segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PROJETO MINICONTOS MULTIMODAIS

PROJETO - de 21.10 a 05.11
Caros alunos,

Vamos realizar um projeto que tem como objetivo  promover na escola, além do letramento escolar, os multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho de leitura e produção envolvendo as multissemioses, possibilitando aos alunos o enfrentamento  (CANCLINI,
2008,p.12) das semioses emergentes na alta modernidade.

Assim, a proposta é a leitura do cotidiano com leitura de música, de fotografia, de textos, de imagens, de vídeos e de sons que poderão auxiliá-los a desenvolverem competências básicas para lidar com a leitura de maneira crítica e protagonista.

Sequência didática:
• apresentação do gênero miniconto;
• interpretação de minicontos;
• confronto do miniconto com o conto;
• exibição de um miniconto em vídeo;
•produção de um miniconto em vídeo (fase de preparação, produção e revisão). 



qVisite os endereços abaixo;
eLeia três minicontos;
eFaça a compreensão e entendimento dos textos;
eSocialize com os colegas e professora;
eObserve as características do gênero.

• http://twitter.com/minicontos
• http://minicontos.blogspot.com/
• http://miniminimos.blogspot.com/
• http://www.oinstituto.org.br/enter/

Minicontos: 

Fonte:"http://minicontos.blogspot.com.br/"


O gênero possui finalidades  sociocomunicativas definidas, estrutura organizacional recorrente e estilo próprio. Ao sistematizá-lo o aluno desenvolve sua competência comunicativa, uma vez que o gênero reflete as práticas de linguagem sociohistóricas.

Listar características desse gênero

q Ouça a música abaixo e discuta com o grupo a letra.
Música COTIDIANO(Composição:Chico Buarque)




A
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.


NEM GRUPO

E você?
1. A que horas vocês geralmente acordam?
2. Vocês costumam fazer, assim como na letra, tudo sempre igual?
3. Será que mulher sempre diz as mesmas coisas? O que diz sua mãe?
4. O que se repete no seu cotidiano?
5. E como é o cotidiano escolar?

Observe e registre (foto, vídeo) por três dias (no mínimo).
para montar no movie maker.

Assista ao vídeo SEGUNDA-FEIRA


Atenção:
• em relação aos sons e músicas que compõem o vídeo,
• à escolha dos momentos do cotidiano para compor o vídeo 
• ao enquadramento das cenas;
• à ordem e montagem das cenas.

Proposta de produção
GÊNERO:  MINICONTO MULTIMODAL
TEMA: O COTIDIANO
PÚBLICO ALVO: GRUPO ESCOLA E COMUNIDADE
SUPORTE: Blog "Além do Giz"

 Produção do primeiro texto
GAcorde no grupo quem será o protagonista do vídeo;

A versão  final do texto escrito,  que já passou por revisões ( pelos alunos,  colaboradores  e professora) deverá ser enviada para kattyrasga.07@gmail.com .

Refacção do texto
Agora MÃOS À OBRA: Todos devem se envolver: roteiro, tomadas, ambientação....

Para finalizar
O grupo deve produzir cartazes e convites  impressos e digitais para a divulgação dos trabalhos.
No dia do evento, após a exibição dos minicontos em vídeo, os alunos poderão ainda propor uma discussão acerca do processo de produção do gênero miniconto multimodal.
Os minicontos serão divulgados aqui no Blog "Além do Giz".

REFERÊNCIA:

Rojo, Roxane e Moura, Eduardo. "Multiletramentos na escola"(2013). Capítulo 04: Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas (4MB)  de ANAIR VALÊNIA MARTINS DIAS, CLÁUDIA GOULART MORAIS, VIVIANE RAPOSO PIMENTA & WALLESKA BERNARDINO SILVA" in http://www.parabolaeditorial.com.br/downloads/4MINICONTOSMODAIS.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga