PROJETO - de 21.10 a 05.11
Caros alunos,
Caros alunos,
Vamos realizar um projeto que tem como objetivo promover na escola, além do letramento escolar, os multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho de leitura e produção envolvendo as multissemioses, possibilitando aos alunos o enfrentamento (CANCLINI,
2008,p.12) das semioses emergentes na alta modernidade.
Assim, a proposta é a leitura do cotidiano com leitura de música, de fotografia, de textos, de imagens, de vídeos e de sons que poderão auxiliá-los a desenvolverem competências básicas para lidar com a leitura de maneira crítica e protagonista.
Sequência didática:
• apresentação do gênero miniconto;
• interpretação de minicontos;
• confronto do miniconto com o conto;
• exibição de um miniconto em vídeo;
•produção de um miniconto em vídeo (fase de preparação, produção e revisão).
qVisite os endereços abaixo;
eLeia três minicontos;
eFaça a compreensão e entendimento dos textos;
eSocialize com os colegas e professora;
eObserve as características do gênero.
• http://twitter.com/minicontos
• http://minicontos.blogspot.com/
• http://miniminimos.blogspot.com/
• http://www.oinstituto.org.br/enter/
Minicontos:
Fonte:"http://minicontos.blogspot.com.br/"
O gênero possui finalidades sociocomunicativas definidas, estrutura organizacional recorrente e estilo próprio. Ao sistematizá-lo o aluno desenvolve sua competência comunicativa, uma vez que o gênero reflete as práticas de linguagem sociohistóricas.
q Listar características desse gênero
q Listar características desse gênero
q Ouça a música abaixo e discuta com o grupo a letra.
e Música COTIDIANO(Composição:Chico Buarque)
NEM GRUPO
A E você?
1. A que horas vocês geralmente acordam?
2. Vocês costumam fazer, assim como na letra, tudo sempre igual?
3. Será que mulher sempre diz as mesmas coisas? O que diz sua mãe?
4. O que se repete no seu cotidiano?
5. E como é o cotidiano escolar?
q Observe e registre (foto, vídeo) por três dias (no mínimo).
para montar no movie maker.
A
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
NEM GRUPO
A E você?
1. A que horas vocês geralmente acordam?
2. Vocês costumam fazer, assim como na letra, tudo sempre igual?
3. Será que mulher sempre diz as mesmas coisas? O que diz sua mãe?
4. O que se repete no seu cotidiano?
5. E como é o cotidiano escolar?
q Observe e registre (foto, vídeo) por três dias (no mínimo).
para montar no movie maker.
q Assista ao vídeo SEGUNDA-FEIRA
Atenção:
• em relação aos sons e músicas que compõem o vídeo,
• à escolha dos momentos do cotidiano para compor o vídeo
• ao enquadramento das cenas;
• à ordem e montagem das cenas.
q Proposta de produção
GÊNERO: MINICONTO MULTIMODAL
TEMA: O COTIDIANO
PÚBLICO ALVO: GRUPO ESCOLA E COMUNIDADE
SUPORTE: Blog "Além do Giz"
q Produção do primeiro texto
GAcorde no grupo quem será o protagonista do vídeo;
q A versão final do texto escrito, que já passou por revisões ( pelos alunos, colaboradores e professora) deverá ser enviada para kattyrasga.07@gmail.com .
q Refacção do texto
q Agora MÃOS À OBRA: Todos devem se envolver: roteiro, tomadas, ambientação....
q Agora MÃOS À OBRA: Todos devem se envolver: roteiro, tomadas, ambientação....
J Para finalizar
O grupo deve produzir cartazes e convites impressos e digitais para a divulgação dos trabalhos.
No dia do evento, após a exibição dos minicontos em vídeo, os alunos poderão ainda propor uma discussão acerca do processo de produção do gênero miniconto multimodal.
C Os minicontos serão divulgados aqui no Blog "Além do Giz".
O grupo deve produzir cartazes e convites impressos e digitais para a divulgação dos trabalhos.
No dia do evento, após a exibição dos minicontos em vídeo, os alunos poderão ainda propor uma discussão acerca do processo de produção do gênero miniconto multimodal.
C Os minicontos serão divulgados aqui no Blog "Além do Giz".
REFERÊNCIA:
Rojo, Roxane e Moura, Eduardo. "Multiletramentos na escola"(2013). Capítulo 04: Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas (4MB) de ANAIR VALÊNIA MARTINS DIAS, CLÁUDIA GOULART MORAIS, VIVIANE RAPOSO PIMENTA & WALLESKA BERNARDINO SILVA" in http://www.parabolaeditorial.com.br/downloads/4MINICONTOSMODAIS.pdf
Adorei a ideia... Obrigada
ResponderExcluirEu como professora utilizando os projetos que fiz no passado como aluna...que saudades S2
ResponderExcluir