Leituras obrigatórias para Fuvest 2017
Iracema, a famosa “virgem dos lábios de mel” tornou-se símbolo do estado, e seu filho, Moacir, nascido de seus amores com o colonizador português Martim, representa o primeiro cearense fruto da união das duas raças. A história é uma representação do que aconteceu com a América na época da colonização européia.
Narrado em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um “defunto-autor”, isto é, um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia.
Romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890, que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.
O narrador Zé Fernandes mostra ao leitor a tese segundo a qual a vida no campo é superior à vida urbana. Para comprová-la, relata a trajetória de seu amigo, Jacinto. Herdeiro de grande fortuna obtida através da exploração de propriedades agrícolas de Portugal, Jacinto nasceu em Paris e adorava a cidade.
Lançado originalmente em 1938, é o romance em que Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens da obra é a seca, áspera e cruel, e, paradoxalmente, a ligação afetiva que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e de um futuro.
Publicado em 1951, Claro enigma representa um momento especial na obra de Drummond. Com uma dicção mais clássica, o poeta revisita formas que haviam sido abandonadas pelo Modernismo, como o soneto, e afirma seu amor pela poesia de Dante e Camões.
Apresentando a paisagem e o homem de sua terra numa linguagem já então exclusiva, por meio nove histórias, Guimarães Rosa fez deste livro a semente de uma obra cujo sentido e alcance ainda estão por ser inteiramente decifrados. A linguagem faz uso de um dialeto sertanejo, e mescla célebres neologismos e inúmeros arcaísmos.
Mayombe foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas. O romance se propõe a abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma Angola livre da colonização.
“Desmundo”
O filme é riquíssimo no aspecto didático, ele poderá ser utilizado para enfocar temas específicos e polêmicos da disciplina(História), bem como auxiliar no sentido interdisciplinar, já que envolve outros temas que poderão ser trabalhados em outras disciplinas.
Diversos temas poderão ser extraídos do filme, tais como:
- O Brasil no período colonial
- A relação do Estado português com respeito aos órfãos
- A mulher na visão da sociedade portuguesa
- O conceito de matrimônio
- A história do dote
- O incesto
- Violência sexual
- Habitações
- As condições de higiene
- A maternidade
- A comunicação naquela sociedade
- A catequização dos índios.

USP UNICAMP
LISTA UNIFICADA DE LIVROS QUE SERÃO EXIGIDOS NO FUVEST 2014 - 2016
LIVRO PARA DOWNLOAD
Não houve alteração em relação ao Vestibular passado.
- Viagens na Minha Terra - Almeida Garret
- Til - José de Alencar -
- Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida;
- Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis;
- O cortiço Aluísio Azevedo;
- A cidade e as serras Eça de Queirós;
- Vidas secas Graciliano Ramos;
- Capitães da areia Jorge Amado;
- Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade. - share
g1.globo.com/educacao:
- “Auto da Barca do Inferno”, uma peça com quase 500 anos
- “Memórias de um Sargento de Milícias”, uma crônica do Rio
- “Iracema”, o romance indianista de José de Alencar
- “Dom Casmurro”, o enigma nunca desvendado de Machado de Assis
- “A Cidade e as Serras”, o romance póstumo de Eça de Queirós
- “Vidas Secas”, o sertão brasileiro na ótica de Graciliano Ramos
- “Capitães da Areia”, a narrativa pela ótica de meninos de rua
- “Antologia Poética”, as três fases de Vinicius de Moraes
Lista de livros para o Vestibular 2016 da Unicamp
Poesia:
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo
Luís de Camões, Sonetos [1]
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo
Luís de Camões, Sonetos [1]
Contos:
Clarice Lispector, “Amor”, do livro Laços de Família
Guimarães Rosa, “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana
Monteiro Lobato, “Negrinha”, do livro Negrinha [2]
Clarice Lispector, “Amor”, do livro Laços de Família
Guimarães Rosa, “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana
Monteiro Lobato, “Negrinha”, do livro Negrinha [2]
Teatro:
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro [3]
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro [3]
Romance:
Almeida Garret, Viagens na Minha Terra
Aluísio Azevedo, O cortiço
Jorge Amado, Capitães da Areia
José de Alencar, Til
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas
Mia Couto, Terra Sonâmbula
Almeida Garret, Viagens na Minha Terra
Aluísio Azevedo, O cortiço
Jorge Amado, Capitães da Areia
José de Alencar, Til
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas
Mia Couto, Terra Sonâmbula
ALMANAQUES "NA PONTA DO LÁPIS" - ESCREVENDO O FUTURO CENPEC
Almanaque nº 1 - Artigo de Opinião
Almanaque nº 2 - Memórias
Almanaque nº 3 - Poema
Almanaque nº 4 - Leitura e Revisão de textos
Almanaque nº 5 - Na sala de aula: Gêneros do Discurso e Leitura
Almanaque nº 6 - Notícia, Crônica ...
Almanaque n° 7 - Escrever sem perder de vista o leitor [....]
Almanaque n° 8 - Machado de Assis
Almanaque n° 9 - Gêneros escolares no espaço Extra Classe
Almanaque n° 10 - Especial
Almanaque nº 11 - Edição especial revisitando os gêneros artigo de opinião,memórias literárias e poesia
Almamaque nº 12 - Conto
FASCÍCULO "ARTIGO DE OPINIÃO - PONTOS DE VISTA" DOWNLOAD
FASCÍCULO CRÔNICAS - OCASIÃO FAZ O ESCRITOR
DOWNLOAD
FASCÍCULO MEMÓRIAS - SE BEM ME LEMBRO DOWNLOAD
FASCÍCULO POEMA - POETAS DA ESCOLA DOWNLOAD
VÍDEO GÊNEROS TEXTUAIS
MATERIAL DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO EM REDE- CENP/SEESP
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TRABALHO COM O GÊNERO "ARTIGO DE OPINIÃO" - de Jaqueline Barbosa DOWNLOAD
MULTILETRAMENTOS E ABORDAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA – PROTÓTIPOS DEMATERIAIS DIDÁTICOS
VI SIGET ROJO Simpósio 6
by Roxane Rojo on 27 November 2012
VI SIGET ROJO Simpósio 6
by Roxane Rojo on 27 November 2012
Linguagens, interações e aprendizagens: por uma prática docente reflexiva
Roxane Rojo
21 nov 2012
LIVRO DIGITAL DIGITAL INTERATIVO
Roxane Rojo
4º Hipertexto, Recife, 15/11/12
TEXTOS SELECIONADOS
ROXANE ROJO
Maria Marta Furlanetto - Coordenadora | UFSC | UNISUL
Roxane Rojo | UNICAMP
Rosângela Hammes Rodrigues | UFSC
Você e seus alunos podem usar a informação que aprenderam nessa lição das seguintes formas:
- Assunto de Matérias - jogo de perguntas
- Se o Sapato se Ajusta ... - jogo de correspondência
- A Configuração do Tempo - imagem correspondente
- Em Direção ao Ideal - imagem correspondente
- Leitura entre as Dobras - Análise de resposta curta
- Como isso foi feito? - Questionário sobre mídia de arte
- Lançamento de Assinatura -questionário de identificação de lançamento
- Significados Ocultos - arte caçada dentro de pinturas
- O Nascimento da Vanguarda - identificação do modelo
- SuaGaleria - Criar uma exibição na galeria
- Rebus -Curador de peça-a-peça, conectado, exposição temática
- Remix - Modelar e decorar um quarto para ir com uma obra de arte.
- Fotos de Expedições Da Vida Selvagem - Capturar o máximo de espécies selvagens de diferentes lugares artísticos
- As lentes de Agora - Escrever uma história moderna para uma pintura antiga.
- Materiais Interessam -Recriar uma obra artística com diferentes materiais para criar uma nova expressão.
- Inventando Cor -Criar uma galeria de cores de diferentes trabalhos de arte
- Caça ao Tesouro - Poste um acróstico no Google+ e ligue a um Projeto de Arte Google de caça ao tesouro
- Uma coisa engraçada aconteceu no caminho para o Museu - Escreva uma fantástica história caprichada sobre como uma obra de arte surgiu do artista original para o museu
- Smarthistory da Academia Khan
- Linha do Tempo da História da Arte
- Artbabble
- O kit de ferramentas do Artista
- Art21
- ArtsConnectEd
- Locais de Patrimônio Mundial
- Religiões Globais na Arte
- A História do Mundo em Cem Objetos
- Conexão Renascença
- Sala de Aula ONG: Recursos Online para Professores e Alunos
- Aprendizado MoMA
GALERIAS: https://www.google.com/culturalinstitute/user-galleries
INSTITUTO CULTURAL GOOGLE : https://www.google.com/culturalinstitute/home
MUNDO ANTIGO:http://www.google.com/culturalinstitute/about/wonders/education/
INSTITUTO CULTURAL GOOGLE : https://www.google.com/culturalinstitute/home
MUNDO ANTIGO:http://www.google.com/culturalinstitute/about/wonders/education/
Referência: Google
Livros para o vestibular 2012
CLARICE LISPECTOR
Livros para baixar:
20 Mil Léguas Submarinas
Clássicos Mundiais, por Júlio Verne - O livro 20 mil Léguas Submarinas conta as aventuras do capitão Nemo, um homem que qualifica a si mesmo nos seguintes termos: "Não sou o que se chama de homem civilizado! Rejeitei a sociedade e suas leis!". A bordo de seu fantástico submarino Nautilus, esse homem percorre o planeta atacando navios que o perseguem e, paradoxalmente, ajudando povos que lutam pela...A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um
Aventura, por George R. R. Martin - Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e...LITERATURA OBRIGATÓRIA.....
Barbosa (2009) introduz seu artigo explicando e dando ênfase a aversão dos jovens pela leitura de Literatura e justificando que essa aversão está ligada à obrigatoriedade de determinadas leituras que são consideradas, pelos estudantes, difíceis e chatas. A autora argumenta ainda que a mediação do professor através de um “trabalho sitemático que possa letrar literalmente nossos jovens leitores” (BARBOSA,2009, p. 2) pode diminuir a distância entre aluno e as literaturas.
Os resultados de Barbosa (2009) mostram um surpreendente percentual de 76,8% de alunos que dizem gostar de ler, porém afirmam que preferem ler livros que não sejam impostos ou obrigatórios. Além disso, esses jovens procuram ler algo que não traga linguagem difícil e que trate de temas recentes, retrate os conflitos e/ou cotidiano da juventude/adolescência ou, então, o leve para uma fuga da realidade.
Tabela 1: lista dos livros citados pelos alunos
L
O que estudantes mais gostam de ler são livros e dentro dessa categoria a preferência é pelo gênero literário romance de aventura infantojuvenil (Tosco) seguido pelos livros de autoajuda (A cabana) e pelos romances bestsellers de aventura (Amanhecer, Harry Potter e Crepúsculo).
Referência:
BARBOSA, B. T. Letramento literário: escolhas de jovens leitores. In: 32a Reunião Anual da ANPED. Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. v. único. p. 122-123.
Os resultados de Barbosa (2009) mostram um surpreendente percentual de 76,8% de alunos que dizem gostar de ler, porém afirmam que preferem ler livros que não sejam impostos ou obrigatórios. Além disso, esses jovens procuram ler algo que não traga linguagem difícil e que trate de temas recentes, retrate os conflitos e/ou cotidiano da juventude/adolescência ou, então, o leve para uma fuga da realidade.
Tabela 1: lista dos livros citados pelos alunos
L
O que estudantes mais gostam de ler são livros e dentro dessa categoria a preferência é pelo gênero literário romance de aventura infantojuvenil (Tosco) seguido pelos livros de autoajuda (A cabana) e pelos romances bestsellers de aventura (Amanhecer, Harry Potter e Crepúsculo).
Referência:
BARBOSA, B. T. Letramento literário: escolhas de jovens leitores. In: 32a Reunião Anual da ANPED. Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. v. único. p. 122-123.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga