FERRAMENTAS GRATUÍTAS

Para o uso da mídia na escola é preciso um professor familiarizado com o assunto. No uso dos livros didáticos essa dificuldade é menor, porque os conteúdos já são previamente conhecidos, discutidos e estudados por estes professores. Contudo a Internet fornecer informações atualizadas, e com isso aumenta a exigência de atualização docente, bem como o desafio de lidar com questões novas e inesperadas. Esse fato gera algumas inseguranças nos docentes que acabam não empregando essa ferramenta nas aulas.

Criadores de apresentações e slideshows
Prezi: ferramenta online mais conhecida para criação de apresentações. Fácil de usar, com possibilidade para vídeos e imagens e modelos de apresentações profissionais para usar como exemplo.
Slidely: que permite a criação de pequenos vídeos através de imagens. Você pode usar fotos dos seus álbuns do Flickr, Instagram, Facebook, Google+, Dropbox, Picasa ou enviar suas próprias imagens e áudios. Basta escolher um dos temas e concluir o projeto. Além dessas vantagens funciona como rede social onde usuários podem interagir e comentar as produções uns dos outros. Veja um exemplo.
Stayfilm: parecido com o Slidely, também trabalha com imagens, mas as opções são restritas aos álbuns do Facebook, Flickr, Instagram e imagens arquivadas no seu computador. Há mais opções de temas, mas a trilha já está inclusa, não há como escolhê-la. O Stayfilm é uma ferramenta brasileira. Veja um exemplo.
Powtoon: permite uma manipulação mais refinada dos elementos do slideshow. Oferece um catálogo de temas (alguns pagos) e um conjunto de elementos com os quais você pode trabalhar para construir apresentações bem divertidas. O resultado você publica direto no Youtube. Só contas premium podem baixar o arquivo final no formato .mp4. Veja um exemplo.
Rawshorts: tem funções e temas parecidos com o Powtoon. Escolhe-se um tema do catálogo e se inicia a edição dos elementos. Ao final você pode compartilhar nas redes ou fazer upload para o Youtube.
Haikudeck: tem uma interface bem intuitiva para edição de textos, inserção de gráficos e ainda conta com um banco de imagem interno. Há modelos de gráficos do tipo “barras” e “pizza” já prontos para você inserir suas estatísticas. Ao final você pode exportar o resultado em .pdf ou .ppt e compartilhar em diversas redes, incluindo códigos de incorporação. Veja um exemplo.
Ferramenta de construção de apresentações do Google: é bem parecida com o Powerpoint e tem todas as funções que os demais documentos do Google Drive: compartilhamento, colaboração etc.
Outros que você pode testar: Slides.comSparkol Emaze.
Editores de vídeo
Editor online de vídeos do Youtube: avançou muito desde a sua primeira versão, mas ainda é um espaço limitado para quem quer editar e publicar vídeos.
Wevideo: tem uma área de trabalho muito parecida com a maioria dos editores offline, porém mais intuitiva. Nele é possível adicionar mídias a partir de diversos serviços online (Flickr, Instagram, Facebook, Drive, Dropbox, Box, OneDrive) ou gravá-las através de uma câmera conectada ao computador. Também há temas muito parecidos com os filtros do Instagram para aplicar aos vídeos. Cada mídia pode ser editada individualmente atribuindo efeitos e pequenas animações de início e fim. A conta free oferece 5120 MB de armazenamento e 15 minutos para exportação de vídeos. Veja umexemplo.
Stupeflix: indicado para vídeos mais simples. São apenas dois temas gratuitos, mas os demais custam apenas 3 dólares. O bom do Stupeflix é que ele te deixa baixar uma versão gratuita também em média resolução (360p) do vídeo produzido. Também dá pra compartilhar nas redes e fazer upload direto para Youtube e Facebook.
Magisto: muito usado por grandes portais da web como Mashable e Forbes. A interface faz tudo o que os demais fazem e muito mais. O único problema é que a versão free só permite trabalhar com até 10 mídias. É quase impossível produzir um vídeo com apenas 10 telas, principalmente para dar aulas ou contar uma história. Estilos e trilhas sonoras são restritos para a versão gratuita também. Enfim, esse quase não oferece benefícios gratuitos. Tem versão para aplicativo.
Animoto: tem opções mais restritas para a conta gratuita, o que não impede a produção de vídeos com até 30 segundos de duração. Tem um banco de áudio com 50 trilhas para você usar. A área de trabalho é bem simples, não causa aquele medo do tipo “não sei nem por onde começar”. A parte negativa é que tem uma marca d’água sobre o vídeo na versão grátis. Veja um exemplo.
Editores e Criadores de Imagem
ReciteThis: com esta ferramenta é possível criar pôsteres tipográficos com o texto que você desejar. Há vários templates para utilizar. Depois de criado você pode compartilhar nas redes ou fazer o download da imagem. Muito útil nas redes sociais ou para aquele momento de destaque na apresentação de slide da sua aula ou conferência. A imagem gerada possui boa resolução e também pode ser impressa como cartão A5, o que pode ser útil como material de apoio para jogos em classe.
Easel.ly: ferramenta boa para criação de infográficos. Oferece dezenas de modelos e elementos como setas e gráficos para organizar seu conteúdo visualmente. Ao final é possível salvar como imagem ou como pdf de alta resolução.
Infogr.am: indicado para produção de infográficos, mas na versão gratuita só permite o compartilhamento nas redes. Para download é necessário realizar upgrade para conta pro.
MakeBeliefsComix: ferramenta para criação de histórias em quadrinhos com uma série de personagens, cenários e balões para utilizar. A interface é que deixa um pouco a desejar em relação ao manuseio dos elementos. No entanto o resultado final é muito bom. Dá pra construir tirinhas com três quadros muito úteis na elaboração de avaliações ou exemplos. O sistema já gera a folha para impressão.
Stripgenerator: na mesma linha do MakeBeliefsComix, porém mais simples.
Toondoo: oferece mais opções de layout, mais personagens, mais balões e mais cenários. Ainda tem uma opção para que você crie seu próprio personagem. Ao final é possível enviar o HQ por e-mail ou imprimir. Bom para sugestão de atividade via e-mail.
Picmonkey: ferramenta para editar fotografias que possui uma área de trabalho e manuseio muito parecido com o Photoshop. A gama de ferramentas é boa contendo filtros, inserção de textos e gráficos, overlay e funções para retoque.
Editor de imagens do Google Fotos: para ajuste simples de contraste e brilho, além de aplicação de filtros em fotos.
Canva: permite criar praticamente todos os tipos de peças gráficas. Já há uma série de templates do tipo “capa para Facebook” e “Twitter Post” o que poupa tempo na hora de produzir imagens para os professores que utilizam as redes sociais. Além de tudo ainda tem um bom banco de imagens interno e envia as artes para emails escolhidos.
Fotor: mais usado para colagens. É tão intuitivo que basta acessar e sair montando grids com suas imagens favoritas.
Sem esquecer dos mais usados e mais conhecidos editores de imagem Photoshop Gimp.
Bancos de Imagem
Antes de tudo é importante lembrar que, mesmo a imagem sendo gratuita, é de bom tom atribuir o crédito ao seu autor. Essa é uma prática mais ética que também ensina ao aluno a importância sobre autoria.
Wikimedia Commons: o melhor e um dos maiores bancos de imagens gratuitas. O portal reúne diversas imagens disponíveis sob diferentes tipos de licença, quase todas elas para uso gratuito. Alguns fotógrafos permitem inclusive a manipulação delas. Também no Wikimedia estão disponíveis ilustrações, desenhos, pinturas, litografias, mapas e muitas outras imagens em domínio público. Para encontra-las basta usar a ferramenta de busca em qualquer língua.
Flickr: boa fonte de imagens, mas é preciso realizar a busca pelas imagens cujos autores liberaram a licença para uso. Para pesquisar no banco de imagens do Flickr é só usar esse sistema Creative Commons.
Freeimages: o espaço é uma rede onde fotógrafos disponibilizam imagens para uso. Algumas possuem restrições e é necessário solicitar autorização ao autor. É necessário realizar cadastro para efetuar o download.
Archive.org: banco não só de imagens como de vídeos, áudios e livros. A interface é m pouco mais complexa, mas o arquivo é muito mais interessante. Toda obra disponível no portal possui licença de uso explícita e é importante observá-la, principalmente no caso de produção de outras obras.
Wga: possui um bom acervo de obras de arte em boa resolução. Como são obras antigas, a maior parte delas está em domínio público. O sistema de busca é eficaz e apresenta retorno para termos específicos como, por exemplo, “leitura” ou “mãe”. Lembrando que só há retorno para termos em inglês.
Openclipart.org: banco de cliparts colaborativo, com busca em inglês e com downloads em alta resolução.
Clker.com: site de cliparts gratuitos com busca em inglês e downloads em alta resolução.
Dryicons: banco de imagens de ícones com busca em inglês.
Flaticonbanco de imagens de ícones com busca em inglês.
Patterns.ava7.compara quem precisa baixar padrões e planos de fundo em qualquer dispositivo.
Fontes
Muitas fontes disponíveis na web não são gratuitas, mas há muitos downloads do tipo “não honestos”. As fontes gratuitas geralmente funcionam bem.
Dafont: site para downloads de fontes gratuitas que tem atualmente 25 mil fontes disponíveis.
Fontsquirrel: site para downloads de fontes gratuitas para uso comercial. O acervo é atualizado constantemente.
Openfontlibrary: tem menor acervo, mas a navegação é boa.
Trechos em vídeos
Assim como as fotografias, há autores que disponibilizam trechos de vídeo em Creative Commons. Esses trechos podem ser utilizados para construção de novos vídeos. É importante utilizar sempre vídeos disponibilizados porque, no caso do Youtube, um canal que usa vídeos ou áudios com direitos reservados pode ser suspenso. Infelizmente a maioria dos vídeos nessas condições é paga. Mas há opções gratuitas.
StockPhotos: banco de imagens que disponibiliza semanalmente arquivos gratuitos. É possível se cadastrar na newsletter e receber as notificações de arquivos gratuitos direto via e-mail.
Dreamstimebanco de imagens que disponibiliza semanalmente arquivos gratuitos. É possível se cadastrar na newsletter e receber as notificações de arquivos gratuitos direto via e-mail.
Fotolia: banco de imagens que disponibiliza semanalmente arquivos gratuitos. É possível se cadastrar na newsletter e receber as notificações de arquivos gratuitos direto via e-mail.
Creative Commons do Vimeovocê pode usar de forma semelhante ao Flickr. Na seção há, inclusive, inúmeros vídeos disponibilizados por seus realizadores como domínio público, (mais de 6 mil).
Nuvem
Dropbox: serviço de armazenamento de arquivos mais falado da rede, com possibilidade de plano de serviço grátis. Tem como diferencial a função de vários usuários como editores de um arquivo ao mesmo tempo.
Box.net: oferece 10 GB de espaço. Tem ferramentas muito parecidas com o Dropbox e também possui app para administração via dispositivo móvel. Só não tem a função de vários usuários como editores de um arquivo ao mesmo tempo como no Dropbox. Porém, você pode convidar pessoas para acessar a pasta.
Drive do Google: tem uma série de funções que não existem do Dropbox como a criação de documentos do tipo planilhas, formulários e outros. Parte ruim: a capacidade. São 15 GB, mas os seus anexos do Gmail consomem espaço dessa cota.
AmazonCloud: tem menor capacidade já que o serviço oferece gratuitamente 5 GB.
4Shared: oferece 15 GB  de armazenamento gratuitamente. Só não fique muito tempo sem acessar. O 4Shared cancela sua conta se você não realizar login após 180 dias.
Outros serviços de armazenamento que merecem ser citado: CloudMe Owncloud.
Questionários e Formulários
Google Drive: boa opção para questionários e formulários. Apesar de apresentar uma customização mais simples, os elementos oferecidos são suficientes para quem quer receber informação e ter uma série de funções para trabalhar posteriormente com ela. Oferece diversos modelos de pergunta, menos a opção de envio de arquivo. No entanto, permite compartilhamento e manuseio por mais de um usuário, como acontece com todos os Docs do Google. Para usar é só ter uma conta no Google.
Typeform: tem uma interface divertida e contemporânea. Indicado para quem faz questão de uma boa aparência. Nele é possível montar um formulário em várias línguas com elementos para construção do tipo arrasta e solta. Bem intuitivo permite escolha de temas e customização de cores, fontes e plano de fundo. A conta gratuita inclui avisos de recebimento via e-mail, integração com outros serviços como o Dropbox e métricas.
Wufoo: com interface simples e conta gratuita permite a construção de até 3 formulários com até 100 respostas por mês. Oferece diversos tipos de pergunta incluindo campo para upload de arquivo. Dá para integrar em várias plataformas entre elas o Facebook, além de apresentar plugin próprio e shortcode para o WordPress. No Wufoo você é que cria o seu próprio tema havendo área exclusiva para inserção da marca do seu projeto.
SurveyMonkey: para questionários mais elaborados como aqueles que são utilizados para avaliações e pesquisas. Indicado para atividade com a limitação de 10 perguntas envolvendo até 100 respondentes. São 31 modelos de questionário e 15 tipos de pergunta. É possível enviar o link do questionário criado de diferentes formas inclusive via Twitter ou Facebook. Útil para avaliações online com data e horário marcado.
Outros sites voltados para quem quer questionários mais complexos são o Kwiksurveys e oSogosurvey.
Edição de Captura de Tela
Awesome Screenshot: Capture & Annotateé como um plug-in ou add-on do próprio navegador.Indicado para quem usa Google Chrome. Permite três tipos de captura: página inteira, parte visível e área selecionada. Depois da captura você ainda poderá adicionar quadros, elipses e setas para destacar áreas da imagem. Ao concluir o trabalho o plugin deixa você imprimir ou salvar como arquivo de imagem (.png). Existe versão também para Firefox.
Fireshot Webpage Screenshot: outra opção para quem usa o navegador Firefox. É semelhante ao Awesomw e possui versões para Internet Explorer e Opera.
CamStudio100% gratuito, mas funciona apenas offline e requer instalação na máquina. No entanto, a ferramenta grava toda a movimentação na tela e exporta em um arquivo de vídeo.
Screencast-o-maticmesmo sendo online, requer a instalação da máquina do java. Funciona bem e é gratuito.
Bônus
Pipa Comunicação – Ebooks gratuitos: disponibiliza catálogo de e-books acadêmicos e didáticos gratuitamente.
OpenRedu: trata-se de um ambiente de colaboração para professores e alunos que permite criar novas situações de aprendizagem por meio da Internet e de dispositivos móveis. É uma forma de aprendizagem nas nuvens que está trabalhando na abertura do código da Rede Social Educacional (Redu).
Escola Digital: plataforma onde podem ser acessados diversos objetos digitais de aprendizagem para utilização em sala de aula seja ela presencial ou virtual.

4Shared - A disponibilidade de armazenamento é mais generosa, de 10GB. Ele também oferece um aplicativo para celular.
Mega - Do mesmo fundador do famoso e já extinto Megaupload, oferece gratuitamente um espaço de 50GB de armazenamento de arquivos de todos os tipos.

Fonte:
Pipa Comunicações
http://canaldoensino.com.br/

DETECTORES DE PLÁGIO
Plagiarisma Este verificador de conteúdo é a nossa escolha número um pelo suporte de idiomas e versatilidade. Registe-se gratuitamente através da sua conta no Facebook e você pode colar textos, verifique a url ou carregar arquivos em 190 línguas. Além de pesquisar a Web, o Plagiarisma também pode buscar artigos, patentes, pareceres jurídicos e jornais no Google Acadêmico e também no Google Livros.

Plagtracker. A versão gratuita pesquisa textos de até 5.000 caracteres por mês em 14 bilhões de páginas na Web e 5 milhões de artigos acadêmicos. Comparado aos concorrentes, a versão gratuita é lenta, demorou cerca de dois minutos para processar o nosso post de 500 palavras. Entretanto, achou corretamente uma citação parcial repetida várias vezes, mas nem sempre pegou o conteúdo que tinha sido publicado em nossos sites parceiros. O Plagtracker tem a interface mais limpa do grupo e os resultados são fáceis de entender. Disponível em alemão, francês, romeno e espanhol, com italiano em desenvolvimento.

Duplichecker. O site permite que você verifique um texto qualquer colando-o ou carregando um arquivo .txt e depois compare frase por frase no Google, Yahoo ou MSN. Funciona de forma rápida e encontrou corretamente nosso artigo duplicado -- bem como várias reimpressões não autorizadas -- mas apresentou na página de resultados muitos artigos correspondentes a qualquer uma das palavras, não só frases específicas. Já que divide o artigo em frases, é muito mais rápido do que usar um motor de busca somente. Disponível somente em inglês.

Copyscape. A versão gratuita deste verificador de conteúdo trabalha buscando páginas duplicadas, por isso não ajuda muito antes da publicação de um texto, mas pode ajudar se você precisa de uma pesquisa rápido sobre o que já publicou. Versões premium incluem pesquisas de texto e alertas duplicados.

Pesquisa no Google. Esse é óbvio, mas estamos incluindo-o como um lembrete por uma série de razões. Embora você só possa verificar passagens curtas -- o motor de busca limita consultas a 32 palavras -- permite testar frases em todos os 46 idiomas do Google, do africâner ao vietnamita. Uma pesquisa rápida de algumas citações pode indicar se o texto requer mais análise.

Cola e Copia Esse é gratuito.
Fonte:
Nicole Martinelli 24/08/12 in https://ijnet.org/ 

3 comentários:

  1. Learn the simple way to connect Roku account.We have experienced experts to help you with Roku HDCP Error issue .If in any case you still have issues with Roku connected but not working, you can call Roku technical support team by 1 888-309-0939 at any time.
    Roku HDCP error
    Fix Roku Purple Screen

    ResponderExcluir
  2. Get solution to Fix HP Printer not Printing Color issue, .we recommend taking professional help either from Connect HP Printer not Printing Color support assistace 1-888-309-0939.We assure you to provide valuable services within time. Get in touch with us …
    HP Printer not Printing Color Issue

    Fix HP Printer not Printing Color

    ResponderExcluir
  3. Thank you for your informative post!!!
    Village Talkies a top-quality professional corporate video production company in Bangalore and also best explainer video company in Bangalore & animation video makers in Bangalore, Chennai, India & Maryland, Baltimore, USA provides Corporate & Brand films, Promotional, Marketing videos & Training videos, Product demo videos, Employee videos, Product video explainers, eLearning videos, 2d Animation, 3d Animation, Motion Graphics, Whiteboard Explainer videos Client Testimonial Videos, Video Presentation and more for all start-ups, industries, and corporate companies. From scripting to corporate video production services, explainer & 3d, 2d animation video production , our solutions are customized to your budget, timeline, and to meet the company goals and objectives.
    As a best video production company in Bangalore, we produce quality and creative videos to our clients.

    ResponderExcluir

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga