ABOUT ME



              KATTY ALBINO RASGA

FORMAÇÃO ACADÊMICA

LETRAS –Português/Inglês e suas literaturas FFCL de Itapetininga -1991


CURSOS EXTRACURRICULARES E ESPECIALIZAÇÕES

ESPECIALIZAÇÃO - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA PORTUGUESA – EFAP -  2012

ESPECIALIZAÇÃO - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA PORTUGUESA – UNICAMP   - 2010

ESPECIALIZAÇÃO - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EDUCACIONAL – UNICAMP -2007

APERFEIÇOAMENTO - PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORÂNEIDADE – PUC –2007

 

PUBLICAÇÕES:

Escola de Tempo Integral – Oficinas de Inglês – CENP/SEE  2007


PREMIAÇÃO

PRÊMIO LEITURA NA ESCOLA – Secretaria de Estado da Educação (2002)

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PEDAGÓGICOS

•Seminário Avaliação Externa, Projeto Político Pedagógico e o Processo de Ensino e Aprendizagem no EM 24/10/2006 a 26/10/2006

•Correção das Redações – Nível Municipal, Estadual e Regional – Olimpíadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro – CENPEC     2007

•Correção das Redações – Nível Regional – Olimpíadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro – CENPEC  2011

•Correção de TCC - PUC - 2012 - Práticas de Leitura na Contemporaneidade

 

EXPERIÊNCIA em ENSINO  EaD

•Cursista do curso Pilares da educação Digital – SEE 2012           

•Tutoria do curso – PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORNEIDADE /SEE     2012

•Mediador do curso - A Rede Aprende com a Rede       2009                                             

•Tutoria dos cursos Artigo de Opinião e Poesia – CENPEC     2008

•Mediação do Curso A Rede Aprende com a Rede     - CENP/SEE   2008

•Mediação e tutoria do Curso Ensino Médio em Rede    de 2004 a 2007

•Tutoria do Curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – PUC de 2005 a 2006

Administradora de sítios pedagógicos em plataformas

 

CURSOS

•Formação em Aromaterapia – 2023

•Formação em Humanoterapia - 2023

•Curso de Atualização - Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Avaliação e recuperação de estudos - EFAP 2014

•Curso de Atualização - Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos Metodológicos e Superação de Defasagens - EFAP 2014

•Curso de atualização Pilares da educação Digital – SEE –2012  

•Curso de Atualização - Fundamentos dos Processos de Recuperação do Ensino Fundamental Ciclo II   -2009

•Curso de Atualização - A Rede Aprende com a Rede – Mediador - 2009

•Curso de Atualização - Letra e Vida / SEE/SP - 2008

•Curso de Atualização - Ensino Médio em Rede –2006

•Curso de Atualização - PROGRAMA SÃO PAULO: EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA IGUALDADE - 2006

•Curso de Atualização - Interaction Teachers –2006

•Curso de Atualização - Estação da Luz da Nossa Língua–2005

•Curso de Atualização - Ensino Médio em Rede–2005

•Curso de Atualização - Metodologias de Ensino de Disciplinas da Área de LCT de EM: Língua Portuguesa e Literatura I- 2004

•Curso de Atualização - Circuito Gestão: Liderança e Trabalho de Equipe e Tomada de Decisão- 2002

•Extensão Universitária Formação para a Mediação na plataforma On-line do Práticas de Leitura e Escrita- 2007

•Programa de Educação Continuada em Informática Educacional - Educação para o futuro -2002


INFORMAÇÃO PROFISSIONAL

2018 – Aposentada como professora efetiva da Rede Estadual do estado de São Paulo

2013 – 2017  - Designação de Professora de Língua Portuguesa para o Ensino Médio na EEEI "Profª Ilza Irma Moeller Cóppio" - Programa de Educação Integral

2004 - 2012 - designada na função de Professora Coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – São José dos Campos, SP

Atividades na função Professora Coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – São José dos Campos, SP de 2004 - 2012

1. Realizar oficinas com metodologias específica e diferenciadas para atender às necessidades de ensino aprendizagem contemplando as habilidades e competências previstas no currículo.

2.  Acompanhar as atividades previstas dentro e fora da Diretoria de Ensino.

3.  Fortalecer a ligação entre a Oficina Pedagógica, Gestores e professores por meio de ações direcionadas a cada segmento.
Ações:

Implementação das propostas curriculares em todas as escolas que oferecem Ensino Fundamental II e Ensino Médio;

- Estudo das Propostas Curriculares para EF- Ciclo II e Ensino Médio;

- Reunião de Planejamento com Professores Coordenadores de EF- Ciclo I, Ciclo II e EM;

- Participação nas HTPCs, Hora de trabalho coletivo dos professores; 

- Elaboração de relatórios de acompanhamento das atividades propostas;

- Elaboração de planilhas para melhorar a gestão da sala de aula, dos resultados da escola.

- Análise de planilhas

- Orientação para a elaboração da proposta do PC;

- Formação continuada para PCs – Ciclo II e Ensino Médio;

- Análise dos Planos do Projeto de Recuperação Paralela;

- Atendimento às escolas apadrinhadas;

- Atendimento às escolas priorizadas pela Secretaria;

 -  Implementar nas escolas uma cultura de análise de indicadores;

 -  Divulgação dos resultados do SARESP e Prova Brasil;

 -  Estudo e análise dos indicadores para identificar escolas com desempenho insuficiente;

 -  Intervenções nas Unidades Escolares com desempenho insuficiente;

 -  Acompanhamento sistemático sobre a evolução da aprendizagem dos alunos;

 -  Orientações Técnicas para professores Coordenadores para desenvolver ações pedagógicas com vistas à melhoria da qualidade do ensino;

  -  Encontros sistemáticos com gestores para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem;

 

2004 – 2008 -   Gestoria do Portal da Valley Educação para capacitação dos professores de inglês, da rede estadual de São José dos Campos, no uso do Softhware – KIT ELLIS

Aplicação das Provas Finais do Cursos Interaction Teacher                       

2004 – 2008 Curso Interaction Student - acompanhamento

2007 - SARESP - Implementar nas escolas uma cultura de análise de indicadores  – capacitação em correção de redações para  90% dos  professores de Língua Portuguesa da rede estadual da Diretoria da Região de São José dos Campos – EF (Ciclo II) e EM

2008 - CENPEC Centro de Educação e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Fundação Itaú Social

Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro na Mediação do curso Artigo de Opinião e Poema para professores (60) da rede estadual de São José dos Campos

2007- CENPEC Centro de Educação e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Fundação Itaú Social

Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro - na Mediação do curso Artigo de Opinião para professores de Língua Portuguesa (30) da rede estadual de São José dos Campos)

2005-2006  - Programa Tecendo Leitura - Acompanhamento e multiplicação. Projeto da SEE/SP

2006 – 2007 - Mediação e tutoria de professores (50), da rede estadual (de várias diretorias) , no curso de “Práticas em Leitura e Escrita na  Contemporaneidade”, desenvolvido na modalidade à distância. 

Criando propostas de atividades para a reflexão, apoiando sua resolução, sugerindo fontes de informação alternativas, oferecendo explicações, facilitando os processos de compreensão; isto é, guiando, orientando, apoiando.

2005 - Curso Estação da Luz da Nossa Língua - Gestoria e acompanhamento do portal

2005 -Programa Educando pela Diferença para a Igualdade acompanhamento

2004-2006   – Formação em correção de redações para   professores multiplicadores para o SARESP

2004 a 2006   - Projeto de Formação Continuada de Professores do Programa Ensino Médio em Rede   – capacitação em correção de redações para   professores multiplicadores, na tutoria e mediação de 12 escolas (12 Professores Coordenadores e 25 Professores Representantes)

              Participação como aluna- mediadora e encarregada de co-implementar o projeto, numa proposta de formação continuada em serviço dos agentes educacionais da rede estadual de educação de São Paulo.  - mediadora promovendo com os PCs discussões sobre a sua própria formação, sobre os encaminhamentos dos horários de estudos coletivos, e as intervenções em sala de aula, nas diversas áreas do currículo, assim como ajudá-los a refletir a respeito das  conduções e encaminhamentos que deverão dar no desenvolvimento do planejamento escolar,  tendo em vista um projeto interdisciplinar com enfoque contextualizado e o inciso VI do Artigo 4º da Resolução SE - 12, de 11-2-2005:

-Prover oportunidade para que os professores aumentem suas competências no uso de conteúdos integrados à tecnologia.

-Promover a integração da tecnologia digital com o processo de aprendizagem de forma inter, multi e transdisciplinar, reconhecendo-a como catalisadora desse processo.

-Propiciar atividades de pesquisa na internet e em outras mídias.

-Construir ou mobilizar as competências e habilidades de debater e refletir sobrea influência da informática em nosso dia a dia: as mudanças nos planos pessoal, social, econômico e cultural decorrentes da utilização da informática, enfatizando a abertura de um novo espaço de comunicação (a internet);

- Mudança no perfil de pesquisa na escola

- Desenvolvimento da proficiência para leitor hipertextual (aluno/professor)

- Desenvolvimento dos mecanismos para a produção de hipertextos, a polissemia do hipertexto (de linguagem, de gênero, de tipos de texto)

- Desenvolvimento dos mecanismos para a organização do discurso aluno e professor passando pela experiência de engajamento em novas situações;

- Construção de Sítios virtuais (Blog, Fotolog....) como opção de ensino na Educação Básica e Média de Escola Pública num sistema estético literário diferenciado, revolucionário, interpretar a informática como um recurso de apoio à escola;

- Compreender a diferença entre informação e conhecimento; diferenciar as linguagens presentes nas diversas tecnologias;

- Articular informação, conhecimento, habilidades e competências na atuação em sala de aula;

- Levar a Leitura e Produção nos suportes tradicionais e em meio eletrônico;

- Identificar o contexto como condição fundamental para garantir a construção do conhecimento;

- Ter autonomia de organização de pesquisa,

- Ser um bom leitor hipertextual.

- Reunir – se em grupos de trabalho.

 

 1997 - 2004 - Professora Efetiva PEB II da EE Nelson Nascimento Monteiro

1995 - Professora Efetiva PEB II da EE José Vieira Macedo

1994 - Professora Efetiva PEB II da EE Ayr Picanço Barbosa de Almeida

1994 - Ingresso no Serviço Público Estadual (17/03/1994).

1989 - 1994 - Professora Coordenadora na Escola Objetivo - Quintal – Itapetininga, SP

1973 - 1975 - EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica, São José dos Campos, SP

 

Projetos desenvolvidos nas escolas:
-PRÊMIO LEITURA NA ESCOLASecretaria de Estado da Educação (2002)
-Projeto Aluno Monitor / sala de informática (1997 – 2003)
-Projeto Revista de variedades (2002 - 2003),
-JornalEco – Informativo ambiental (2000 - 2001),
-Projeto  Lobato (2003),
-Semana da Indústria no Sesi – 40h (2001),
-Semana do Meio-Ambiente na Clariant – Suzano -40h , (2001)
-Projeto Veja na sala de aula, (2001)
-Gincana No limite – Ambiental e cultural (2000),
-Festival de Talentos (1999),
-Gincana do pescador  – Cultural e social  (1998 e 1999)
-Colégio Objetivo / Itapetininga - Coordenadora pedagógica e professora.
-Projeto Aluno Leitor – aluno escritor (2002)
-Projeto Época na Educação (2002)
-Valentines day (1999)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga