STEM - PROJETO ENERGIA

 

Público alvo: Estudantes do Ensino Médio,

Conceitos de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)

 Design Thinking: Projeto Energia

1. Empatia

Objetivo: Entender as necessidades, desejos e desafios dos estudantes em relação ao tema "Energia".

Atividades:

Entrevistas e Pesquisas: Conduzir entrevistas com estudantes, professores e especialistas em energia para compreender suas perspectivas.

Exemplo: Entrevistar estudantes e professores sobre seu uso de energia na escola e em casa.

Observar o uso de energia na escola e em casa, identificando problemas e oportunidades de melhoria.

Jornada do Usuário: Criar uma jornada do usuário para mapear as interações dos estudantes com o tema energia em seu cotidiano.

 

2. Definição

Objetivo: Sintetizar as descobertas da fase de empatia e definir um problema claro e específico.

Atividades:

Pontos de Vista (POV): Redigir declarações de ponto de vista que expressam o problema central a ser resolvido.

Exemplo: "Os estudantes precisam entender melhor a importância da eficiência energética porque isso pode reduzir o consumo de energia e os custos."

"Os estudantes precisam aprender práticas de eficiência energética porque isso pode reduzir o consumo de energia e promover a sustentabilidade."

"Tema do Projeto: "Eficiência Energética na Escola"

Mapa de Problemas: Criar um mapa visual dos problemas identificados.

 

3. Ideação

Objetivo: Gerar o maior número possível de ideias e soluções para o problema definido.

Atividades:

Brainstorming: Realizar sessões de brainstorming com os alunos, incentivando a criatividade e a liberdade de ideias.

Exemplo de Brainstorming: Ideias como instalar sensores de movimento para iluminação, campanhas de conscientização sobre desligar aparelhos quando não estão em uso, e competições de economia de energia entre turmas.

Mapas Mentais: Criar mapas mentais para explorar diferentes aspectos das ideias geradas.

4. Prototipagem

Objetivo: Desenvolver protótipos das ideias mais promissoras para testar e refinar.

Atividades:

Criação de Protótipos: Utilizar materiais simples (papel, cartolina, materiais recicláveis) para construir protótipos físicos das ideias.

Storyboards: Desenvolver storyboards para visualizar como as soluções funcionariam na prática.

Exemplo de Protótipo: Criar um sensor de movimento básico com materiais disponíveis no laboratório de física ou uma maquete explicativa de como funcionaria a competição de economia de energia.

 

5. Teste

Objetivo: Testar os protótipos com os usuários finais (estudantes e professores) e obter feedback para melhorias.

Atividades:

Sessões de Teste: Apresentar os protótipos aos estudantes e coletar feedback.

Exemplo: Apresentar a maquete e o sensor para os alunos e coletar feedback sobre a viabilidade e interesse.

Observação e Análise: Observar as reações e interações dos estudantes com os protótipos, anotando pontos positivos e áreas de melhoria.

Refinamento: Refinar os protótipos com base no feedback recebido, iterando o processo até chegar a uma solução viável.

Exemplo: Ajustar a solução com base no feedback, talvez simplificando a competição ou aprimorando o design do sensor.



ESQUENTA: GINCANA

1. Planejamento Geral

Objetivos:

Promover o conhecimento sobre energia e suas diversas formas.

Incentivar o interesse dos alunos por ciências.

Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.

Público-alvo:

Alunos do Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Duração:

Um dia inteiro ou dividido em várias etapas ao longo de uma semana.

 

2. Estrutura do Evento

-              Abertura:

Palestra inicial sobre a importância da energia, suas fontes e desafios.

Apresentação das regras e do cronograma da Olimpíada.

Provas e Atividades:

-              Prova Teórica:

Questões de múltipla escolha e dissertativas sobre conceitos de energia (cinética, potencial, elétrica, renovável, etc.).

Ex.: Explique a diferença entre energia renovável e não renovável e dê exemplos de cada.

-              Desafio Experimental:

Experimentos práticos em laboratório, como construção de circuitos elétricos simples, ou demonstração do princípio de conservação de energia.

Ex.: Montar um circuito elétrico que acenda uma lâmpada usando pilhas, fios e uma lâmpada.

-              Quiz Rápido:

Rodadas de perguntas rápidas sobre energia, onde as equipes competem para ver quem responde primeiro.

Ex.: O que é energia geotérmica?

-              Projeto Criativo:

Propor a criação de um projeto inovador relacionado à energia sustentável, como uma maquete de uma casa solar.

Ex.: Projetar e apresentar um sistema de captação de energia solar para uma casa.

Intervalo:

Atividades de descontração, como jogos temáticos ou demonstrações científicas divertidas.

 

3. Encerramento

Apresentação dos Projetos:

Cada equipe apresenta seu projeto criativo para um painel de jurados.

Premiação:

Medalhas e certificados para os vencedores das diferentes categorias.

Premiação especial para a equipe com o projeto mais inovador.

 

4. Recursos Necessários

Materiais de laboratório (pilhas, fios, lâmpadas, etc.).

Espaço para a realização das atividades (salas de aula, laboratórios).

Jurados e monitores para ajudar na organização e na avaliação.

 

5. Divulgação e Inscrição

Cartazes e anúncios nas escolas.

Formulários de inscrição online ou impressos.

Permissão e apoio dos diretores e professores.

 

6. Sugestões de Temas para as Provas Teóricas e Projetos Energia e Meio Ambiente:

Impacto ambiental das diferentes fontes de energia.

Energias renováveis e suas vantagens.

Eficiência Energética: Formas de economizar energia no dia a dia.

Tecnologia e inovação para melhorar a eficiência energética.

Física da Energia: Conceitos de trabalho, potência e conservação de energia.

Transferência e transformação de energia.

 

 Prova Teórica: Energia

Parte 1: Questões de Múltipla Escolha

1.1 Qual é a unidade de medida da energia no Sistema Internacional de Unidades (SI)?

a) Watt (W)

 b) Joule (J)

 c) Volt (V)

 d) Caloria (cal)

 

1.2 Qual das seguintes opções é uma fonte de energia renovável?

a) Carvão

 b) Petróleo

 c) Energia solar

 d) Gás natural

 

1.3 O que é energia cinética?

a) Energia armazenada em um objeto devido à sua posição

 b) Energia que um objeto possui devido ao seu movimento

 c) Energia gerada por reações químicas

 d) Energia transferida por ondas eletromagnéticas

 

1.4 A lei da conservação de energia afirma que:

 a) A energia pode ser criada e destruída

 b) A energia pode ser convertida de uma forma para outra, mas a quantidade total permanece constante

 c) A energia só pode ser convertida em calor

 d) A energia é sempre perdida no processo de transformação

 

1.5 Qual dos seguintes dispositivos converte energia elétrica em energia mecânica?

a) Bateria

 b) Gerador

 c) Motor elétrico

 d) Painel solar

 

Parte 2: Questões Dissertativas

2.1 Explique a diferença entre energia potencial e energia cinética, fornecendo um exemplo de cada.

2.2 Descreva o processo de geração de energia em uma usina hidrelétrica e explique como a energia da água em movimento é transformada em energia elétrica.

2.3 Quais são os principais impactos ambientais do uso de combustíveis fósseis e como as fontes de energia renovável podem mitigar esses impactos?

2.4 Discuta os benefícios e desafios da energia solar como fonte de energia sustentável. Inclua aspectos econômicos, tecnológicos e ambientais.

2.5 Explique o conceito de eficiência energética e descreva três maneiras pelas quais a eficiência energética pode ser melhorada em edifícios residenciais.

 

Parte 3: Problemas de Cálculo

3.1 Um objeto de 2 kg está se movendo a uma velocidade de 3 m/s. Qual é a energia cinética do objeto?

Fórmula: Ek=12mv2E_k = \frac{1}{2}mv^2Ek​=21​mv2

 

3.2 Uma lâmpada de 60 W fica acesa por 5 horas. Qual é a quantidade total de energia consumida pela lâmpada em joules?

Dado: 1kWh=3.6×106J1 \text{kWh} = 3.6 \times 10^6 \text{J}1kWh=3.6×106J

 Fórmula: E=P×tE = P \times tE=P×t

 

3.3 Calcule a energia potencial gravitacional de um objeto de 10 kg localizado a 5 metros de altura. Considere a aceleração da gravidade g=9.8m/s2g = 9.8 \text{m/s}^2g=9.8m/s2.

Fórmula: Ep=mghE_p = mghEp​=mgh

 

3.4 Uma casa consome 400 kWh de energia elétrica por mês. Se a tarifa de energia é de R$ 0,60 por kWh, qual será o custo mensal da conta de energia elétrica dessa casa?

 

 

 

RESPOSTAS

Parte 1: Questões de Múltipla Escolha

1.1 Qual é a unidade de medida da energia no Sistema Internacional de Unidades (SI)?

Resposta: b) Joule (J)

 

1.2 Qual das seguintes opções é uma fonte de energia renovável?

Resposta: c) Energia solar

 

1.3 O que é energia cinética?

Resposta: b) Energia que um objeto possui devido ao seu movimento

 

1.4 A lei da conservação de energia afirma que:

Resposta: b) A energia pode ser convertida de uma forma para outra, mas a quantidade total permanece constante

 

1.5 Qual dos seguintes dispositivos converte energia elétrica em energia mecânica?

Resposta: c) Motor elétrico

 

Parte 2: Questões Dissertativas

2.1 Explique a diferença entre energia potencial e energia cinética, fornecendo um exemplo de cada.

Resposta:

Energia Potencial: Energia armazenada devido à posição ou condição de um objeto. Exemplo: Um livro numa estante tem energia potencial gravitacional.

Energia Cinética: Energia de um objeto em movimento. Exemplo: Um carro em movimento tem energia cinética.

 

2.2 Descreva o processo de geração de energia em uma usina hidrelétrica e explique como a energia da água em movimento é transformada em energia elétrica.

Resposta:

A água represada é liberada, movendo turbinas ao fluir através delas.

As turbinas giram e acionam geradores, convertendo a energia mecânica da água em energia elétrica.

 

2.3 Quais são os principais impactos ambientais do uso de combustíveis fósseis e como as fontes de energia renovável podem mitigar esses impactos?

Resposta:

Impactos dos Combustíveis Fósseis: Emissão de gases de efeito estufa, poluição do ar, esgotamento de recursos naturais.

Mitigação pelas Energias Renováveis: Menor emissão de poluentes, uso sustentável de recursos (sol, vento), menor impacto ambiental.

 

2.4 Discuta os benefícios e desafios da energia solar como fonte de energia sustentável. Inclua aspectos econômicos, tecnológicos e ambientais.

Resposta:

Benefícios: Redução de emissões de carbono, fonte inesgotável de energia, redução de custos a longo prazo.

Desafios: Alto custo inicial de instalação, eficiência variável dependendo das condições climáticas, necessidade de grandes áreas para painéis.

 

2.5 Explique o conceito de eficiência energética e descreva três maneiras pelas quais a eficiência energética pode ser melhorada em edifícios residenciais.

Resposta:

Conceito: Uso de menos energia para realizar a mesma tarefa, reduzindo desperdícios.

Maneiras de Melhorar:

Uso de lâmpadas LED.

Isolamento térmico adequado.

Eletrodomésticos eficientes (com selo Procel ou Energy Star).

 

 

Parte 3: Problemas de Cálculo

3.1 Um objeto de 2 kg está se movendo a uma velocidade de 3 m/s. Qual é a energia cinética do objeto?

Fórmula: Ek=12mv2E_k = \frac{1}{2}mv^2Ek​=21​mv2

Cálculo: Ek=12×2 kg×(3 m/s)2E_k = \frac{1}{2} \times 2 \, \text{kg} \times (3 \, \text{m/s})^2Ek​=21​×2kg×(3m/s)2

Ek=12×2×9E_k = \frac{1}{2} \times 2 \times 9Ek​=21​×2×9

Ek=1×9E_k = 1 \times 9Ek​=1×9

Resposta: 9 Joules

 

3.2 Uma lâmpada de 60 W fica acesa por 5 horas. Qual é a quantidade total de energia consumida pela lâmpada em joules?

Dado: 1kWh=3.6×106J1 \text{kWh} = 3.6 \times 10^6 \text{J}1kWh=3.6×106J

Fórmula: E=P×tE = P \times tE=P×t

Cálculo: E=60 W×5 hE = 60 \, \text{W} \times 5 \, \text{h}E=60W×5h

Convertendo horas para segundos: 5 h=5×3600 s=18000 s5 \, \text{h} = 5 \times 3600 \, \text{s} = 18000 \, \text{s}5h=5×3600s=18000s

E=60 W×18000 sE = 60 \, \text{W} \times 18000 \, \text{s}E=60W×18000s

E=1080000 JE = 1080000 \, \text{J}E=1080000J

Resposta: 1.08 \times 10^6 Joules (ou 1080000 Joules)

 

3.3 Calcule a energia potencial gravitacional de um objeto de 10 kg localizado a 5 metros de altura. Considere a aceleração da gravidade g=9.8m/s2g = 9.8 \text{m/s}^2g=9.8m/s2.

Fórmula: Ep=mghE_p = mghEp​=mgh

Cálculo: Ep=10 kg×9.8 m/s2×5 mE_p = 10 \, \text{kg} \times 9.8 \, \text{m/s}^2 \times 5 \, \text{m}Ep​=10kg×9.8m/s2×5m

Ep=10×9.8×5E_p = 10 \times 9.8 \times 5Ep​=10×9.8×5

Ep=490 JE_p = 490 \, \text{J}Ep​=490J

Resposta: 490 Joules

 

3.4 Uma casa consome 400 kWh de energia elétrica por mês. Se a tarifa de energia é de R$ 0,60 por kWh, qual será o custo mensal da conta de energia elétrica dessa casa?

Cálculo: Custo=400 kWh×R$0,60/kWhCusto = 400 \, \text{kWh} \times R\$ 0,60/\text{kWh}Custo=400kWh×R$0,60/kWh

Custo=400×0,60Custo = 400 \times 0,60Custo=400×0,60

Custo=R$240Custo = R\$ 240Custo=R$240

Resposta: R$ 240

 


 

 Quiz sobre Energia

Perguntas de Múltipla Escolha

1 Qual é a principal fonte de energia para a Terra? a) Energia nuclear

 b) Energia solar

 c) Energia eólica

 d) Energia hidráulica

 

2 O que é energia eólica? a) Energia obtida do sol

 b) Energia gerada pelo vento

 c) Energia gerada pelas marés

 d) Energia gerada por reações nucleares

 

3 Qual dos seguintes é um exemplo de energia não renovável? a) Energia solar

 b) Energia eólica

 c) Petróleo

 d) Energia geotérmica

 

4 Qual é o maior desafio do uso de energia solar? a) Poluição do ar

 b) Variabilidade e dependência das condições climáticas

 c) Alto custo de produção de painéis solares

 d) Necessidade de grandes áreas para instalação

 

5 Qual é a função de um transformador elétrico? a) Armazenar energia elétrica

 b) Converter energia mecânica em elétrica

 c) Alterar a tensão da energia elétrica

 d) Medir o consumo de energia elétrica

 

Perguntas Verdadeiro ou Falso

6 A energia térmica é a energia interna de um objeto devido ao movimento de suas partículas.

Verdadeiro

Falso

 

7 A energia hidrelétrica utiliza a força da água em movimento para gerar eletricidade.

Verdadeiro

Falso

 

8 A energia nuclear é considerada uma fonte de energia renovável.

Verdadeiro

Falso

 

9 Os painéis solares funcionam melhor em dias nublados do que em dias ensolarados.

Verdadeiro

Falso

 

10 A eficiência energética se refere ao uso de menos energia para realizar a mesma tarefa.

Verdadeiro

Falso

 

Perguntas de Preenchimento de Lacunas

11 A ____________ é a energia que um corpo possui devido à sua posição ou condição.

(Resposta: energia potencial)

 

12 A ____________ é a energia que se transfere de um objeto para outro devido a uma diferença de temperatura.

(Resposta: energia térmica)

 

13 A energia ____________ é gerada através da queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo.

(Resposta: energia fóssil)

 

14 O efeito ____________ ocorre quando a luz solar atravessa a atmosfera e aquece a superfície da Terra.

(Resposta: efeito estufa)

 

15 As ____________ são dispositivos que convertem energia solar diretamente em eletricidade.

(Resposta: células fotovoltaicas ou painéis solares)

 

Respostas

1 b) Energia solar

2 b) Energia gerada pelo vento

3 c) Petróleo

4 b) Variabilidade e dependência das condições climáticas

5 c) Alterar a tensão da energia elétrica

6 Verdadeiro

7 Verdadeiro

8 Falso

9 Falso

10 Verdadeiro

11 energia potencial

12 energia térmica

13 energia fóssil

14 efeito estufa

15 células fotovoltaicas ou painéis solares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Projeto: Explorando a Energia através de STEM

O tema "Energia" é multidisciplinar e pode ser abordado de diversas maneiras em Física, Matemática, Química e Biologia no Ensino Médio.

 

Pergunta Norteadora Desafiadora para o Tema Energia

"Como podemos desenvolver e implementar soluções inovadoras e sustentáveis para atender à crescente demanda energética global, minimizando os impactos ambientais e sociais?"

 

 

Abaixo estão sugestões de como cada disciplina pode trabalhar com esse tema:

 

Física

Tipos de Energia: Estudar diferentes formas de energia (cinética, potencial, térmica, elétrica, nuclear) e suas transformações.

Leis da Conservação de Energia: Aplicar o princípio da conservação da energia em diferentes contextos, como sistemas mecânicos e elétricos.

Energia e Trabalho: Relacionar trabalho e energia, explorando conceitos de força, deslocamento, e trabalho mecânico.

Energia Térmica: Estudar transferência de calor, leis da termodinâmica, e eficiência de máquinas térmicas.

Energia em Sistemas Elétricos: Analisar circuitos elétricos, potência elétrica, e eficiência energética.

 

Matemática

Cálculos de Energia: Resolver problemas que envolvem cálculos de energia cinética, potencial, e térmica.

Estatísticas e Probabilidade: Analisar dados sobre consumo de energia, eficiência de fontes de energia, e tendências de consumo energético.

Modelagem Matemática: Criar modelos matemáticos para simular sistemas energéticos, como o consumo de energia de uma casa ou a produção de energia em uma usina.

Funções e Gráficos: Utilizar funções e gráficos para representar variações de energia, consumo energético, e eficiência de sistemas energéticos.

 

Química

Reações Exotérmicas e Endotérmicas: Estudar reações químicas que liberam ou absorvem energia, e explorar o conceito de entalpia.

Combustíveis e Energia: Analisar diferentes tipos de combustíveis (fósseis e renováveis), suas reações de combustão e impacto ambiental.

Eletrólise e Células Eletroquímicas: Explorar como energia elétrica pode ser usada para provocar reações químicas e vice-versa.

Termoquímica: Investigar a energia envolvida em reações químicas e mudanças de estado, e como essas energias são medidas e calculadas.

 

Biologia

Energia nos Ecossistemas: Estudar fluxos de energia em ecossistemas, incluindo a fotossíntese e a respiração celular.

Metabolismo e Energia: Explorar como organismos produzem e utilizam energia, incluindo ATP, glicólise, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons.

Energia e Sustentabilidade: Discutir o impacto das diferentes fontes de energia no meio ambiente e a importância da sustentabilidade energética.

Energia em Organismos: Analisar como diferentes organismos obtêm, armazenam e utilizam energia para crescer, reproduzir e manter suas funções.

 

Projetos Interdisciplinares

Integrando os conhecimentos dessas disciplinas, os alunos podem ter uma compreensão mais holística e aplicada do tema "Energia", preparando-os para lidar com questões complexas no mundo real.

Estudo de Caso: Fontes de Energia: Pesquisar e comparar diferentes fontes de energia (solar, eólica, hidrelétrica, nuclear), considerando aspectos físicos, químicos, biológicos e matemáticos.

Eficiência Energética: Projetar e avaliar a eficiência energética de uma casa ou escola, integrando conceitos de todas as disciplinas.

Impacto Ambiental da Energia: Analisar o impacto ambiental das diferentes fontes de energia, incluindo poluição, mudanças climáticas e sustentabilidade.

Feira de Ciências sobre Energia: Realizar uma feira de ciências onde os alunos apresentam projetos relacionados à energia, explorando diferentes aspectos e soluções inovadoras.

 

Objetivos do Projeto

1. Compreender os diferentes tipos de energia e suas transformações.

2. Aplicar conceitos de ciência e matemática em experimentos práticos.

3. Desenvolver habilidades em engenharia e tecnologia através de projetos "mão na massa".

4. Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

 

Módulo 1: Introdução à Energia

M1.1 Aula Teórica

- Conceitos básicos de energia: cinética, potencial, térmica, elétrica, etc.

- Leis da conservação de energia.

- Fontes renováveis e não-renováveis de energia.

 

Experimento Prático: Construção de um Pêndulo Simples

- Materiais: corda, peso (pode ser uma bola de metal), régua, cronômetro.

- Procedimento:

               1. Prender a corda com o peso em um ponto fixo.

               2. Medir a altura inicial do peso.

               3. Soltar o peso e cronometrar o tempo de oscilação.

               4. Discutir como a energia potencial se transforma em energia cinética.

 

 

Módulo 2: Energia Térmica e Transferência de Calor

 

Aula Teórica

- Princípios de termodinâmica.

- Métodos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.

 

Experimento Prático:  Construção de um Aquecedor Solar

- Materiais: garrafas PET, tinta preta, mangueira de plástico, água, papel alumínio, caixa de papelão.

- Procedimento:

  1. Pintar as garrafas PET com tinta preta.

  2. Montar as garrafas em série usando a mangueira de plástico.

  3. Colocar o conjunto em uma caixa de papelão forrada com papel alumínio.

  4. Encher as garrafas com água e expor ao sol.

  5. Medir a temperatura inicial e final da água.

 

 

Módulo 3: Introdução à Energia Solar

Aula Teórica

-Conceitos básicos de energia solar.

-Como funciona a conversão de energia solar em energia elétrica (efeito fotovoltaico).

-Tipos de painéis solares e suas aplicações.

 

Experimento Prático: Construção de um Forno Solar

Materiais: caixa de papelão, papel alumínio, filme plástico transparente, fita adesiva, termômetro, recipiente para cozinhar.

Procedimento: Forrar o interior da caixa de papelão com papel alumínio.

Cobrir a abertura da caixa com filme plástico transparente, vedando bem com fita adesiva.

Colocar um termômetro dentro da caixa para monitorar a temperatura.

Posicionar a caixa ao sol e observar o aumento da temperatura.

Utilizar o forno solar para cozinhar alimentos simples, como s'mores ou vegetais.

 

Módulo 4: Painéis Solares e Circuitos Fotovoltaicos

Aula Teórica

Estrutura e funcionamento de painéis solares fotovoltaicos.

Conceitos de corrente elétrica, tensão e potência.Interligação de células solares para formar painéis.

 

Experimento Prático

Construção de um Mini Painel Solar

Materiais: pequenas células solares (disponíveis em kits de ciências), fios elétricos, multímetro, LED, fita adesiva.

Procedimento: Conectar várias células solares em série ou paralelo para formar um painel pequeno.

Utilizar o multímetro para medir a tensão e corrente geradas pelo painel sob luz solar direta.

Conectar o painel a um LED e observar o funcionamento.

Experimentar diferentes configurações e ângulos de inclinação para otimizar a eficiência do painel.

 

Módulo 5: Armazenamento de Energia Solar

Aula Teórica

Métodos de armazenamento de energia: baterias e sistemas de armazenamento térmico.

Características e tipos de baterias usadas em sistemas solares.

Desafios e soluções para o armazenamento de energia solar.

 

Experimento Prático

Construção de um Sistema Solar com Armazenamento de Energia

Materiais: painel solar pequeno, bateria recarregável, controlador de carga (opcional), lâmpada LED, fios elétricos, interruptor.

Procedimento:Conectar o painel solar a uma bateria recarregável através de um controlador de carga (se disponível).

Ligar uma lâmpada LED à bateria, incluindo um interruptor para controle.

Expor o painel solar ao sol e carregar a bateria.Utilizar a energia armazenada na bateria para acender a lâmpada LED.

Monitorar a eficiência do sistema e discutir possíveis melhorias.

 

 

Módulo 6: Aplicações Práticas da Energia Solar

Aula Teórica

Aplicações da energia solar em residências, indústrias e comunidades.

Vantagens ambientais e econômicas da energia solar.Inovações tecnológicas e futuras tendências em energia solar.

 

Experimento Prático

Projeto de um Sistema Solar Residencial Simulado

Materiais: software de simulação ou planilhas para cálculo, modelos de painéis solares, diagramas elétricos.

Procedimento:Utilizar um software de simulação ou uma planilha para projetar um sistema solar para uma residência fictícia.

Calcular a demanda de energia da residência e dimensionar o sistema solar (número de painéis, capacidade da bateria, etc.).

Criar um diagrama elétrico mostrando a interligação dos componentes do sistema.

Apresentar o projeto, justificando as escolhas feitas e discutindo a viabilidade econômica e ambiental.

 

 

Módulo 7: Energia Elétrica e Circuitos

 

Aula Teórica

- Conceitos básicos de eletricidade: corrente, tensão, resistência.

- Leis de Ohm e Kirchhoff.

- Fontes de energia elétrica: baterias, painéis solares.

 

M3.2 Experimento Prático: Construção de um Circuito Elétrico Simples

- Materiais: bateria, fios, interruptor, lâmpada LED, multímetro.

- Procedimento:

  1. Montar um circuito simples ligando a bateria, interruptor e lâmpada.

  2. Medir a corrente e a tensão usando o multímetro.

  3. Explorar a variação da resistência e seu efeito na corrente.

 

Módulo 8: Energias Renováveis

 

M4.1 Aula Teórica

- Tipos de energias renováveis: solar, eólica, hidroelétrica, biomassa.

- Vantagens e desvantagens das energias renováveis.

- Impacto ambiental das diferentes fontes de energia.

 

M4.2 Experimento Prático: Construção de um Mini Gerador Eólico

- Materiais: motor DC (pode ser retirado de um brinquedo antigo), hélices (feitas de plástico ou papelão), LED, base de madeira, fios.

- Procedimento:

  1. Fixar as hélices no eixo do motor DC.

  2. Montar o motor em uma base que permita girar livremente.

  3. Conectar o motor a um LED usando fios.

  4. Colocar o gerador em um local com vento e observar o LED acender.

 

Avaliação e Discussão

-Guias detalhados para cada experimento, incluindo diagramas e instruções passo a passo.

- Relatórios de experimentos, descrevendo procedimentos, observações e conclusões.

- Discussões em grupo sobre os resultados e possíveis melhorias nos experimentos.

- Apresentações sobre os resultados e possíveis melhorias nos experimentos.

-Apresentação sobre aplicação prática,  no dia a dia, dos conceitos aprendidos.

- Discussões sobre a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e impacto da energia solar no futuro energético.

 

Recursos e Materiais

Kits de células solares e componentes elétricos.

Acesso a software de simulação para o projeto final.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES “MÃO NA MASSA”

 

Vamos desenvolver um projeto STEM focado exclusivamente em energia solar. Este projeto inclui aulas teóricas e práticas, com ênfase em experimentos "mão na massa" que os estudantes do ensino médio podem realizar.

 

Este projeto visa proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda e prática da energia solar, incentivando a aplicação dos conhecimentos de STEM em situações reais e promovendo a conscientização sobre as vantagens das fontes de energia renovável.

 

 

Pergunta Norteadora Desafiadora para o Tema Energia

"Como podemos desenvolver e implementar soluções inovadoras e sustentáveis para atender à crescente demanda energética global, minimizando os impactos ambientais e sociais?"

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


Quiz de Física: Energia, Transferência de Calor, Leis da Termodinâmica e Eficiência de Máquinas Térmicas

1. Energia e Tipos de Energia

  1. O que é energia cinética?

A) Energia armazenada em um objeto devido à sua posição

B) Energia que um objeto possui devido ao seu movimento

C) Energia associada a reações químicas

D) Energia emitida por um corpo devido à sua temperatura

  1. Qual das seguintes é uma forma de energia potencial?

A) Energia térmica

B) Energia sonora

C) Energia gravitacional

D) Energia luminosa

2. Transferência de Calor

  1. Qual das seguintes é um exemplo de condução térmica?

A) Aquecimento de água em uma panela no fogão

B) Aquecimento de uma sala com um aquecedor elétrico

C) Aquecimento do solo pelo sol

D) Aquecimento das mãos esfregando-as juntas

 

  1. O que é convecção?

A) Transferência de calor através de ondas eletromagnéticas

B) Transferência de calor através de um material sólido

C) Transferência de calor por meio de movimentos de fluidos

D) Nenhuma das alternativas acima

 

3. Leis da Termodinâmica

  1. Qual é a Primeira Lei da Termodinâmica?

A) Energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada de uma forma para outra

B) A entropia de um sistema isolado nunca diminui

C) A energia total de um sistema fechado sempre aumenta

D) Nenhuma das alternativas acima

 

  1. Qual das afirmações sobre a Segunda Lei da Termodinâmica é verdadeira?

A) A entropia de um sistema isolado sempre aumenta

B) Energia pode ser completamente convertida em trabalho sem perdas

C) Calor flui espontaneamente de um corpo frio para um corpo quente

D) A energia total de um sistema isolado é sempre constante

 

4. Eficiência de Máquinas Térmicas

  1. O que é a eficiência de uma máquina térmica?

A) A relação entre o trabalho realizado pela máquina e o calor absorvido

B) A quantidade de calor absorvida pela máquina

C) A quantidade de calor rejeitada pela máquina

D) A quantidade de trabalho realizado pela máquina

  1. Uma máquina térmica opera entre duas fontes de temperatura: uma fonte quente a 500 K e uma fonte fria a 300 K. Qual é a eficiência máxima teórica (eficiência de Carnot) dessa máquina?

A) 60%

B) 40%

C) 33%

D) 50%

 

5. Aplicações Práticas

  1. Qual das seguintes situações descreve a aplicação da Primeira Lei da Termodinâmica?

A) Uma panela de água aquecida até ferver

B) O resfriamento de uma bebida na geladeira

C) A transformação de energia elétrica em energia luminosa em uma lâmpada

D) Todas as alternativas acima

 

  1. Uma máquina térmica que realiza 200 J de trabalho rejeita 300 J de calor para a fonte fria. Qual é a eficiência dessa máquina?

A) 25%

B) 40%

C) 60%

D) 66%


Respostas

  1. B) Energia que um objeto possui devido ao seu movimento
  2. C) Energia gravitacional
  3. A) Aquecimento de água em uma panela no fogão
  4. C) Transferência de calor por meio de movimentos de fluidos
  5. A) Energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada de uma forma para outra
  6. A) A entropia de um sistema isolado sempre aumenta
  7. A) A relação entre o trabalho realizado pela máquina e o calor absorvido
  8. B) 40%
  9. D) Todas as alternativas acima
  10. B) 40%

 

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Katty Rasga