segunda-feira, 6 de março de 2017

DEBATES EM SALA DE AULA


Os debates em sala de aula podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, pesquisa de conceitos, articulação de ideias, uso de lógica, compostura e pensamento imediato. Se você for realizar um debate em sala de aula, precisará de um método para avaliar a interação, e usar uma lista de verificação é um meio eficaz de avaliar debates estudantis, por meio da qual você dá notas com base em vários critérios relativos ao debate.
Avaliação: Entregar esquema de pesquisas do seu tema, participação no debate segundo a tabela abaixo e anotações da discussão dos outros grupos.
Procedimental:
  1. Cada tema terá 22 minutos
  2. sorteio da posição a assumir;
  3. três minutos para expor o tema e apresentação do ponto de vista - elemento escolhido pelo grupo;
  4. três minutos para o grupo de posição oposta apresentar o tema e o ponto de vista;
PORTANTO:
O desenrolar de um debate típico deve ser feito desta forma:
  • O primeiro debatedor do grupo defensor da resolução terá seu tempo de exposição (3 minutos);
  • O primeiro debatedor do grupo opositor à resolução terá seu tempo de exposição (3 minutos);
  • Os expositores seguintes deverão reforçar os argumentos apresentados até então, respondendo a possíveis perguntas levantadas pelo grupo oposto até que todos os membros de cada um dos grupos tenham tido a oportunidade de fala;
  • Depois disso, parte-se para o momento de refutação das argumentações apresentadas de cada grupo. O grupo opositor à resolução deverá abrir o bloco de réplicas, contando com um tempo de 3 minutos;
  • O grupo defensor terá também a oportunidade de refutar as afirmações e questionar os argumentos do grupo opositor, tendo também de 3 minutos;
  • Cada grupo terá, então, uma última oportunidade de tréplica, com um tempo de fala de 3 minutos para a conclusão.
  • Não deve haver intromissões nas falas dos debatedores.

OBSERVANDO:
  • Validade: produzir argumentos racionais.
  • A regra da pertinência, ou seja, discutir sobre o essencial e deixar de lado o acidental.
  • Regra da refutabilidade, ou seja, a abertura à contestação dos argumentos apresentados.
  • Regra da coerência e da não contradição.


AVALIAR
4
3
2
1
A.   Argumento geral,  em termos de o aluno apresentar a sua opinião juntamente com razões que fundamentam seu ponto de vista.
argumento apresentado de forma muito clara, com muitas razões de apoio
argumento apresentado um pouco claramente com alguns motivos de apoio
argumento apresentado pouco claramente com pelo menos uma razão de suporte
argumento apresentado de forma extremamente confusa, sem razões que fundamentam.
B. Avalie a pesquisa apresentada durante o debate na forma de fatos e exemplos.
riqueza de fatos relevantes e exemplos apresentados
alguns fatos e exemplos relevantes apresentados
alguns fatos e exemplos relevantes
pouco ou nenhum fato e exemplo
C. Avalie a réplica do argumento oposto dos alunos
diversos pontos lógicos usados como réplicas
alguns pontos lógicos usados como réplicas
um ou dois pontos usados na réplica , cuja lógica era um tanto questionável
nenhuma réplica feita
D.   Avalie a apresentação geral dos alunos durante o debate.
excelente tom de voz, postura e entusiasmo
bom tom de voz, postura e entusiasmo
tom de voz, postura e entusiasmo regulares
pouco ou nenhum entusiasmo com falta de tom de voz e postura.

ATITUDINAL:
  • Faça perguntas e evite ironias. Procure entender a mensagem do outro. Quanto mais você entender o outro, melhor utilizará argumentos e dados a seu favor;
  • Anote tópicos importantes da sua argumentação e procure tomar nota também do posicionamento dos outros. Preste atenção e fique focado no que está sendo discutido;
  • Seja agradável com outros participantes do debate, mas sem ser bajulador;
  • Nunca insulte o professor ou outro participante do debate. Mantenha a calma e a educação. Evite conflitos, expondo as suas opiniões de maneira tranquila e mantendo uma linha de raciocínio compreensível para todos que estão participando do debate;
  • Procure ouvir os outros. Não peça a palavra exageradamente;
  • Nunca incite o preconceito, a violência ou a intolerância contra qualquer pessoa, sob nenhum pretexto. Saiba ficar calado se não tiver nada de interessante para dizer em certo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga