EEMI PROFª ILZA IRMA MOELLER COPPIO
CEP 12212-659 - Telefone:(12) 3921-7820
Katty Rasga
Profª de Língua Portuguesa e Orientação de Estudos
2016
2016
Fale comigo - deixe um comentário AQUI
KR
PROGRAMA DE AÇÃO 2016
PLANEJAMENTO DAS AULAS - Guia do aluno
GUIA 1º SEMESTRE
GUIA 2º SEMESTRE
MATERIAL DIDÁTICO
CADERNO DO ALUNO - 1º VOL - SEESEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTIGO DE OPINIÃO - JAQUELINE BARBOSA
EXERCÍCIOS DE PRÁTICA TEXTUAL
EXERCÍCIOS - SALA
APOSTILA DE CLASSES DE PALAVRAS
SEG
|
TER
|
QUAR
|
QUIN
|
SEX
|
|||
1ª
|
7h30
|
1ºD
|
HTPA
|
1ºA
|
|||
2ª
|
8h20
|
1ºC
|
1ºD
|
HTPA
|
|||
3ª
|
9h10
|
1ºC
|
1ºC
|
||||
4ª
|
10h15
|
1ºA
|
1ºA
|
||||
5ª
|
11h05
|
1ºA
|
1ºA
|
1ºB
|
|||
6ª
|
12h55
|
1ºD
|
|||||
7ª
|
13h45
|
1ºD
|
|||||
8ª
|
14h50
|
ELETIVA
|
1ºC
|
1ºD
|
|||
9ª
|
15h40
|
ELETIVA
|
1ºC
|
||||

OBJETIVO:
Promoção de multiletramentos: esferas;
letramentos multissemióticos: linguagens, mídias;
letramentos críticos e protagonistas: temas, ideologia
Promoção de multiletramentos: esferas;
letramentos multissemióticos: linguagens, mídias;
letramentos críticos e protagonistas: temas, ideologia
Os ALUNOS são, também, responsáveis pela sua própria aprendizagem e contribuir para uma comunidade de aprendizagem dinâmica e solidária.
Período letivo: 1º SEMESTRE de 2016
Aulas semanais: 5
Semanas previstas 1º BIM: 11
Aulas no bimestre: 55
Semanas previstas 2º BIM: 09
Aulas no bimestre: 45
Período letivo: 2º SEMESTRE de 2016
Aulas semanais: 5
Semanas previstas 3º BIM:
Aulas no bimestre:
Semanas previstas 4º BIM:
Aulas no bimestre:
1ª semana: 17.02 -19.02
Contrato didático
Apresentação da disciplina
Proposta de produção textual (1º texto: conhecer o aluno - ortografia, coesão, sintaxe, gênero)
- Tema: O consumo ilícito de álcool por adolescentes: como enfrentar esse desafio.
- Gênero: Artigo de Opinião
Características do gênero
Nivelamento: Apostila
2ª semana: 22.02 - 26.02
PRODUÇÃO DE TEXTOS: Reconhecendo Artigo de opinião (Sequência Didática de Artigo de Opinião de Jaqueline Barbosa)
Exercícios página 08 - 12
Ler os textos e responder
Textos 1,2,3,4,5:
Título, Gênero e três palavras ou expressões (IDEIA-CHAVE - TEMA)
Correção SD textos 1 -3
LEITURA COMPARTILHADA: Contos (Os cem melhores contos brasileiros - Ítalo Moriconi, Editora Objetiva)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Relacionar a linguagem verbal literária com a não-verbal
- Música "Palavras" Marisa Monte e Moraes Moreira
- Definições de PALAVRA
- Poesia "É fácil trocar as palavras" de Fernando Pessoa
- Poesia " Palavra Mágica de Carlos Drummond de Andrade (Caderno do Aluno)
- Música "Palavras" Titãs
- Vídeo: O poder das palavras
- Texto: Palavra ao vento de Adriana Falcão
Tarefa: A Palavra Mágica (individual) representada em linguagem não-verbal ou mista
Individual
Objetivo: Preparação para o trabalho acadêmico: ordem, limpeza, apresentação (margem, etiqueta de apresentação), estética; cumprimento de comandas; observância dos prazos.
Individual
Objetivo: Preparação para o trabalho acadêmico: ordem, limpeza, apresentação (margem, etiqueta de apresentação), estética; cumprimento de comandas; observância dos prazos.
PRODUÇÃO: Traduzam sua palavra mágica em forma de imagem
Papel A4, que pode
ser construída com lápis, tintas ou recortes. Faça o traçado de moldura na
folha, coloque seu nome no lado direito da folha em um retângulo de 05cmX02cm.
Vamos escolher alguns
trabalhos para expor no mural da classe.
Os critérios
utilizados:
–criatividade;
–distribuição da
figura na folha de papel;
–organização e limpeza
na elaboração do trabalho.
Compromisso: Trazer para a próxima semana (um recorte de jornal - anote a sua referência); trazer o livro Capitães da Areia (J Amado)
3ª semana: 29/02 - 04/03
PRODUÇÃO DE TEXTOS:
SD Artigo de Opinião
Correção textos 4 e 5
Exercícios pág 13-15
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado (As cartas)
NIVELAMENTO: Reflexão sobre as classes gramaticais (substantivo e adjetivo); Reforço na habilidade de reconhecer fato/opinião e o tema do texto
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CA - pág 8 - Teoria: Signo, Código, Linguagem, Língua
Notícia: Identificar elementos internos e externos
Tomada de notas
Livro didático: pág 182 - 188
Caderno aluno: pág 8 - 11
PPT NOTÍCIAS
Tarefa: Identificar através de legenda o LEAD na notícia
Individual
Individual
Papel A4. (sulfite-moldura e identificação)
Faça o traçado de moldura na folha, coloque seu nome no lado direito da folha em um retângulo de 05cmX02cm.
Cole de maneira estética o recorte de jornal, coloque a legenda abaixo e identifique no texto sublinhando com as cores correspondentes. Não esqueça da referência (Jornal, página, data)
Faça o traçado de moldura na folha, coloque seu nome no lado direito da folha em um retângulo de 05cmX02cm.
Cole de maneira estética o recorte de jornal, coloque a legenda abaixo e identifique no texto sublinhando com as cores correspondentes. Não esqueça da referência (Jornal, página, data)
QUEM? - vermelho
O QUÊ? - azul
ONDE? - MARRON
QUANDO? - amarelo
COMO? - rosa
PORQUÊ? - verde
4ª semana: 07/03 - 11/03
PRODUÇÃO DE TEXTOS: Correção dos exercícios e pesquisa sobre o tema Lei Maria da Penha
Texto expositivo
Tarefa:
Produção textual
Gêneros expositivos
Tema: Lei Mª da Penha
1ºA - cartaz - 21/3
1ºB - produto midiático (ppt, vídeo) - 28/3
1º C - texto expositivo-argumentativo - 21/3
1ºD- Cartaz - 22/3
Apoio: Caderno do aluno pág 15; Encarte da Lei; pesquisas na web
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado (até pág 30)Produção textual
Gêneros expositivos
Tema: Lei Mª da Penha
1ºA - cartaz - 21/3
1ºB - produto midiático (ppt, vídeo) - 28/3
1º C - texto expositivo-argumentativo - 21/3
1ºD- Cartaz - 22/3
Apoio: Caderno do aluno pág 15; Encarte da Lei; pesquisas na web
NIVELAMENTO: Reflexão sobre a classe gramatical advérbio e correção dos exercícios
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Notícia: Identificar elementos internos
Correção da tarefa LEAD
(1ºD- TAREFA: Proposta de produção do LEAD)
Notícia: Identificar elementos interno
Nivelamento dala de aula: Exercícios de prática textual
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Exercício para nivelamento: COESÃO E COERÊNCIA
5ª semana: 14/03 - 18/03
PRODUÇÃO DE TEXTOS: Cartazes dos trabalhos da Lei Mª da Penha
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado
NIVELAMENTO: Reflexão sobre a classe gramatical adjetivo, advérbio e substantivo (1ºD);
Exercícios: Análise de LEAD
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais6ª semana: 21/03 - 24/03
25/03 sexta-feira da Paixão
Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha - Seminário
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado
NIVELAMENTO: Reflexão sobre a classe gramatical
Exercícios: correção do LEAD
Tarefa:
Produção: Análise da Primeira capa de jornal
Grupo
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado (até pág )Produção: Análise da Primeira capa de jornal
Grupo
Análise de Página de Jornal impresso –
1ª capa
Exercício: Identificar no trabalho a Legenda abaixo
Material: Cartolina (margem e etiquetade identificação), 1ª página de jornal, cola, caneta colorida, sulfite
Legenda
CABEÇALHO
1. Título
do jornal
2.
Quantidade de páginas
3. Horário
de fechamento da edição
4. Dia,
mês, ano, cidade, site
5. Preço
do jornal
6. Anúncio
CORPO
7.a
- manchete com foto
7.b -
manchete sem foto
8. Sutiã -
bigode
9. Lead da
matéria
10.a - texto chamada com foto
10.b -
texto chamada sem foto
11. Olho
12. Chapéu
13. Índice
14.
Foto-legenda
15.
Chamada título
16.
Assinatura (repórter)
17.
Crédito da foto
18.
Intertítulo
19.
Gráfico
20.
Infográfico
21. Tabela
22. Charge
23.
Chamada dos cadernoProjeto BULLYING - Assistir ao filme "Um Grito de Socorro"
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
7ª semana: 28/03 - 01/04
Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha
PRODUÇÃO DE TEXTOS: resumo do filme; síntese
Notícia teoria
Notícia - leitura e análise
LEITURA COMPARTILHADA: Capitães da Areia, Jorge Amado
NIVELAMENTO: Prática textual - tarefa 01
Observação de uma mesma notícia em jornais com públicos diferentes
Tarefa: Produção de notícias para dois públicos diferentes
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Eletiva
Trabalho sobre a Lei Maria da Penha
https://www.facebook.com/art.msc/videos/929371153850604/
8ª semana: 04/04 - 08/04
Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha
Leitura de resenhas
Produção de resumo
Correção da Análise da 1º capa de jornal
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Nivelamento: Gráficos e tabelas
Tarefa: Produção de notícias para dois públicos diferentes - lúdico
Leitura: Capitães da Areia, J Amado
9ª semana: 11/04 - 15/04
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Apresentação dos trabalhos da Lei Mª da Penha
Produção de resenha
Correção da Análise da 1º capa de jornal
Provas bimestrais
10ª semana: 18/04 - 22/04
Tomar notas
Devolutiva
Variantes
Predicação
SA5 - pág 40-44
Correção da Análise da 1º capa de jornal
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
Produção de resenha
11ª semana: 25/04 - 29/04
Conselho de Classe
25 abril 2016 - Conselho de Classe
Variantes
SA5
Correção de predicação - tarefa 02
Correção Produção textual
Tarefa permanente: Exposição oral de temas atuais
1ª semana: 02-06/05
HORA DO ALMOÇO - CORRESPONSABILIDADE
TUTORIA COLETIVA - PRINCÍPIOS, PREMISSAS E VALORES DO PEI
2ª semana: 09-13/05
Elaboração do poema coletivo
3ª semana: 16-20/05
ELETIVA ATUALIDADES - JOGOS CONECTIVOS
REPLICABLILIDADE
HORA DO ALMOÇO
NIVELAMENTO - SD 01 - NOTÍCIA
Produção - duplas - notícia para jornais diferentes
Refacção COLETIVA do texto da proposta de SD
- SÁBADO LETIVO -



21/05 - SÁBADO LETIVO
4ª semana: 23-25/05
5ª semana: 30/05-03/06
6ª semana: 06-10/06
https://drive.google.com/file/d/1prv5rPiu0dhTwgCPs4drR3ATAWZSOIxSnw/view?usp=sharing
ELETIVA - RODA DE CONVERSA

0:00



