SD - RESENHA/LP - trabalho interdisciplinar (LP e GEO) desenvolvido com alunos dos 1ºs EM da EMI "Profª Ilza Irma Moeller Cóppio".
CABEÇALHO (lado direito da página)
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Nome da
instituição
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Informações
técnicas da obra
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Objetivo do
trabalho
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Local, data.
(lado esquerdo da página)
• Nome do autor da resenha
(centralizado - em negrito)
• Título da resenha
(lado esquerdo da página)
• Nome do autor da resenha
(centralizado - em negrito)
• Título da resenha
CREDENCIAIS DO AUTOR
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Quem é
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Títulos
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De onde é
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Onde faz
pesquisas
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Onde leciona
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O que publicou
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Qual sua
área/linha de pesquisa
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De
que se trata
RESUMO DA OBRA
•
Qual sua
característica principal
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Qual a
perspectiva de tratamento do tema
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Qual o problema
focado
•
Qual o objetivo
do autor
Descrição do conteúdo
ANÁLISE E ARGUMENTAÇÃO
–
Identificar os pontos positivos e negativos
–
Como a linguagem
é empregada
–
Que tipo de
público deseja atingir
–
Quais os pontos
que chamaram a sua atenção
–
Contexto
histórico social abordado
–
Mensagem
subliminares
–
Contribuição da
obra para a área?
–
Coerência interna
–
Originalidade do
texto
–
Alcance do texto
–
Relevância do
texto
–
Conclusão está
apoiada em argumentos/ fatos
INDICAÇÕES DO RESENHISTA
•
A quem é dirigida
a obra
•
Exige
conhecimento mais profundo sobre o assunto?
PPT RESENHA - MÃOS À OBRA
RESENHAS DE FILMES
RESENHA LIVROS
RESENHA HQ
Exemplos de resenha do vídeo: 01, 02, 03, 04
Resumo do vídeo: 01, 02
Relacionado: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA
VÍDEO A SER RESENHADO:
http://storyofstuff.org/
LEONARD, Annie. Tides Foundation - Funders Workgroup For Sustainable Production And Consumption . "The story of stuff". Free Rande Studios. USA.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO
Annie Leonard
MODELO PARA A RESENHA |
FILME E DOCUMENTÁRIO (INDICADOS PARA REFLEXÃO A RESPEITO DO CONSUMISMO)
“Amor por contrato” (The Joneses), de Derrick Borte, que conta a história de uma família criada para impressionar e vender um estilo de vida.
Já o documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido por Estela Renner, é um exemplo interessante para discutir a questão do consumismo, com atenção especial aos efeitos deste na infância e adolescência.
Para +reflexão
2. Quais são as origens dessa tendência consumista?
A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. Para entender como isso se deu, basta pensar o quanto você conhece, por exemplo, dos processos de produção das coisas que você compra. Você sabe como são fabricados os produtos de higiene, alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as formas de distribuição, importação e exportação? É justamente esse desconhecimento que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
Ainda discutindo a história da tendência consumista, podemos destacar a vinculação da possibilidade de comprar ao poder, já que, por muitos anos, o consumo era privilégio de classes mais ricas. Com o desenvolvimento econômico, da produção e da publicidade, as distâncias foram sendo diminuídas. O que se pode perceber na atualidade é um nivelamento de desejos: crianças pobres e ricas querem os mesmos brinquedos, adultos de classes sociais distintas têm as mesmas vontades, reforçadas pelos modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades.
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[]s.
Katty Rasga