terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CONTEXTO DE PRODUÇÃO

A proposta abaixo é para ressaltar no contexto de produção, o público para quem escrevo.
Creio que poderá ser usada, em sala de aula, para o aluno perceber o contexto de produção. O autor, na sua posição social em relação ao seu público alvo, seu interlocutor.
Não sei da autoria, recebi-o por email, entretanto achei a proposta interessante para usar em sala de aula. Estou publicando na íntegra, entretanto para a sala de aula, de acordo a faixa etária do seu alunado, alguns suportes podem ser evitados.
Vamos lá.......
Como seria a história de Chapeuzinho Vermelho se fosse real...
Se a história da Chapeuzinho Vermelho fosse real, como ela seria veiculada pela imprensa brasileira?
*Jornal Nacional*
(William Bonner): ‘Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem…’
(Fátima Bernardes): ‘…mas a atuação de um caçador evitou a tragédia.’
*Programa da Hebe*
"…Que gracinha, gente! Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?"
*Datena*
"…Onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia pra casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva… Um lobo, um lobo safado. Põe na tela, primo! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não!"
*Superpop*
"Geeente! Eu tô aqui com a ex-mulher do lenhador e ela diz que ele é alcoólatra, agressivo e que não paga pensão aos filhos há mais de um ano. Abafa o caso!"
*Globo Repórter*
"Tara? Fetiche? Violência? O que leva alguém a comer, na mesma noite, uma idosa e uma adolescente?
O Globo Repórter conversou com psicólogos, antropólogos e com amigos e parentes do Lobo, em busca da resposta.
E uma revelação: casos semelhantes acontecem dentro dos próprios lares das vítimas, que silenciam por medo. Hoje, no Globo Repórter.."
*Discovery Channel*
"Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver."
*Revista Veja*
"Lula sabia das intenções do Lobo."
*Revista Cláudia*
"Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho."
*Revista Nova*
"Dez maneiras de levar um lobo à loucura, na cama!"
*Revista Isto É*
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.
*Revista Playboy*
(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho no mês seguinte): "Veja o que só o lobo viu."
*Revista Vip*
"As 100 mais sexies - Desvendamos a adolescente mais gostosa do Brasil!"
*Revista G Magazine*
(Ensaio com o lenhador) "O lenhador mostra o machado."
*Revista Caras*
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor pra muitas coisas na vida. Hoje, sou outra pessoa."
*Revista Superinteressante*
"Lobo Mau: mito ou verdade?"
*Revista Tititi*
"Lenhador e Chapeuzinho flagrados em clima romântico em jantar no Rio."
*Folha de São Paulo*
"Lobo que devorou menina era do MST"
*O Estado de São Paulo*
"Lobo que devorou menina seria filiado ao PT."
*O Globo*
"Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT, que matou um lobo para salvar menor de idade carente."
*O Povo*
"Sangue e tragédia na casa da vovó."
*O Dia*
"Lenhador desempregado tem dia de herói."
*Extra*
"Promoção do mês: junte 20 selos, mais 19,90 e troque por uma capa vermelha igual a da Chapeuzinho!"
*Meia hora*
"Lenhador passou o rodo e mandou lobo pedófilo pro saco!"
*Capricho*
Teste: "Seu par ideal é lobo ou lenhador?"

.....................................................

E aí?! que tal propor para os alunos a mesma proposta com outras histórias???
- Ao propor o trabalho é necessário levar para a sala de aula exemplares dos suportes para serem manuseados e lidos pelos alunos e propor uma reflexão sobre o público alvo de cada suporte.
- Divida a sala em grupos de trabalho.
- Coloque-os na posição social de redatores dos suportes que eles selecionarem.
- Divulgue o trabalho de seus alunos nos murais da escola.
- A publicação em Blog é interessante, contudo não deixe de recolher uma autorização dos pais para a divulgação dos trabalhos dos alunos, assim como possíveis fotos (coletivas).
E, escrevam para mim socializando suas experiências.

bjks achocolatadas
Katty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga