KATTY ALBINO RASGA
FORMAÇÃO ACADÊMICA
LETRAS –Português/Inglês e suas literaturas
FFCL de Itapetininga -1991
CURSOS EXTRACURRICULARES E
ESPECIALIZAÇÕES
ESPECIALIZAÇÃO - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
LÍNGUA PORTUGUESA – EFAP - 2012
ESPECIALIZAÇÃO - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
LÍNGUA PORTUGUESA – UNICAMP - 2010
ESPECIALIZAÇÃO - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
GESTÃO EDUCACIONAL – UNICAMP -2007
APERFEIÇOAMENTO - PRÁTICAS DE LEITURA E
ESCRITA NA CONTEMPORÂNEIDADE – PUC –2007
PUBLICAÇÕES:
Escola de Tempo Integral – Oficinas de Inglês – CENP/SEE 2007
PREMIAÇÃO
PRÊMIO LEITURA NA ESCOLA – Secretaria de Estado da
Educação (2002)
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
PEDAGÓGICOS
•Seminário Avaliação Externa, Projeto
Político Pedagógico e o Processo de Ensino e Aprendizagem no EM 24/10/2006 a
26/10/2006
•Correção das Redações – Nível Municipal,
Estadual e Regional – Olimpíadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro – CENPEC
2007
•Correção das Redações – Nível Regional – Olimpíadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro – CENPEC 2011
•Correção de TCC - PUC - 2012 - Práticas de Leitura na Contemporaneidade
EXPERIÊNCIA em ENSINO
EaD
•Cursista do curso Pilares da educação
Digital – SEE
2012
•Tutoria do curso – PRÁTICAS DE LEITURA E
ESCRITA NA CONTEMPORNEIDADE /SEE 2012
•Mediador do curso - A Rede Aprende com a
Rede
2009
•Tutoria dos cursos Artigo de Opinião e
Poesia – CENPEC 2008
•Mediação do Curso A Rede Aprende com a
Rede - CENP/SEE 2008
•Mediação e tutoria do Curso Ensino Médio em
Rede de 2004 a 2007
•Tutoria do Curso Práticas
de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – PUC de 2005 a 2006
•Administradora de sítios pedagógicos em
plataformas
CURSOS
•Formação em Aromaterapia – 2023
•Formação em Humanoterapia - 2023
•Curso de Atualização - Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Avaliação e recuperação de estudos - EFAP 2014
•Curso de Atualização - Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos Metodológicos e Superação de Defasagens - EFAP 2014
•Curso de atualização Pilares da educação Digital – SEE –2012
•Curso de Atualização - Fundamentos dos
Processos de Recuperação do Ensino Fundamental Ciclo II -2009
•Curso de Atualização - A Rede Aprende com a
Rede – Mediador - 2009
•Curso de Atualização - Letra e Vida / SEE/SP
- 2008
•Curso de Atualização - Ensino Médio em Rede
–2006
•Curso de Atualização - PROGRAMA SÃO PAULO:
EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA IGUALDADE - 2006
•Curso de Atualização - Interaction Teachers
–2006
•Curso de Atualização - Estação da Luz da
Nossa Língua–2005
•Curso de Atualização - Ensino Médio em
Rede–2005
•Curso de Atualização - Metodologias de
Ensino de Disciplinas da Área de LCT de EM: Língua Portuguesa e Literatura I-
2004
•Curso de Atualização - Circuito Gestão:
Liderança e Trabalho de Equipe e Tomada de Decisão- 2002
•Extensão Universitária Formação para a
Mediação na plataforma On-line do Práticas de Leitura e Escrita- 2007
•Programa de Educação Continuada em Informática Educacional - Educação para o futuro -2002
INFORMAÇÃO PROFISSIONAL
2018 – Aposentada como professora efetiva da Rede Estadual
do estado de São Paulo
2013 – 2017 - Designação de Professora de Língua Portuguesa para o Ensino Médio na EEEI "Profª Ilza Irma Moeller Cóppio" - Programa de Educação Integral
2004 - 2012 - designada na função de Professora Coordenadora
de Língua Portuguesa no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – São
José dos Campos, SP
Atividades na função Professora Coordenadora de
Língua Portuguesa no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – São José
dos Campos, SP de 2004 - 2012
1. Realizar oficinas com
metodologias específica e diferenciadas para atender às necessidades de ensino
aprendizagem contemplando as habilidades e competências previstas no currículo.
2. Acompanhar as
atividades previstas dentro e fora da Diretoria de Ensino.
3. Fortalecer a
ligação entre a Oficina Pedagógica, Gestores e professores por meio de ações
direcionadas a cada segmento.
Ações:
- Implementação das propostas curriculares em
todas as escolas que oferecem Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
- Estudo das Propostas
Curriculares para EF- Ciclo II e Ensino Médio;
- Reunião de Planejamento com Professores Coordenadores
de EF- Ciclo I, Ciclo II e EM;
- Participação nas HTPCs, Hora de trabalho coletivo
dos professores;
- Elaboração de relatórios de acompanhamento das
atividades propostas;
- Elaboração de planilhas para melhorar a gestão da
sala de aula, dos resultados da escola.
- Análise de planilhas
- Orientação para a elaboração da proposta do PC;
- Formação continuada para PCs – Ciclo II e Ensino
Médio;
- Análise dos Planos do Projeto de Recuperação
Paralela;
- Atendimento às escolas apadrinhadas;
- Atendimento às escolas priorizadas pela
Secretaria;
- Implementar nas escolas uma cultura
de análise de indicadores;
-
Divulgação dos resultados do SARESP e Prova Brasil;
- Estudo e análise dos indicadores para
identificar escolas com desempenho insuficiente;
-
Intervenções nas Unidades Escolares com desempenho insuficiente;
- Acompanhamento sistemático sobre a
evolução da aprendizagem dos alunos;
- Orientações Técnicas para professores
Coordenadores para desenvolver ações pedagógicas com vistas à melhoria da
qualidade do ensino;
- Encontros sistemáticos com gestores
para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem;
2004 – 2008 - Gestoria do Portal da Valley Educação para capacitação
dos professores de inglês, da rede estadual de São José dos Campos, no uso do
Softhware – KIT ELLIS
Aplicação das Provas Finais do Cursos Interaction
Teacher
2004 – 2008 Curso Interaction Student - acompanhamento
2007 - SARESP
- Implementar nas escolas uma cultura de análise de indicadores – capacitação
em correção de redações para 90% dos professores
de Língua Portuguesa da rede estadual da Diretoria da Região de São José dos
Campos – EF (Ciclo II) e EM
2008 - CENPEC - Centro de Educação
e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Fundação Itaú Social
Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro na Mediação
do curso Artigo de Opinião e Poema para professores (60) da rede
estadual de São José dos Campos
2007- CENPEC - Centro de Educação e
Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Fundação Itaú Social
Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro - na
Mediação do curso Artigo de Opinião para professores de Língua Portuguesa (30)
da rede estadual de São José dos Campos)
2005-2006 - Programa Tecendo Leitura
- Acompanhamento e multiplicação. Projeto da SEE/SP
2006 – 2007 - Mediação e tutoria de professores (50), da
rede estadual (de várias diretorias) , no curso de “Práticas em Leitura e
Escrita na Contemporaneidade”, desenvolvido na modalidade à
distância.
Criando propostas de
atividades para a reflexão, apoiando sua resolução, sugerindo fontes de
informação alternativas, oferecendo explicações, facilitando os processos de
compreensão; isto é, guiando, orientando, apoiando.
2005 - Curso Estação da Luz da Nossa Língua
- Gestoria e acompanhamento do portal
2005 -Programa
Educando pela Diferença para a Igualdade acompanhamento
2004-2006 – Formação em correção de
redações para professores multiplicadores para o SARESP
2004 a 2006 - Projeto de Formação
Continuada de Professores do Programa Ensino Médio em Rede
– capacitação em correção de redações para professores multiplicadores,
na tutoria e mediação de 12 escolas (12 Professores Coordenadores e 25
Professores Representantes)
Participação como aluna- mediadora e encarregada de
co-implementar o projeto, numa proposta de formação continuada em serviço dos
agentes educacionais da rede estadual de educação de São Paulo. -
mediadora promovendo com os PCs discussões sobre a sua própria formação, sobre
os encaminhamentos dos horários de estudos coletivos, e as intervenções em sala
de aula, nas diversas áreas do currículo, assim como ajudá-los a refletir a
respeito das conduções e encaminhamentos
que deverão dar no desenvolvimento do planejamento escolar, tendo em
vista um projeto interdisciplinar com enfoque contextualizado e o inciso VI do
Artigo 4º da Resolução SE - 12, de 11-2-2005:
-Prover oportunidade para que os professores
aumentem suas competências no uso de conteúdos integrados à tecnologia.
-Promover a integração da tecnologia digital com o
processo de aprendizagem de forma inter, multi e transdisciplinar,
reconhecendo-a como catalisadora desse processo.
-Propiciar atividades de pesquisa na internet e em
outras mídias.
-Construir ou mobilizar as competências e
habilidades de debater e refletir sobrea influência da informática em
nosso dia a dia: as mudanças nos planos pessoal, social, econômico e cultural
decorrentes da utilização da informática, enfatizando a abertura de um novo
espaço de comunicação (a internet);
- Mudança no perfil de pesquisa na escola
- Desenvolvimento da proficiência para leitor
hipertextual (aluno/professor)
- Desenvolvimento dos mecanismos para a produção de
hipertextos, a polissemia do hipertexto (de linguagem, de gênero, de tipos de
texto)
- Desenvolvimento dos mecanismos para a organização
do discurso aluno e professor passando pela experiência de engajamento em novas
situações;
- Construção de Sítios virtuais (Blog, Fotolog....)
como opção de ensino na Educação Básica e Média de Escola Pública num sistema
estético literário diferenciado, revolucionário, interpretar a informática como
um recurso de apoio à escola;
- Compreender a diferença entre informação e
conhecimento; diferenciar as linguagens presentes nas diversas tecnologias;
- Articular informação, conhecimento, habilidades e
competências na atuação em sala de aula;
- Levar a Leitura e Produção nos suportes
tradicionais e em meio eletrônico;
- Identificar o contexto como condição fundamental
para garantir a construção do conhecimento;
- Ter autonomia de organização de pesquisa,
- Ser um bom leitor hipertextual.
- Reunir – se em grupos de trabalho.
1995 - Professora PEB II da EE José Vieira Macedo
1994 - Professora PEB II da EE Ayr Picanço Barbosa de Almeida
1994 - Ingresso no Serviço Público Estadual (17/03/1994).
1989 - 1994 - Professora Coordenadora na Escola Objetivo - Quintal – Itapetininga, SP
1973 - 1975 - EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica, São José
dos Campos, SP
-FESTIVAL MEDIEVAL - 2013 - 2017)
-Projeto Aluno Monitor / sala de informática (1997 – 2003)
-Projeto Revista de variedades (2002 - 2003),
-JornalEco – Informativo ambiental (2000 - 2001),
-Projeto Lobato (2003),
-Semana da Indústria no Sesi – 40h (2001),
-Semana do Meio-Ambiente na Clariant – Suzano -40h , (2001)
-Projeto Veja na sala de aula, (2001)
-Gincana No limite – Ambiental e cultural (2000),
-Festival de Talentos (1999),
-Gincana do pescador – Cultural e social (1998 e 1999)
-Colégio Objetivo / Itapetininga - Coordenadora pedagógica e professora.
-Projeto Aluno Leitor – aluno escritor (2002)
-Projeto Época na Educação (2002)
-Valentines day (1999)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga