
Em entrevista, Ângela Kleiman responde sobre as contribuições dos estudos sobre letramento para o ensino de leitura diz: "O letramento tem como objeto de estudo, de ensino, ou de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Quando se assume como objetivo do ensino da língua materna o letramento do aluno, está se adotando, em decorrência disso, uma concepção social da língua escrita, desde os primeiros contatos com essa língua, portanto, também na alfabetização. Essa concepção contrasta (opõe-se até) com uma concepção tradicional que considera que a aprendizagem de leitura e produção textual envolve a aprendizagem de habilidades individuais. Envolve isso, é claro, mas em função do social, do que se quer fazer com o texto, com quem se quer estabelecer um diálogo, a quem se quer convencer. Essa é uma diferença profunda, porque implica que a pergunta estruturante do planejamento das aulas é: “quais os textos significativos para o aluno e para sua comunidade”, em vez de: “qual a seqüência mais adequada de apresentação dos conteúdos (geralmente, as letras para formarem sílabas, as sílabas para formarem palavras e das palavras para formarem frases)”. "
Referência: Heloísa Amaral
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Katty Rasga