Páginas
- Início
- CONTEXTO JORNALÍSTICO
- ARTIGO DE OPINIÃO
- CONECTORES
- RESENHA e RELATÓRIO
- CRÔNICA
- OUTROS GÊNEROS
- GÊNEROS e TIPOLOGIA
- AVALIAÇÃO
- CONTOS E CIA
- DISSERTAÇÃO
- A LÍNGUA
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- PROPAGANDA E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
- LITERATURA
- MULTILETRAMENTOS
- ESTRATÉGIAS DE LEITURA
- ELETIVAS
- VERBOS
- NIVELAMENTO
- ESTANTE
- SISU-PROUNI-FIES-ENEM
- Profª Coord. Oficina Pedagógica - L.Portuguesa - 2004-2012
- 2013
- 2014
- ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 2014
- 2015
- 2016
- 2017
- ABOUT ME
- FERRAMENTAS GRATUÍTAS
terça-feira, 24 de julho de 2012
Aula? Isso é aula?
Numa aula... Aviõezinhos de papel voam soltos para todos os lados, grandes bolas feitas com papel arrancado de caderno são arremessadas, um ouve música, outro mexe no celular, outro levanta para conversar e outro ainda grita para o amigo que passa pelo
corredor. Enquanto isso... Uns poucos, bem poucos, se esforçam para ouvir o professor que, entre uma explicação e outra, berra pedindo atenção, bate com força na mesa, pára extenuado curvando-se sobre a mesa, olha para o relógio e se anima: logo soará o sinal indicando o fim da aula.
Na sala ao lado... Reina um silêncio absoluto. A lousa está coberta com textos espremidos, e no final, bem no finalzinho, umas perguntas para responder. Uns copiam, outros fingem copiar. Alguns entendem. A maioria copia mecanicamente, enchendo o caderno para depois solicitar o visto do professor. Enquanto isso... O professor está debruçado sobre sua mesa, aproveitando o tempo para colocar seus diários em ordem. Ou para descansar, pois a aula já foi passada na lousa.
Logo adiante, outra aula... O professor explica e um aluno pergunta, outro responde e a classe participa. Na lousa, apenas os encaminhamentos da aula, de onde se partirá e aonde se poderá chegar. Na mesa do professor, vários materiais para serem usados
conforme a necessidade e o desenrolar da aula. O professor caminha pela sala, os alunos acompanham seus passos, seus corpos giram, seus semblantes indicam atenção. Vez por outra alguém perde o bailado do professor e fica em evidência; mas o professor se
aproxima, balança a cabeça num gesto sutil mas eficiente para retomar a atenção...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga