2016

EEMI PROFª ILZA IRMA  MOELLER COPPIO
Rua Jaguari 362, Vila Sinhá, São José dos Campos, SP
CEP 12212-659    -    Telefone:(12) 3921-7820
Katty Rasga
Profª de Língua Portuguesa e Orientação de Estudos
2016

                                           Fale comigo - deixe um comentário AQUI


KR

PROGRAMA DE AÇÃO 2016

PLANEJAMENTO DAS AULAS - Guia do aluno

GUIA 1º SEMESTRE
GUIA 2º SEMESTRE


MATERIAL DIDÁTICO
CADERNO DO ALUNO - 1º VOL - SEE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTIGO DE OPINIÃO - JAQUELINE BARBOSA
EXERCÍCIOS DE PRÁTICA TEXTUAL      
EXERCÍCIOS - SALA
APOSTILA DE CLASSES DE PALAVRAS



SEG
TER
QUAR
QUIN
SEX
7h30
1ºD
HTPA
1ºA
8h20
1ºC
1ºD
HTPA
9h10
1ºC
1ºC
10h15
1ºA
1ºA
11h05
1ºA
1ºA
1ºB
12h55
1ºD
13h45
1ºD
14h50
ELETIVA
1ºC
1ºD
15h40
ELETIVA
1ºC



Incorporar imagem Anjos Mulheres de Anjos Mulheres em um web ou blog
OBJETIVO: 
Promoção de multiletramentos: esferas; 
letramentos multissemióticos: linguagens, mídias; 
letramentos críticos e protagonistas: temas, ideologia

Os ALUNOS são, também,  responsáveis pela sua própria aprendizagem e contribuir para uma comunidade de aprendizagem dinâmica e solidária.


Período letivo:  SEMESTRE de 2016
Aulas semanais: 5
Semanas previstas 1º BIM: 11
Aulas no bimestre: 55
Semanas previstas 2º BIM: 09


Aulas no bimestre: 45
Período letivo:  SEMESTRE de 2016
Aulas semanais: 5
Semanas previstas 3º BIM: 
Aulas no bimestre: 
Semanas previstas 4º BIM: 







    
Aulas no bimestre: 

1ª semana: 17.02 -19.02

Contrato didático
Apresentação da disciplina
Proposta de produção textual (1º texto: conhecer o aluno - ortografia, coesão, sintaxe, gênero)
- Tema: O consumo ilícito de álcool por adolescentes: como enfrentar esse desafio.
- Gênero: Artigo de Opinião
Características do gênero
Nivelamento: Apostila

2ª semana: 22.02 - 26.02
PRODUÇÃO DE TEXTOS: Reconhecendo Artigo de opinião (Sequência Didática de Artigo de Opinião de Jaqueline Barbosa)
          Exercícios página 08 - 12
          Ler os textos e responder
          Textos 1,2,3,4,5:
                     Título, Gênero e três palavras ou expressões (IDEIA-CHAVE - TEMA)
          Correção SD textos 1 -3
LEITURA COMPARTILHADA: Contos (Os cem melhores contos brasileiros - Ítalo Moriconi, Editora Objetiva)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Relacionar a linguagem verbal literária com a não-verbal
- Música "Palavras" Marisa Monte e Moraes Moreira
- Definições de PALAVRA
-  Poesia "É fácil trocar as palavras" de Fernando Pessoa
- Poesia " Palavra Mágica de Carlos Drummond de Andrade (Caderno do Aluno)
- Música "Palavras" Titãs
- Vídeo: O poder das palavras
- Texto: Palavra ao vento de Adriana Falcão


Tarefa: A Palavra Mágica (individual) representada em linguagem não-verbal ou mista
Individual
Objetivo: Preparação para o trabalho acadêmico: ordem, limpeza, apresentação (margem, etiqueta de apresentação), estética; cumprimento de comandas; observância dos prazos.
PRODUÇÃO: Traduzam sua palavra mágica em forma de imagem
Papel A4, que pode ser construída com lápis, tintas ou recortes. Faça o traçado de moldura na folha, coloque seu nome no lado direito da folha em um retângulo de 05cmX02cm.
Vamos escolher alguns trabalhos para expor no mural da classe.
Os critérios utilizados:
criatividade;
distribuição da figura na folha de papel;
organização e limpeza na elaboração do trabalho.

Compromisso: Trazer para a próxima semana (um recorte de jornal - anote a sua referência); trazer o livro Capitães da Areia (J Amado)


3ª semana: 29/02 - 04/03 
PRODUÇÃO DE TEXTOS:
SD Artigo de Opinião
      Correção textos 4 e 5
      Exercícios pág 13-15
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado  (As cartas)
NIVELAMENTO: Reflexão sobre as classes gramaticais (substantivo e adjetivo); Reforço na habilidade de reconhecer fato/opinião e o tema do texto
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CA - pág 8 - Teoria: Signo, Código, Linguagem, Língua
Notícia: Identificar elementos internos e externos
     Tomada de notas
     Livro didático: pág 182 - 188
     Caderno aluno: pág 8 - 11
    PPT NOTÍCIAS


Tarefa: Identificar através de legenda o LEAD na notícia 
Individual
Papel A4. (sulfite-moldura e identificação) 
Faça o traçado de moldura na folha, coloque seu nome no lado direito da folha em um retângulo de 05cmX02cm. 
Cole de maneira estética o recorte de jornal, coloque a legenda abaixo e identifique no texto sublinhando com as cores correspondentes. Não esqueça da referência (Jornal, página, data)
QUEM? - vermelho
O QUÊ? - azul
ONDE? - MARRON
QUANDO? - amarelo
COMO? - rosa
PORQUÊ? - verde 



4ª semana: 07/03 - 11/03 
PRODUÇÃO DE TEXTOS: Correção dos exercícios e pesquisa sobre o tema Lei Maria da Penha
Texto expositivo


Tarefa:
Produção textual
Gêneros expositivos
Tema: Lei Mª da Penha
1ºA - cartaz                                          - 21/3
1ºB - produto midiático (ppt, vídeo)   - 28/3
1º C - texto expositivo-argumentativo - 21/3
1ºD- Cartaz                                          - 22/3
Apoio: Caderno do aluno pág 15; Encarte da Lei; pesquisas na web
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado (até pág 30)
NIVELAMENTO: Reflexão sobre a classe gramatical advérbio e correção dos exercícios
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Notícia: Identificar elementos internos
Correção da tarefa LEAD
(1ºD- TAREFA: Proposta de produção do LEAD)
Notícia: Identificar elementos interno
Nivelamento dala de aula: Exercícios de prática textual
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Exercício para nivelamento: COESÃO E COERÊNCIA

5ª semana: 14/03 - 18/03 
PRODUÇÃO DE TEXTOS: Cartazes dos trabalhos da Lei Mª da Penha
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado
NIVELAMENTO: Reflexão sobre a classe gramatical adjetivo, advérbio e substantivo (1ºD); 
Exercícios: Análise de  LEAD
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais

6ª semana: 21/03 - 24/03
25/03 sexta-feira da Paixão
Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha - Seminário



LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado
NIVELAMENTO: Reflexão sobre a classe gramatical 
Exercícios: correção do LEAD
Tarefa:
Produção: Análise da Primeira capa de jornal
Grupo
Análise de Página de Jornal impresso – 1ª capa
Exercício: Identificar no trabalho a Legenda abaixo
Material: Cartolina (margem e etiquetade identificação), 1ª página de jornal, cola, caneta colorida, sulfite


Legenda
CABEÇALHO
1. Título do jornal
2. Quantidade de páginas
3. Horário de fechamento da edição
4. Dia, mês, ano, cidade, site
5. Preço do jornal
6. Anúncio

CORPO
7.a - manchete com foto
7.b - manchete sem foto
8. Sutiã - bigode
9. Lead da matéria
10.a - texto chamada com foto
10.b - texto chamada sem foto
11. Olho
12. Chapéu
13. Índice
14. Foto-legenda
15. Chamada título
16. Assinatura (repórter)
17. Crédito da foto
18. Intertítulo
19. Gráfico
20. Infográfico
21. Tabela
22. Charge
23. Chamada dos caderno
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado (até pág )

Projeto BULLYING - Assistir ao filme "Um Grito de Socorro"

Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais

7ª semana: 28/03 - 01/04

Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha
PRODUÇÃO DE TEXTOS: resumo  do filme; síntese
Notícia teoria
Notícia - leitura e análise
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado
NIVELAMENTO: Prática textual - tarefa 01
Observação de uma mesma notícia em jornais com públicos diferentes
Tarefa: Produção de notícias para dois públicos diferentes
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais

Eletiva

Trabalho sobre a Lei Maria da Penha
https://www.facebook.com/art.msc/videos/929371153850604/

8ª semana: 04/04 - 08/04

Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha

Leitura de resenhas
Produção de resumo
Correção da  Análise da 1º capa de jornal
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Nivelamento: Gráficos e tabelas
Tarefa: Produção de notícias para dois públicos diferentes - lúdico


Leitura: Capitães da Areia, J Amado

9ª semana: 11/04 - 15/04

Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha
Produção de resenha
Correção da  Análise da 1º capa de jornal
Provas bimestrais


10ª semana: 18/04 - 22/04
Tomar notas
Devolutiva
Variantes
Predicação
SA5 - pág 40-44
Correção da  Análise da 1º capa de jornal
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Produção de resenha


11ª semana: 25/04 - 29/04
Conselho de Classe

25 abril 2016 - Conselho de Classe
Variantes
SA5
Correção de predicação - tarefa 02
Correção Produção textual 

Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais


1ª semana: 02-06/05  



HORA DO ALMOÇO - CORRESPONSABILIDADE


TUTORIA COLETIVA - PRINCÍPIOS, PREMISSAS E VALORES DO PEI

2ª semana: 09-13/05


Elaboração do poema coletivo
  







3ª semana: 16-20/05 




ELETIVA ATUALIDADES - JOGOS CONECTIVOS 

REPLICABLILIDADE


HORA DO ALMOÇO

NIVELAMENTO - SD 01 -  NOTÍCIA


Produção - duplas - notícia para jornais diferentes






Refacção COLETIVA do texto da proposta de SD


-  SÁBADO LETIVO - 


21/05 - SÁBADO LETIVO
4ª semana: 23-25/05 

5ª semana: 30/05-03/06 

6ª semana: 06-10/06 
https://drive.google.com/file/d/1prv5rPiu0dhTwgCPs4drR3ATAWZSOIxSnw/view?usp=sharing

Katty Rasga
Roda de conversa. Eletiva Atualidade.
Escola Ilza Irma
ELETIVA - RODA DE CONVERSA

ELABORAÇÃO DO PERSONAGEM - GRUPO

NIVELAMENTO - SD 03 - ARTIGO DE OPINIÃO

7ª semana: 13-17/06
AVALIAÇÕES BIMESTRAIS


NIVELAMENTO - SD 03 ARTIGO DE OPINIÃO
Refacção COLETIVA do texto da proposta



1ºC

1ºB


1ºA


ELETIVA ATUALIDADE
TEMA: POLÍTICA E RELIGIÃO



8ª semana: 20-24/06
AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
Produção INDIVIDUAL de texto - artigo de opinião
CONECTIVOS

9ª semana: 27/06-01/07
DESCRITORES PARA CORREÇÃO - ENEM
CONECTIVOS JOGO
CRASE

MIGRAÇÕES

https://www.youtube.com/watch?v=rh0Et4CrB8o




Bimestral

1º Bimestre: 55 dia(s)
2º Bimestre: 45 dia(s)
3º Bimestre: 46 dia(s)
4º Bimestre: 55 dia(s)

Mensal

Janeiro: 00 dia(s)
Fevereiro: 11 dia(s)
Março: 24 dia(s)
Abril: 22 dia(s)
Maio: 22 dia(s)
Junho: 21 dia(s)
Julho: 02 dia(s)
Agosto: 23 dia(s)
Setembro: 22 dia(s)
Outubro: 21 dia(s)
Novembro: 22 dia(s)
Dezembro: 12 dia(s)



alegria_11.gifKatty Rasga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga