências que proporcionem desenvolver competências pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas; e na prática, sistematizar a participação dos jovens de uma forma ativa, construtiva e solidária, assegurando a criação de espaços e de mecanismos de escuta e participação.
- PROGRAMA 2º SEMESTRE
- GUIA 3º BIM - REVISÃO 03.09
- HORÁRIO
SEG
|
TER
|
QUAR
|
QUIN
|
SEX
|
|
1ª
|
1ºA
|
1ºB
|
1ºB
|
1ºB/OE
|
|
2ª
|
1ºA
|
1ºB
|
1ºB
|
1ºB/OE
|
|
3ª
|
1ºC
|
1ºD
|
1ºC
|
||
4ª
|
1ºB/OE
|
ATPG
|
1ºD
|
1ºC
|
|
5ª
|
1ºB/OE
|
ATPG
|
1ºC
|
1ºD
|
|
6ª
|
1ºD
|
1ºD
|
1ºA
|
1ºB
|
|
7ª
|
1ºC
|
1ºA
|
1ºA
|
||
8ª
|
ELETIVA
|
ATPA
|
TUTORIA | ||
9ª
|
ELETIVA
|
ATPA
|
2º semestre
ELETIVAS
DESENVOLVIMENTO
ELETIVA
TROPICÁLIA
|
SEMANAS
|
||||||||||
ATIVIDADES / PERÍODOS
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
|
1
|
Apresentação da ELETIVA
|
X
|
|||||||||
2
|
Montagem do Projeto
|
X
|
|||||||||
3
|
Coleta de dados
|
X
|
X
|
X
|
|||||||
4
|
Tratamento dos dados
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
5
|
Elaboração do Blog
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||||
6
|
Revisão do Blog
|
X
|
|||||||||
7
|
Culminância
|
X
|
TUTORIA 2014
... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸..´¯`»... ¤°.¸¸
04 FEV
REUNIÃO DE PAIS - 15 FEV
PRODUÇÃO DE TEXTO - 27 FEV
CARNAVAL - 28 FEV
PRA GOSTAR DE LER
CONSELHO DE CLASSE - 24 MAR
ANÁLISE DE JORNAL - 27 MAR
EXPOSIÇÃO DA ANÁLISE DOS JORNAIS
Pra Gostar de Ler - Contos e Crônicas
28 03 2014
Análise de Jornais - características do texto jornalístico
20-03 - Reunião de Pais
29-03-2014 - Reunião de Pais
(TORCI O JOELHO)
PROJETO ATUALIDADES - 31 MAR
29-04- Texto Expositivo
Projeto Permanente - ATUALIDADES 24 ABR
09-05-2014 - Conversa ao pé do ouvido com Laranjinhas
10-05-2014 - Apresentação da Eletiva
24-05-2014 - Palestra Projeto de Vida - IPEE
Usando a técnica de destacar partes do texto.
30 - 05- 2014 - Elaboração de Jornal
Elaboração dos Jornais
Elaboração de Jornal
ANÁLISE DOS JORNAIS - 05 JUN
06 JUL 1ºD 1ªA 05 jun - ELETIVA TROPICÁLIA - ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO NA CULMINÂNCIA EXPOSIÇÃO DE FOTO JORNALISMO 14 JUL 20 JUL XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
21 JUL 2014 - PRODUÇÃO TEXTUAL -TEMA: COPA - GÊNERO: LIVRE
ELETIVA TROPICÁLIA ELETTIVA TROPICÁLIA - 07 JUL xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Eu uso destacar as expressões relevantes no texto.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
18 AGO 014 -REFACÇÃO COLETIVA DOS TEXTOS
21 AGO 2014 - LEITURA DE CONTOS
05 SET -TRABALHANDO O EMPREGO DOS CONECTIVOS NOS TEXTOS - ARTIGO DE OPINIÃO
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
08 SET 2014 - TRABALHANDO A ARGUMENTAÇÃO NOS TEXTOS - ARTIGO DE OPINIÃO
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
11 SET 2014 - REUNIÃO DA EQUIPE ALFA PARA ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL MEDIEVAL
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
12 SET 2014 - REFACÇÃO DO TEXTO
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx DIA "D" - 1º C - ACORDOS - 12 SET xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
18 SET 2014 - REFACÇÃO DO TEXTO
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
26 SET 2014 - FESTIVAL MEDIEVAL
Escola Ilza Irma Profª Katty Rasga REIS DE PORTUGAL CLÃS HUNTER 1º A ALPHA 1º C DARUS 1º D DENALLI 1º B
ARRECADAÇÃO DE PRENDAS PARA A DOAÇÃO PARA AS ENTIDADES ASSUMIDAS PELAS EQUIPES
28 NOV 2014 - PREMIAÇÃO 1ºD
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
07 OUT 2014 -
Letícia 1ºB
LEITURA COMPARTILHADA
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
10 OUT 2014 - PRA GOSTAR DE LER
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Produção de texto final
Trazer o Caderno de Produção de texto com a pesquisa individual sobre a Legalização da Maconha
Gênero: Artigo de Opinião
Comanda: Os alunos pares defendem a legalização; os ímpares são contra a legalização.
Mínimo de 20 linhas
Tema: 2,0 pontos
Gênero: 2,0 pontos
Coesão e coerência: 2,0 pontos
Registro: 2,0 pontos
Proposição: 2,0 pontos
Quem "Refutar" terá um ponto extra no quesito GÊNERO
NOVEMBRO 2014 - OS LUSÍADAS - APRESENTAÇÕES DOS EPISÓDIOS
CULMINÂNCIA DA ELETIVA 2º SEMESTRE: CINEMA
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX ALGUMAS LOUSAS XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ORGANIZAÇÃO DOS ARMÁRIOS
INFOENEM
- See more at: http://www.infoenem.com.br/guia-de-profissoes-2014-a-escolha-do-curso/#sthash.0XCTc6xM.dpuf
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga