Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa—emcontraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento. O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornaletelejornal) e, como advento da World Wide Web, vieram também os jornais on line, ou ciberjornais, ou webjornais. O termo "imprensa", contudo, foi mantido.
Como fazer um jornal
Notícia é a matéria prima do jornal. Ela traz um resumo dos acontecimentos. Portanto, um resumo
não pode conter muitas linhas! A notícia deve comunicar o fato e não traçar
argumentos sobre ele.
CARACTERÍSTICAS
CARACTERÍSTICAS
- A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto.
- Inicia com uma manchete objetiva (Verbo sempre no presente) que resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto.
- Este gênero se caracteriza pela objetividade, brevidade e é redigido na 3ª pessoa.
Seguindo o Modelo
de Lasswell, toda notícia deve responder a seis questões básicas:
Quem? O
quê? Onde? Quando? Por quê? Como? Essas questões costumam ser respondidas logo
no primeiro parágrafo da reportagem, formando assim o chamado Lead da
matéria.
- Lead: primeiro parágrafo
1. Quem?
2. Onde?
3. Quando?
4. Por quê?
5. Como?
Corpo do texto: descrição pormenorizada dos
fatos ocorridos, o que está por trás, quais foram as possíveis consequências.
Em algumas reportagens de revistas e jornais (em sites
parece ser mais difícil de encontrar) sobre o título há uma pequena
informação, geralmente uma frase curta relacionada ao assunto. Essa frase é
chamada de Chapéu.
Logo abaixo do título, antes do parágrafo introdutório da
matéria, há outro parágrafo com o objetivo de ambientar o leitor ao assunto
tratado. A esse parágrafo, damos o nome de Sutiã (visto que ele
"sustenta" o título, tal qual o sutiã sustenta os seios).
O olho é um
trecho do texto destacado no meio da página. Esse trecho pode ser uma
declaração marcante de alguém envolvido com o assunto ou uma informação que
merece algum destaque. O que a caracteriza é que ela é destacada com aspas ou
em itálico, e colocada num ponto da página que o destaque visivelmente ou graficamente.
Toda notícia tem: público alvo (perfil de leitor) e suporte lingüístico
(fonte).
Ela pode ser imparcial, ou seja não emite a opinião da equipe
jornalística, ou emitir pontos de vista, direta ou indiretamente: através de
adjetivos, substantivos e palavras que emitem juízo.
Para analisar uma notícia:
•
Quem escreveu – enunciador (posição social)
•
Para quem
- leitores potenciais (posição social)
•
Quando
foi escrita
•
Onde foi publicada
•
Porque – Qual o seu objetivo
•
Onde ele circula?
Este espaço do seu blog parece feito de propósito para praticonautas em busca de informação a respeito do gênero discursivo jornalístico. É de uma clareza impressionante. Vale como sugestão para quem tem essa tarefa. Você é uma profissional comprometida e afinada com uma proposta séria de letramento digital. Apreciei e serei sua assídua leitora.
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