2014


Fale comigo - deixe um comentário AQUI

A ESCOLA DO SÉCULO XXI





...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸



EEMI PROFª ILZA IRMA  MOELLER COPPIO
Rua Jaguari 362, Vila Sinhá, São José dos Campos, SP
CEP 12212-659
Telefone:(12) 3921-7820
Katty Rasga - Profª de Língua Portuguesa e Orientação de Estudos
2014


Equipe da EEEMI Profª Ilza Irma Moeller Cóppio
2014

“Não vivemos uma era de mudanças. Vivemos uma mudança de era!” (Chris Andersen) 

Contudo,  toda mudança de paradigma significa uma revolução. E é imprescindível a aceitação; é necessário mudar nossa maneira de ver e estar no mundo; é urgente repensarmos nossa postura como Educadores. Este modelo de escola nos permite repensarmos a escola, todavia sinto que ainda não desenvolvemos as competências necessárias para incorporar, constitutivamente ao currículo e às práticas letradas, as tecnologias da cultura de massas e das mídias, num fazer diferente. 
E nesse modelo de escola precisei me descobrir um novo profissional da educação. Aceitei o desafio.  Esta nova professora, tem como andaimeria do seu ser profissional o modelo pedagógico da EDUCAÇÃO INTERDIMENCIONAL (conceitual, procedimental, atitudinal, factual) ,  os quatro pilares da educação (aprender (a ser, a fazer,  conhecer, a aprender)); da  PEDAGOGIA DA PRESENÇA (antenada, ligada nas atitudes, reações, comportamentos dos alunos - fazendo as intervenções necessárias); do PROTAGONISMO PESSOAL (fazer parte da solução, e procurar desenvolver as habilidades necessárias para tanto) ; de propiciar o PROTAGONISMO JUVENIL ( em todas as suas etapas de amadurecimento). Esta nova professora vem seguindo as premissas do PROTAGONISMO JUVENIL; de estar comprometida com a minha FORMAÇÃO CONTINUADA, construindo o conhecimento; da PEDAGOGIA DA PRESENÇA; da EXCELÊNCIA EM GESTÃO; da CORESPONSABILIDADE (sendo responsável pela minha parte na engrenagem e zelando para que esta não emperre nunca); da REPLICABILIDADE. Esta nova professora vem fazendo uso das metodologias pedagógicas: TUTORIA (pedagógica, ...ou não - mas um espaço de escuta, no sentido de acompanhamento e de instrumentalização) ,  PROTAGONISMO JUVENIL, ELETIVAS e ESTUDO ORIENTADO - na luta pela construção da disciplina intelectual para o estudo.  Assim como,  de ser conhecedora do PROJETO DE VIDA dos estudantes para fazer as intervenções necessárias.  Somente assim, poderei ser a nova professora,  MEDIADORA do aprendizado, de si própria e dos estudantes.
Mas creia: esta metamorfose dói, aprender dói. Dói aprender a fazer Guias e mais Guias, Planos e mais Planos, Programas e mais Programas, Registros e mais e mais e mais Registros..... Dói! 
Conforme Madalena Freire“...aprender não é espontâneo nem natural. Em certo sentido, aprender dói, pois se dá no trabalho com a ignorância. É um confronto com a falta, com o limite, com o desejo. Muita gente imagina, nos desvios do construtivismo, que aprender tem de ser gostoso, prazeroso, lúdico... Não é nada disso: dói. Não é a dor eterna, mas a dor do início da construção da disciplina intelectual. O prazer só vem depois, como um parto.”   É o choque do novo...... dá insegurança, mas ela se transforma num dos ingredientes para o processo. Sou a educadora que sei mais, mas não sei tudo, como diria M.Freire. E como diria Paulo Freire, " Não há possibilidade de existir sem a consciência do risco." Portanto assumo, juntamente a meus colegas novos-professores, educadores, o risco da reinvenção. Estamos reinventando a escola. E que ela se fortaleça e dê espaços a outras reinvenções, que comece a querer ser reinventada, assim como é o fluxo da vida; nunca o mesmo do mesmo jeito.  Reinventamos a escola, agora "bora" reinventamo-nos.


Sobre PROTAGONISMO
O lugar de protagonista principal da educação, supostamente, era do professor. Acreditamos isto durante muito tempo. Muitos autores,  publicações , editoras, reforçavam esta ideia.  
Hoje sei que ensinar deve ter como meta propiciar mais  e melhores condições de aprendizagem. No ato de ensina deve existir intencionalidade pedagógica, comprometida com o aprendizado do estudante, assim como um processo investigativo sobre sua aprendizagem. Como diria Freire e Prado (1995), “propiciar situações de aprendizagem em que o aluno vivencie ações reflexivas, onde ele aprenda fazendo, construindo algo que lhe seja significativo, de modo que possa envolver-se afetiva e cognitivamente  com aquilo que está sendo produzido.”
Contudo, o verdadeiro protagonista é o estudante. Assim, o foco das práticas educativas deve estar na aprendizagem. Isso supõem um  perfil de professor que, além de ajudar, favorecer, zelar, colaborar, e empenhar-se  para proporcionar educação nas diversas multidimensões: psicológica, afetiva e política, entre outras possíveis, segundo Costa (2001), mantém um estreito vínculo entre sua competência técnica e o compromisso ético-político. Além de garantir as educações afetivas, morais  e esportivas, deve articular práticas e vivências que proporcionem desenvolver competências pessoais,  relacionais, produtivas  e  cognitivas; e na prática, sistematizar a participação dos jovens de uma forma  ativa, construtiva e solidária, assegurando a criação de espaços e de mecanismos de escuta e participação.
Referência: Costa, Antonio Gomes da.  O professor como educador: um resgate necessário e urgente. Salvador: 2001.


REUNIÃO DAS ESCOLAS - 24 JAN







27 JAN
COM LARANJINHAS
A Equipe - professores e gestores


29 JAN- EQUIPE DE LINGUAGENS

LÍNGUA PORTUGUESA


SEG
TER
QUAR
QUIN
SEX
1ºA
1ºB
1ºB
1ºB/OE
1ºA
1ºB
1ºB
1ºB/OE
1ºC
1ºD
1ºC
1ºB/OE
ATPG
1ºD
1ºC
1ºB/OE
ATPG
1ºC
1ºD
1ºD
1ºD
1ºA
1ºB
1ºC
1ºA
1ºA
ELETIVA
ATPA
TUTORIA
ELETIVA
ATPA



PIAF - Plano Individual de Aprimoramento e Formação
2º semestre

ELETIVAS
1º SEMESTRE: Tropicália: entre versos, atitudes e canções
2º SEMESTRE: CINEMA (com o prof Armando)


DESENVOLVIMENTO
ELETIVA
TROPICÁLIA
SEMANAS
ATIVIDADES / PERÍODOS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1
Apresentação da ELETIVA
X
2
Montagem do Projeto
X
3
Coleta de dados
X
X
X
4
Tratamento dos dados
X
X
X
X
X
5
Elaboração do Blog
X
X
X
X
X
X
6
Revisão do Blog
X
7
Culminância
X

TUTORIA 2014
...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸..´¯`»...  ¤°.¸¸

04 FEV






REUNIÃO DE PAIS  - 15 FEV



PRODUÇÃO DE TEXTO - 27 FEV


CARNAVAL - 28 FEV 





PRA GOSTAR DE LER



CONSELHO DE CLASSE - 24 MAR



ANÁLISE DE JORNAL - 27 MAR

EXPOSIÇÃO DA ANÁLISE DOS JORNAIS


Pra Gostar de Ler - Contos e Crônicas


28 03 2014


Análise de Jornais - características do texto jornalístico


20-03 - Reunião de Pais
29-03-2014 - Reunião de Pais
(TORCI O JOELHO)

PROJETO ATUALIDADES - 31 MAR

(MUDANÇA DE SALA)

PRODUÇÃO DE TEXTO - 22 ABR

29-04- Texto Expositivo

Projeto Permanente - ATUALIDADES 24 ABR



09-05-2014 - Conversa ao pé do ouvido com Laranjinhas

10-05-2014 - Apresentação da Eletiva

24-05-2014 - Palestra Projeto de Vida - IPEE


Usando a técnica de destacar partes do texto.


30 - 05- 2014 - Elaboração de Jornal





Elaboração dos Jornais


Elaboração de Jornal

ANÁLISE DOS JORNAIS - 05 JUN









TRABALHANDO COM ESQUEMAS


06 JUL
                 1ºD


  1ªA

05 jun - ELETIVA TROPICÁLIA - ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO NA CULMINÂNCIA




EXPOSIÇÃO DE FOTO JORNALISMO

14 JUL



20 JUL


XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
21 JUL 2014 - PRODUÇÃO TEXTUAL -TEMA: COPA - GÊNERO: LIVRE






ELETIVA TROPICÁLIA






ELETTIVA TROPICÁLIA - 07 JUL








xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Eu uso destacar as expressões relevantes no texto.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



18 AGO 014 -REFACÇÃO COLETIVA DOS TEXTOS


21 AGO 2014 - LEITURA DE CONTOS 


05 SET -TRABALHANDO O EMPREGO DOS CONECTIVOS NOS TEXTOS - ARTIGO DE OPINIÃO 



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

08 SET 2014 - TRABALHANDO A ARGUMENTAÇÃO NOS TEXTOS - ARTIGO DE OPINIÃO 




xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


11 SET 2014 - REUNIÃO DA EQUIPE ALFA PARA ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL MEDIEVAL


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


12 SET 2014 - REFACÇÃO DO TEXTO 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

DIA "D" - 1º C - ACORDOS - 12 SET
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

18 SET 2014 - REFACÇÃO DO TEXTO
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

26 SET 2014 - FESTIVAL MEDIEVAL

Escola Ilza Irma
Profª Katty Rasga
REIS DE PORTUGAL
CLÃS
HUNTER 1º A
ALPHA 1º C
DARUS 1º D
DENALLI 1º B










ARRECADAÇÃO DE PRENDAS PARA A DOAÇÃO PARA AS ENTIDADES ASSUMIDAS PELAS EQUIPES




28 NOV 2014 - PREMIAÇÃO  1ºD





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

07 OUT 2014 - 
LEITURA COMPARTILHADA
Letícia 1ºB
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

10 OUT 2014 - PRA GOSTAR DE LER



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Produção de texto final 
Trazer o Caderno de Produção de texto com a pesquisa individual sobre a Legalização da Maconha
Gênero: Artigo de Opinião
Comanda: Os alunos pares defendem a legalização; os ímpares são contra a legalização.
Mínimo de 20 linhas
Tema: 2,0 pontos
Gênero: 2,0 pontos
Coesão e coerência: 2,0 pontos
Registro: 2,0 pontos
Proposição: 2,0 pontos
Quem "Refutar" terá um ponto extra no quesito GÊNERO





NOVEMBRO 2014 - OS LUSÍADAS - APRESENTAÇÕES DOS EPISÓDIOS












CULMINÂNCIA DA ELETIVA 2º SEMESTRE: CINEMA


ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ALGUMAS LOUSAS












XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


ORGANIZAÇÃO DOS ARMÁRIOS










INFOENEM
- See more at: http://www.infoenem.com.br/guia-de-profissoes-2014-a-escolha-do-curso/#sthash.0XCTc6xM.dpuf




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga