ABOUT ME

Katty Albino Rasga
Professora Efetiva na SEE/SP de Língua Portuguesa
Designada na EEEI "Profª Ilza Irma Moeller Cóppio" na Diretoria de Ensino de São José dos Campos/SP.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
LETRAS –Português/Inglês e suas literaturas FFCL de Itapetininga -1991

CURSOS EXTRACURRICULARES E ESPECIALIZAÇÕES
ESPECIALIZAÇÃO COM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA PORTUGUESA – EFAP  -  2012
ESPECIALIZAÇÃO COM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA PORTUGUESA – UNICAMP   -  2010
ESPECIALIZAÇÃO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EDUCACIONAL – UNICAMP -2007
APERFEIÇOAMENTO - PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORÂNEIDADE – PUC –2007

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Seminário Avaliação Externa, Projeto Político Pedagógico e o Processo de Ensino e Aprendizagem no EM 24/10/2006 a 26/10/2006
Correção das Redações – Nível Municipal, Estadual e Regional – Olimpíadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro – CENPEC     2007
Correção das Redações – Nível Regional – Olimpíadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro – CENPEC  2011
Correção de TCC - PUC - 2012 - Práticas de Leitura na Contemporaneidade


PUBLICAÇÕES:
Escola de Tempo Integral – Oficinas de Inglês – CENP/SEE  2007

PREMIAÇÃO

PRÊMIO LEITURA NA ESCOLA – Secretaria de Estado da Educação (2002)

        EXPERIÊNCIA RELACIONADA A ENSINO EM EaD
Cursista do curso Pilares da educação Digital – SEE 2012           
Tutoria do curso – PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORNEIDADE /SEE     2012
Mediador do curso - A Rede Aprende com a Rede       2009                                             
Tutoria dos cursos Artigo de Opinião e Poesia – CENPEC     2008
Mediação do Curso A Rede Aprende com a Rede     - CENP/SEE   2008
Mediação e tutoria do Curso Ensino Médio em Rede    de 2004 a 2007
Tutoria do Curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – PUC de 2005 a 2006
  • Administradora de Sítios
CURSOS


Curso de Atualização - Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Avaliação e recuperação de estudos - EFAP 2014
Curso de Atualização - Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos Metodológicos e Superação de Defasagens  - EFAP 2014
Curso de atualização Pilares da educação Digital – SEE –2012  
Curso de Atualização - Fundamentos dos Processos de Recuperação do Ensino Fundamental Ciclo II   -2009
Curso de Atualização - A Rede Aprende com a Rede – Mediador -  2009
Curso de Atualização - Letra e Vida / SEE  - 2008
Curso de Atualização - Ensino Médio em Rede –2006
Curso de Atualização - PROGRAMA SÃO PAULO: EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA IGUALDADE - 2006
Curso de Atualização - Interaction Teachers –2006
Curso de Atualização - Estação da Luz da Nossa Língua–2005
Curso de Atualização - Ensino Médio em Rede–2005
Curso de Atualização - Metodologias de Ensino de Disciplinas da Área de LCT de EM: Língua Portuguesa e Literatura I- 2004
Curso de Atualização - Circuito Gestão : Liderança e Trabalho de Equipe e Tomada de Decisão- 2002
Extensão Universitária Formação para a Mediação On Line do Práticas de Leitura e Escrita- 2007
Programa de Educação Continuada em Informática Educacional - Educação para o futuro -2002

INFORMAÇÃO PROFISSIONAL
2013 - atualmente - designação de Professora de Língua Portuguesa para o Ensino Médio na EEEI "Profª Ilza Irma Moeller Cóppio" - Programa de Educação Integral

2004 - 2012 - designada na função de Professora Coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – São José dos Campos (Rua Porto Príncipe, 100 – Vila Rubi – CEP 12 245 572 - Tel 3519 4229 /4230)
        
Atividades na função:
     1. Realizar oficinas com metodologias específica e diferenciadas para atender às necessidades de ensino aprendizagem contemplando as habilidades e competências previstas no currículo.
          2.  Acompanhar as atividades previstas dentro e fora da Diretoria de Ensino.
        3.  Fortalecer a ligação entre a Oficina Pedagógica, Gestores e professores por meio de ações direcionadas a cada segmento.

Ações:
       Implementação das propostas curriculares em todas as escolas que oferecem Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
        - Estudo das Propostas Curriculares para EF- Ciclo II e Ensino Médio;
        - Reunião de Planejamento com  PCs de EF- Ciclo I, Ciclo II e  EM;

        - Participação nas HTPCs; 

        - Elaboração de relatórios de acompanhamento das atividades propostas;

        - Orientação para a elaboração da proposta do PC;

        - Formação continuada para PCs – Ciclo II e Ensino Médio;

        - Atendimento às escolas nos HTPCs coletivos;

        - Análise dos Planos do Projeto de Recuperação Paralela;

        - Criação de BLOG Interativo (ATPs/Professores);

        - Atendimento às escolas apadrinhadas;
        - Atendimento às escolas priorizadas  pela Secretaria;
        -  Implementar nas escolas uma cultura de análise de indicadores;
        -  Divulgação dos resultados do SARESP e Prova Brasil;
        -  Estudo e análise dos indicadores para identificar escolas com desempenho insuficiente;
        -  Intervenções nas UEs. com desempenho insuficiente;
        -  Acompanhamento sistemático sobre a evolução da aprendizagem dos alunos;
        -  OTs. para professores Coordenadores  para desenvolver ações pedagógicas com vistas à melhoria da qualidade do ensino;
        -  Encontros sistemáticos com gestores para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem;
        -  Outras.......
2004 - 2008  Gestoria do Portal da Valley Educação
Capacitação no uso do Softhware – KIT ELLIS
Aplicação das Provas Finais
            Cursos Interaction Teacher                       
2004 – 2008 Curso Interaction Student - acompanhamento
2007  - SARESP - Implementar nas escolas uma cultura de análise de indicadores  – capacitação em correção de redações para  90% dos  professores de Língua Portuguesa da rede estadual da Diretoria da Região de São José dos Campos – EF (Ciclo II) e EM
2008 - CENPEC - Centro de Educação e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Fundação Itaú Social
Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro
            Mediação do curso Artigo de Opinião e Poema
            60 alunos (São José dos Campos)
2007- CENPEC - Centro de Educação e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Fundação Itaú Social
Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro
                        Mediação do curso Artigo de Opinião
            30 alunos (São José dos Campos)
2006 – 2007 - Mediação de cinqüenta professores, no curso de “Práticas em Leitura e Escrita na  Contemporaneidade”, também desenvolvido na modalidade à distância. 50 alunos (de várias diretorias) Criando propostas de atividades para a reflexão, apoiando sua resolução, sugerindo fontes de informação alternativas, oferecendo explicações, facilitando os processos de compreensão; isto é, guiando, orientando, apoiando.
        2005 - Curso Estação da Luz da Nossa Língua  -  Gestoria e acompanhamento do portal
2005 -Programa Educando pela Diferença para a Igualdade acompanhamento
        2005-2006  - Tecendo Leitura - Acompanhamento e multiplicação
2004-2006    SARESP
 – capacitação em correção de redações para   professores multiplicadores
        2004 a 2006   - Projeto de Formação Continuada de Professores do Programa Ensino Médio em Rede[i]   -  Programa Ensino Médio em Rede
12 Professores Coordenadores 
25 Professores Representantes
Participação como aluna- mediadora e encarregada de co-implementar  o projeto,
numa  proposta de formação continuada em serviço dos agentes educacionais da
rede estadual de educação de São Paulo.  - mediadora promovendo com os PCs
discussões sobre a sua própria formação, sobre os encaminhamentos dos
horários de estudos coletivos, e as intervenções em sala de aula,  nas diversas
áreas do currículo, assim como ajudá-los a refletir a respeito das conduções e
encaminhamentos que deverão dar no desenvolvimento do planejamento
escolar,  tendo em vista um projeto interdisciplinar com enfoque contextualizado
e o inciso VI do Artigo 4º da Resolução SE - 12, de 11-2-2005:
-Prover oportunidade para que os professores aumentem suas competências no
uso de conteúdos integrados à tecnologia.
-Promover a integração da tecnologia digital com o processo de aprendizagem de
forma inter, multi e transdisciplinar, reconhecendo-a como catalisadora desse
processo.
-Propiciar atividades de pesquisa na internet e em outras mídias.
-Construir ou mobilizar as competências e habilidades de debater e refletir sobre
a influência da informática em nosso dia-a-dia: as mudanças nos planos pessoal,
social, econômico e cultural decorrentes da utilização da informática, enfatizando
a abertura de um novo espaço de comunicação (a internet);
- mudança no  perfil de pesquisa na escola
- desenvolvimento da proficiência para leitor hipertextual (aluno/professor)
- desenvolvimento dos  mecanismos para a produção de hipertextos, a polissemia
do hipertexto (de  linguagem, de gênero, de tipos de texto)
- desenvolvimento dos  mecanismos para a organização do  discurso
aluno e professor passando pela a experiência de engajamento em novas
situações;
- construção de Sítios virtuais (Blog, Fotolog....) como opção de ensino na
Educação Básica  e Média de Escola Pública num sistema estético literário
diferenciado, revolucionário,  interpretar a informática como um recurso de apoio
à escola;
- compreender a diferença entre informação e conhecimento;
diferenciar as linguagens presentes nas diversas tecnologias;
- articular informação, conhecimento, habilidades e competências na atuação em
sala de aula;
- levar a Leitura e Produção  nos suportes tradicionais e em meio eletrônico;
- identificar o contexto como condição fundamental para garantir a construção do
conhecimento;
- ter autonomia de organização de pesquisa,
- Ser um bom leitor hipertextual.

- Reunir – se em grupos de trabalho.
Meu grupo era de trinta professores representantes das escolas, na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, enfocando  o trabalho com  gêneros textuais.




[i] O Ensino Médio em Rede - um modelo de sistema de formação continuada em serviço de agentes educacionais com o apoio de tecnologias de informação e comunicação da Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e  Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) - foi um dos projetos premiados em 2006 na categoria de Gestão de Recursos Humanos do Prêmio Mário Covas – inovações na gestão pública no Estado de São Paulo.

2005 - Professora Efetiva PEB II da EE Dep Benedito Matarazzo CIE 001557 
Início do provimento em 07/02/2000. 
       1997 - 2004 - Professora Efetiva PEB II da EE Nelson Nascimento Monteiro
Projeto desenvolvidos:
-PRÊMIO LEITURA NA ESCOLASecretaria de Estado da Educação (2002)
-Projeto Aluno Monitor / sala de informática (1997 – 2003)
-Projeto Revista de variedades (2002 - 2003),
-JornalEco – Informativo ambiental (2000 - 2001),
-Projeto  Lobato (2003),
-Semana da Indústria no Sesi – 40h (2001),
-Semana do Meio-Ambiente na Clariant – Suzano -40h , (2001)
-Projeto Veja na sala de aula, (2001)
-Gincana No limite – Ambiental e cultural (2000),
-Festival de Talentos (1999),
-Gincana do pescador  – Cultural e social  (1998 e 1999)
-Colégio Objetivo / Itapetininga - Coordenadora pedagógica e professora.
-Projeto Aluno Leitor – aluno escritor (2002)
-Projeto Época na Educação (2002)
-Valentines day (1999)
1995 - Professora Efetiva PEB II da EE José Vieira Macedo
1994 - Professora Efetiva PEB II da EE Ayr Picanço Barbosa de Almeida
1994 - Ingresso no Serviço Público Estadual (17/03/1994).
1989 - 1994 - Professora Coordenadora na Escola Objetivo - Quintal - Itapetininga/SP
1973 - 1975 - EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga