GÊNEROS | Tipologia | Domínio social | Linguagem dominante representada pela |
Conto de fadas; Fábulas; Lenda;Aventura; Ficção científica; Romance policial; Teatro Crônica literária... | Textos de enredamento – envolver o leitor, desafiando sua imaginação, seu prazer, sua inteligência | Literatura ficcional | Ação Criação e reconstrução de uma intriga
|
notícia; reportagem; crônicas jornalísticas; Relatos; testemunho; autobiografia; relato histórico, diários; biografia... | Textos informativos – oferecer informações Textos de informação científica – oferecer informações | Memória e da documentação das experiências humanas | Discurso experiências vividas, situadas no tempo |
Seminário; conferência; verbete de enciclopédia; texto explicativo; notas; resumos; resenhas; relatos; definição | Textos de informação científica – oferecer informações Textos informativos – oferecer informações | Conhecimentos sistematizados | Textual - Diversas formas de saberes |
Carta de leitor; editorial; artigo assinado; carta de reclamação; carta de solicitação; debate regrado; ensaio; resenhas críticas, Diálogo argumentativo; | Textos de convencimento – convencer o leitor a adotar um ponto de vista ou a desenvolver uma ação. (intenção do autor e resultados) | Discussão de assuntos ou problemas sociais controversos, visando um posicionamento | Uso dos movimentos de sustentação, refutação e negociação de tomada posição e o reconhecimento de situações argumentativas – comentam, explicam, confrontam idéias e opiniões... |
Receitas; instruções de uso, instruções de montagem; regras de jogos; bulas; regulamentos; regimentos; estatutos; constituição.... | Textos instrucionais -levar o leitor a desenvolver ações | Textos variados de instrução, regras e normas | Diferentes domínios - Regulação mútua de ações Prescrição ou a normalização de ações |
por Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (1995)
Muito feliz, encontrei o que eu queria! Parabéns!
ResponderExcluirlegal, achei oque eu precisava para o trabalho de portugues, valeu mesmo! parabens!
ResponderExcluir