Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol fernando Hernández. Ele se baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar. "Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes", lembra. "Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos".
O modelo propõe que o docente abandone o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.
É importante entender que não há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O primeiro passo é determinar um assunto - a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. "Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto", diz Hernández.
Hernández alerta que não basta o tema ser "do gosto" dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. "Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animados", explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos - isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar. Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplinas(s). Nunca o inverso.
É importante frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. "É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações", explica Hernández.
Para Hernándes a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.
Para Hernández o professor intera ação numa proposta pedagógica de currículo e projetos didáticos, onde insere o aluno como um pesquisador, sujeito transformador de uma sociedade, em seu meio. Para responder a essa inquietação, o melhor jeito é organizar o currículo num projeto de trabalho na definição de objetivos da aprendizagem.
0 projeto de trabalho avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos. Isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela participação, definição e pesquisas em trabalho em grupos, individual, seminários a levantamento de dúvidas. O projeto estabelece metas e avança mediante respostas. O aluno passa de sujeito passivo a sujeito do processo.
O professor determina o assunto entre a garotada, a pesquisa, estabelece objetivos insere as metas e acompanha o desenvolvimento do aluno como sujeito do processo.
O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e faz anotações.
As anotações e registro feito pelo aluno estabelecem uma comunicação de integração e desenvolvimento do aprendizado. O professor estabelece limites e metas a conclusão de trabalhos inseridos no contexto à conteúdos curriculares.
“É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações”, explica Hernández”.
Para Hernández o professor intera ação numa proposta pedagógica de currículo e projetos didáticos, onde insere o aluno como um pesquisador, sujeito transformador de uma sociedade, em seu meio. Para responder a essa inquietação, o melhor jeito é organizar o currículo num projeto de trabalho na definição de objetivos da aprendizagem.
0 projeto de trabalho avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos. Isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela participação, definição e pesquisas em trabalho em grupos, individual, seminários a levantamento de dúvidas. O projeto estabelece metas e avança mediante respostas. O aluno passa de sujeito passivo a sujeito do processo.
O professor determina o assunto entre a garotada, a pesquisa, estabelece objetivos insere as metas e acompanha o desenvolvimento do aluno como sujeito do processo.
O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e faz anotações.
As anotações e registro feito pelo aluno estabelecem uma comunicação de integração e desenvolvimento do aprendizado. O professor estabelece limites e metas a conclusão de trabalhos inseridos no contexto à conteúdos curriculares.
“É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações”, explica Hernández”.
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Katty Rasga