Os debates em sala de aula podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, pesquisa de conceitos, articulação de ideias, uso de lógica, compostura e pensamento imediato. Se você for realizar um debate em sala de aula, precisará de um método para avaliar a interação, e usar uma lista de verificação é um meio eficaz de avaliar debates estudantis, por meio da qual você dá notas com base em vários critérios relativos ao debate.
Avaliação: Entregar esquema de pesquisas do seu tema, participação no debate segundo a tabela abaixo e anotações da discussão dos outros grupos.
Procedimental:
- Cada tema terá 22 minutos
- sorteio da posição a assumir;
- três minutos para expor o tema e apresentação do ponto de vista - elemento escolhido pelo grupo;
- três minutos para o grupo de posição oposta apresentar o tema e o ponto de vista;
PORTANTO:
O desenrolar de um debate típico deve ser feito desta forma:
- O primeiro debatedor do grupo defensor da resolução terá seu tempo de exposição (3 minutos);
- O primeiro debatedor do grupo opositor à resolução terá seu tempo de exposição (3 minutos);
- Os expositores seguintes deverão reforçar os argumentos apresentados até então, respondendo a possíveis perguntas levantadas pelo grupo oposto até que todos os membros de cada um dos grupos tenham tido a oportunidade de fala;
- Depois disso, parte-se para o momento de refutação das argumentações apresentadas de cada grupo. O grupo opositor à resolução deverá abrir o bloco de réplicas, contando com um tempo de 3 minutos;
- O grupo defensor terá também a oportunidade de refutar as afirmações e questionar os argumentos do grupo opositor, tendo também de 3 minutos;
- Cada grupo terá, então, uma última oportunidade de tréplica, com um tempo de fala de 3 minutos para a conclusão.
- Não deve haver intromissões nas falas dos debatedores.
OBSERVANDO:
- Validade: produzir argumentos racionais.
- A regra da pertinência, ou seja, discutir sobre o essencial e deixar de lado o acidental.
- Regra da refutabilidade, ou seja, a abertura à contestação dos argumentos apresentados.
- Regra da coerência e da não contradição.
AVALIAR
|
4
|
3
|
2
|
1
|
A. Argumento geral, em termos de o aluno apresentar a sua opinião juntamente com razões que fundamentam seu ponto de vista.
|
argumento apresentado de forma muito clara, com muitas razões de apoio
|
argumento apresentado um pouco claramente com alguns motivos de apoio
|
argumento apresentado pouco claramente com pelo menos uma razão de suporte
|
argumento apresentado de forma extremamente confusa, sem razões que fundamentam.
|
B. Avalie a pesquisa apresentada durante o debate na forma de fatos e exemplos.
|
riqueza de fatos relevantes e exemplos apresentados
|
alguns fatos e exemplos relevantes apresentados
|
alguns fatos e exemplos relevantes
|
pouco ou nenhum fato e exemplo
|
C. Avalie a réplica do argumento oposto dos alunos
|
diversos pontos lógicos usados como réplicas
|
alguns pontos lógicos usados como réplicas
|
um ou dois pontos usados na réplica , cuja lógica era um tanto questionável
|
nenhuma réplica feita
|
D. Avalie a apresentação geral dos alunos durante o debate.
|
excelente tom de voz, postura e entusiasmo
|
bom tom de voz, postura e entusiasmo
|
tom de voz, postura e entusiasmo regulares
|
pouco ou nenhum entusiasmo com falta de tom de voz e postura.
|
ATITUDINAL:
- Faça perguntas e evite ironias. Procure entender a mensagem do outro. Quanto mais você entender o outro, melhor utilizará argumentos e dados a seu favor;
- Anote tópicos importantes da sua argumentação e procure tomar nota também do posicionamento dos outros. Preste atenção e fique focado no que está sendo discutido;
- Seja agradável com outros participantes do debate, mas sem ser bajulador;
- Nunca insulte o professor ou outro participante do debate. Mantenha a calma e a educação. Evite conflitos, expondo as suas opiniões de maneira tranquila e mantendo uma linha de raciocínio compreensível para todos que estão participando do debate;
- Procure ouvir os outros. Não peça a palavra exageradamente;
- Nunca incite o preconceito, a violência ou a intolerância contra qualquer pessoa, sob nenhum pretexto. Saiba ficar calado se não tiver nada de interessante para dizer em certo momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga