OBJETIVO ESPECÍFICO:Desenvolver a habilidade de expor a tese, argumentar, refutar, trazer vozes, dados, exemplos para sustentar a opinião, usar organizadores textuais próprios do gênero - características do ARTIGO DE OPINIÃO
Tema: Usos e abusos na Internet
Gênero: Artigo de Opinião
Questão Polêmica: (escolha individual)
Links dos textos explorados em sala de aula:
1.Redes sociais combinam com o trabalho? Veja o que pensam especialistas
3.Uso consciente da internet deve ser ensinado em aula4.Os usos e abusos da internet
Intenção da leitura: Repertório para a produção de texto sobre o tema.
ANOTANDO
Durante a leitura:
-Destaque as palavras chaves;
-Análise da situação social de produção dos textos
a) O texto em análise pertence a que gênero?
b) Representa o discurso de qual esfera social?
c) Para quem ele foi produzido?
d) Por que ele foi produzido, ou seja, qual a sua função social?
e) Nesse caso, o texto atende à necessidade de interação estabelecida?
f) A sua organização e a sua linguagem estão adequadas à necessidade de interação?
g) Quem produziu o texto? Quando?
h) O texto foi produzido para circular em que veículo?
i) Você conhece esse site? Ele foi organizado para quem?
j) Nesse caso, o texto está adequado ao suporte físico e ao veículo de circulação?
k) O assunto abordado no texto é interessante? Justifique sua resposta?
l) Ao ler o texto, você consegue entender o assunto abordado totalmente? Se sim, explique por quê? Se não, aponte quais informações você não domina e necessita pesquisar.
m) Anote o nome das vozes sociais que orienta a construção da referência do texto, sua função social, assim como o modo de apreciação, o que disse de relevante.
Obs.: Em sala de aula, após a leitura compartilhada dos textos, analisamos a organização do texto em relação ao modo como as informações são apresentadas, à coerência estabelecida, às marcas linguísticas (dentre outras possibilidades).
Lembrando que aprender a gramática da língua significa refletir sobre sua forma de organização e uso em diferentes contextos de produção. Portanto a sua efetiva participação em sala de aula é que fará a diferença. A prática da análise linguística dos textos fará parte de nossas aulas e ela é determinante para a sua aprendizagem.
PRODUÇÃO DE TEXTO
1. Contextualização e/ou apresentação
da questão que está sendo discutida.
2. Explicitação do posicionamento
assumido.
3. Utilização de argumentos para sustentar
a posição assumida.
4. Consideração de posição contrária e
antecipação de possíveis argumentos contrários à posição assumida.
5. Utilização de argumentos que refutam
a posição contrária.
6. Retomada da posição assumida.
7. Possibilidades de negociação.
8. Conclusão (ênfase ou retomada da
tese ou posicionamento defendido).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga