segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas

ISABEL SOLÉ:


Professora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha,autora do livro Estratégias de Leitura, 1992.
Ensinar a ler é uma tarefa de todas as disciplinas?
Sim. Não apenas para aprender, mas também para pensar. A leitura não é só um meio de adquirir informação: ela também nos torna mais críticos e capazes de considerar diferentes perspectivas. Isso necessita de uma intervenção específica. Se eu, leitora experiente, leio um texto filosófico, provavelmente terei dificuldades, pois não estou familiarizada com esse material. É preciso planejar estratégias específicas para ensinar os alunos a lidar com as tarefas de leitura dentro de cada disciplina.

Como os professores das diferentes áreas devem se articular entre si?
ISABEL SOLÉ: O que aprendi em minhas conversas com professores é que os da área de línguas têm um papel importantíssimo para ajudar os alunos a melhorar a leitura e a composição de textos no campo de ação da própria língua e da literatura. Os responsáveis pelas demais disciplinas, por sua vez, podem lidar com textos mais específicos. Aliás, como assinalam muitos especialistas, quem leciona também deve aprender progressivamente a compreender e produzir os textos próprios de suas áreas. Em seguida, uma assembleia de professores ou a coordenação podem planejar que, digamos, o titular de História ensine a resumir textos como relatos, que o de Ciências ajude a produzir relatórios e a entender textos instrucionais e assim por diante. Outra proposta é, sempre que possível, trabalhar com enfoques mais globalizantes, com toda a equipe reforçando procedimentos de leitura e produção escrita.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Estratégias de Leitura, Isabel Solé, 194 págs.,Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 52 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga