segunda-feira, 11 de novembro de 2013

RESENHA


SD - RESENHA/LP - trabalho interdisciplinar (LP e GEO) desenvolvido com alunos dos 1ºs EM da EMI "Profª Ilza Irma Moeller Cóppio".

CABEÇALHO (lado direito da página)
       Nome da instituição
       Informações técnicas da obra
       Objetivo do trabalho
       Local, data.

(lado esquerdo da página)
    Nome do autor da resenha

(centralizado - em negrito)
    Título da resenha

CREDENCIAIS DO AUTOR
       Quem é
       Títulos
       De onde é
       Onde faz pesquisas
       Onde leciona
       O que publicou
       Qual sua área/linha de pesquisa
       De que se trata

RESUMO DA OBRA
       Qual sua característica principal
       Qual a perspectiva de tratamento do tema
       Qual o problema focado
       Qual o objetivo do autor
Descrição do conteúdo

ANÁLISE E ARGUMENTAÇÃO
    Identificar  os pontos positivos e negativos
    Como a linguagem é empregada
    Que tipo de público deseja atingir
    Quais os pontos que chamaram a sua atenção
    Contexto histórico social abordado
    Mensagem subliminares
    Contribuição da obra para a área?
    Coerência interna
    Originalidade do texto
    Alcance do texto
    Relevância do texto
    Conclusão está apoiada em argumentos/ fatos

INDICAÇÕES DO RESENHISTA
       A quem é dirigida a obra
       Exige conhecimento mais profundo sobre o assunto?
       Linguagem é acessível?




MODELO DE RESENHA 2013

PPT RESENHA - MÃOS À OBRA

RESENHAS DE FILMES

RESENHA LIVROS

RESENHA HQ

Exemplos de resenha do vídeo: 01, 02, 03, 04
Resumo do vídeo: 01, 02

Relacionado: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

VÍDEO A SER RESENHADO:

http://storyofstuff.org/
LEONARD, Annie. Tides Foundation - Funders Workgroup For Sustainable Production And Consumption . "The story of stuff". Free Rande Studios. USA.

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO

Annie Leonard

MODELO PARA A RESENHA

FILME E DOCUMENTÁRIO (INDICADOS PARA REFLEXÃO A RESPEITO DO CONSUMISMO)
“Amor por contrato” (The Joneses), de Derrick Borte, que conta a história de uma família criada para impressionar e vender um estilo de vida. 
Já o documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido por Estela Renner, é um exemplo interessante para discutir a questão do consumismo, com atenção especial aos efeitos deste na infância e adolescência.

Para +reflexão
2. Quais são as origens dessa tendência consumista?
A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. Para entender como isso se deu, basta pensar o quanto você conhece, por exemplo, dos processos de produção das coisas que você compra. Você sabe como são fabricados os produtos de higiene, alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as formas de distribuição, importação e exportação? É justamente esse desconhecimento que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
Ainda discutindo a história da tendência consumista, podemos destacar a vinculação da possibilidade de comprar ao poder, já que, por muitos anos, o consumo era privilégio de classes mais ricas. Com o desenvolvimento econômico, da produção e da publicidade, as distâncias foram sendo diminuídas. O que se pode perceber na atualidade é um nivelamento de desejos: crianças pobres e ricas querem os mesmos brinquedos, adultos de classes sociais distintas têm as mesmas vontades, reforçadas pelos modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga