RESENHA e RELATÓRIO


Afinal, o que é uma boa resenha? Todos temos algumas idéias dispersas a respeito.
E lembrá-las com precisão é meio caminho andado.

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo. Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.



No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.




Tipos de Resenha



As resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.




Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

1.Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;

2.Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

3.Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

4.Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

5.Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.

6.Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

7.Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

8.Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.




Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:

1.Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;

2.Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;

3.Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;

4.Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;

5.Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”.

Conclusão

Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.




As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.  Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas!


Resenhas de livros são a melhor forma de conhecermos a opinião da crítica sobre determinada obra.

Muitos livros podem tornar-se best sellers pelo simples fato de obterem uma crítica positiva de algum resenhista famoso ou serem condenados a mofar nas prateleiras se a crítica for negativa.


Aqui você encontra resenhas de livros atuais, best sellers e clássicos da literatura.

As dimensões ensináveis do gênero 

Todo gênero se define por três dimensões essenciais (DOLZ &SCHNEUWLY, 2004): 
 -conteúdos que se tornam dizíveis por meio dele (informações sobre o texto a ser resenhado e um recorte crítico/avaliativo sobre o mesmo; no caso da resenha cinematográfica são as informações sobre um filme e um recorte crítico sobre o mesmo); 
 -estrutura comunicativa singular dos textos pertencentes ao gênero (as resenhas críticas são instrumentos poderosos de persuasão comunicativa, pretende influenciar os leitores mais quanto ao ato de ler ou não ler determinada obra literária; sua intenção comunicativa é mostrar um ponto de vista em relação a uma determinada obra); 
 -configurações específicas das unidades linguísticas: sequências textuais e tipos de discurso que formam sua estrutura, marcas linguísticas do plano do texto, etc. (a resenha crítica se organiza, basicamente, em sequências argumentativas, segmentos narrativo – momento do resumo do enredo da obra resenhada). 

A linguagem utilizada em uma resenha será influenciada pelo público-leitor a que ela se destina. 

Assim, as resenhas divulgadas em revistas de grande circulação ou portais da internet, que têm um público-alvo de perfil mais geral, devem manter um uso mais formal da linguagem, respeitando as regras do português escrito culto. Resenhas escritas para publicações voltadas ao público jovem, porém, admitem um uso mais coloquial da linguagem, característico de seus leitores. 
- Uso de expressões que atenuam as opiniões (regra da polidez), como por exemplo, parece-me ou ainda, tempos verbais como o futuro do pretérito que tem a função de atenuar o que está sendo dito; 
-uso de adjetivos, substantivos e mesmo adverbios para expresar a opinião do resenhista. 


https://drive.google.com/file/d/0ByHgN8Kc5-n8WGJYbEJTOWkzQTg/view?usp=sharing


COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA
A resenha (ou resumo crítico) não é apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:
1. Qual o tema tratado pelo autor?
2. Qual o problema que ele coloca?
3. Qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?
4. Quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

 “A CRÍTICA”- A SUA ANÁLISE SOBRE O TEXTO.

E o que é esta ANÁLISE? A análise é, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e ideias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter:
- Informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros  autores;
- elementos para contribuir para um debate acerca do tema em questão;
- condições de escrever um texto coerente e com organicidade.

INTRODUÇÃO À OBRA RESENHADA
- O assunto/ tema;
- o problema elaborado pelo autor;
- a posição do autor diante deste problema.
A resenha deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.
DESENVOLVIMENTO

APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA OBRA
- As ideias centrais do texto;
- os argumentos e ideias secundárias
Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais ideias do autor;.
CONCLUSÃO

APRESENTANDO SUA CRÍTICA PESSOAL
- Uma avaliação das ideias do autor frente a outros textos e autores;
- uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc.
Toda resenha deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;
Toda resenha deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima.
A resenha deve ser pequena, ocupando geralmente até duas laudas de papel A4 com espaçamento 1,5;
A resenha é um texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo)

SD - RESENHA/LP AQUI - trabalho interdisciplinar (LP e GEO) desenvolvido com alunos dos 1ºs EM da EMI "Profª Ilza Irma Moeller Cóppio".




1. TEXTO AQUI :RESENHA - GRIFADO PARA MONTAR SEU MAPA TEXTUAL


2 . EXERCÍCIOS AQUI PÁGINA 15-19

3. ANALISAR A SITUAÇÇAO DE PRODUÇÃO - VÁRIAS RESENHAS Analisar com a classe a situação de produção de cada resenha. Quem é o autor? O que ele é? Para que leitor ele escreveu a resenha? Qual é o tema ou o objeto cultural de sua resenha? Onde foi publicada? Em que data? Qual é o objetivo da resenha? 

3.  ESTRUTURA DA RESENHA

CABEÇALHO (lado direito da página)
•       Nome da instituição
•       Informações técnicas da obra
•       Objetivo do trabalho
•       Local, data.

(lado esquerdo da página)

    Nome do autor da resenha

(centralizado - em negrito)

    Título da resenha

CREDENCIAIS DO AUTOR
•       Quem é
•       Títulos
•       De onde é
•       Onde faz pesquisas
•       Onde leciona
•       O que publicou
•       Qual sua área/linha de pesquisa
       De que se trata

RESUMO DA OBRA
•       Qual sua característica principal
•       Qual a perspectiva de tratamento do tema
•       Qual o problema focado
•       Qual o objetivo do autor
Descrição do conteúdo

ANÁLISE E ARGUMENTAÇÃO
–    Identificar  os pontos positivos e negativos
–    Como a linguagem é empregada
–    Que tipo de público deseja atingir
–    Quais os pontos que chamaram a sua atenção
–    Contexto histórico social abordado
–    Mensagem subliminares
–    Contribuição da obra para a área?
–    Coerência interna
–    Originalidade do texto
–    Alcance do texto
–    Relevância do texto
–    Conclusão está apoiada em argumentos/ fatos

INDICAÇÕES DO RESENHISTA
•       A quem é dirigida a obra
•       Exige conhecimento mais profundo sobre o assunto?
•       Linguagem é acessível?

4. PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL



MODELO DE RESENHA 2013

PPT RESENHA - MÃOS À OBRA

RESENHAS DE FILMES

RESENHA LIVROS

RESENHA HQ

Exemplos de resenha do vídeo: 010203, 04
Resumo do vídeo: 0102

Relacionado: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

VÍDEO A SER RESENHADO:

http://storyofstuff.org/
LEONARD, Annie. Tides Foundation - Funders Workgroup For Sustainable Production And Consumption . "The story of stuff". Free Rande Studios. USA.

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO


Annie Leonard



MODELO PARA A RESENHA

FILME E DOCUMENTÁRIO (INDICADOS PARA REFLEXÃO A RESPEITO DOCONSUMISMO)
“Amor por contrato” (The Joneses), de Derrick Borte, que conta a história de uma família criada para impressionar e vender um estilo de vida. 
Já o documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido por Estela Renner, é um exemplo interessante para discutir a questão do consumismo, com atenção especial aos efeitos deste na infância e adolescência.


Para +reflexão
2. Quais são as origens dessa tendência consumista?
A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. Para entender como isso se deu, basta pensar o quanto você conhece, por exemplo, dos processos de produção das coisas que você compra. Você sabe como são fabricados os produtos de higiene, alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as formas de distribuição, importação e exportação? É justamente esse desconhecimento que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
Ainda discutindo a história da tendência consumista, podemos destacar a vinculação da possibilidade de comprar ao poder, já que, por muitos anos, o consumo era privilégio de classes mais ricas. Com o desenvolvimento econômico, da produção e da publicidade, as distâncias foram sendo diminuídas. O que se pode perceber na atualidade é um nivelamento de desejos: crianças pobres e ricas querem os mesmos brinquedos, adultos de classes sociais distintas têm as mesmas vontades, reforçadas pelos modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades.
http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/
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RELATÓRIO

Relatar condiciona-se ao ato de descrever a respeito de um determinado acontecimento enfatizando seus aspectos relevantes. 

Estética: linguagem culta, OBJETIVA, CLARA E PRECISA

Partes semelhante ao texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão.


Regras preestabelecidas, seguindo o modelo de trabalhos científicos


No primeiro parágrafo, você deverá introduzir um resumo do assunto que será discutido, descreva o objetivo geral do relatório, lembre-se de escrever tudo de forma clara, concisa e simples, de preferência adequando a realidade de quem vai ler. 
No desenvolvimento deverão aparecer as apresentações especificas do tema tratado: apreciações ou explicações, justificativas, análise de problemas com as respectivas causas e dificuldades, entre outras informações gerais.


Para finalizar o texto será necessário escrever uma conclusão reafirmando o que já foi mencionado na introdução, leve em consideração o seu desenvolvimento e sugira formas de resolver um problema, com opções diferentes frente aos resultados avaliados. 
O relatório é um documento apresentado em universidades, laboratórios e grandes empresas. Siga o esquema proposto e apresente um relatório bem elaborado ao seu chefe ou professor.
* Título – Esse costuma ser objetivo, claro e sintético;
* Remetente – Refere-se à autoria do documento;
* Destinatário – Refere-se à pessoa para a qual é destinado;
* Assunto – É o desenvolvimento em si do discurso proferido, contendo todas as informações relevantes ao que ora se pretende relatar;
* Conclusão – Trata-se do fechamento das ideias apresentadas, ou seja, o que pôde ser obtido com o procedimento realizado como um todo.
Como complementação do texto, poderão ser expressos outros dados, representados por gráficos, tabelas, quadros informativos, descrições ou dados numéricos.

Nesta ocorrência vários fatores são pertinentes, pautando-se pelas normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), focalizando partes principais, como número de páginas, folha de rosto, autoria, sumário, sinopse, além do desenvolvimento e conclusão, e, na maioria das vezes, os anexos.




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[]s.
Katty Rasga