sábado, 21 de abril de 2012

NOTÍCIA

HISTÓRIA DA IMPRENSA



Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativaemcontraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento. O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornaletelejornal) e, como advento da World Wide Web, vieram também os jornais on line, ou ciberjornais, ou webjornais. O termo "imprensa", contudo, foi mantido.


Como fazer um jornal




Notícia é a matéria prima do jornal. Ela traz um resumo dos acontecimentos. Portanto, um resumo não pode conter muitas linhas! A notícia deve comunicar o fato e não traçar argumentos sobre ele. 

CARACTERÍSTICAS
  • A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto.
  • Inicia com uma manchete objetiva (Verbo sempre no presente) que resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto.  
  • Este gênero se caracteriza pela objetividade, brevidade e é redigido na 3ª pessoa.

Seguindo o Modelo de Lasswell, toda notícia deve responder a seis questões básicas:
Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê? Como?  Essas questões costumam ser respondidas logo no primeiro parágrafo da reportagem, formando assim o chamado Lead da matéria.

  • Lead: primeiro parágrafo

1. Quem?
2. Onde?
3. Quando?
4. Por quê?
5. Como?

Corpo do texto: descrição pormenorizada dos fatos ocorridos, o que está por trás, quais foram as possíveis consequências.

Em algumas reportagens de revistas e jornais (em sites parece ser mais difícil de encontrar) sobre o título há uma pequena informação, geralmente uma frase curta relacionada ao assunto. Essa frase é chamada de Chapéu.

Logo abaixo do título, antes do parágrafo introdutório da matéria, há outro parágrafo com o objetivo de ambientar o leitor ao assunto tratado. A esse parágrafo, damos o nome de Sutiã (visto que ele "sustenta" o título, tal qual o sutiã sustenta os seios).

O olho é um trecho do texto destacado no meio da página. Esse trecho pode ser uma declaração marcante de alguém envolvido com o assunto ou uma informação que merece algum destaque. O que a caracteriza é que ela é destacada com aspas ou em itálico, e colocada num ponto da página que o destaque visivelmente ou graficamente.


Toda notícia tem: público alvo (perfil de leitor) e suporte lingüístico (fonte). 

Ela pode ser imparcial, ou seja não emite a opinião da equipe jornalística, ou emitir pontos de vista, direta ou indiretamente: através de adjetivos, substantivos e palavras que emitem juízo.

Para analisar uma notícia:
•          Quem escreveu – enunciador (posição social)
•          Para quem  - leitores potenciais (posição social)
•          Quando  foi escrita
•          Onde foi publicada
•          Porque – Qual o seu objetivo
•          Onde ele circula?
•          Qual o suporte?


COMO FAZER UM JORNAL

Um comentário:

  1. Este espaço do seu blog parece feito de propósito para praticonautas em busca de informação a respeito do gênero discursivo jornalístico. É de uma clareza impressionante. Vale como sugestão para quem tem essa tarefa. Você é uma profissional comprometida e afinada com uma proposta séria de letramento digital. Apreciei e serei sua assídua leitora.

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Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga