Propostas de escrita a partir do TEXTO « O Auto da barca do Inferno - GIL VICENTE » - ENSINO MÈDIO
Após a leitura, partilhada, compreendida, interpretada (em esquetes).
Dividir a sala em 4 grupos e propor a cada grupo uma proposta de produção.
Lembrando a Sequência Didática:
1. propor a atividade
2. esclarecer sobre a publicação do produto final dos trabalhos.
3. após a 1ª produção do aluno trazer exemplares do gênero para que o aluno observe as características e faça as intervenções necessárias no próprio texto
OBS.: O trabalho em grupo é assertivo quando proporciona ao alunos que sejam seus próprios leitores, críticos e autores.
Cartas de reclamação
•O Fidalgo acaba por embarcar na barca do Inferno. Porém,nada habituado a ser tratado da forma como o Anjo o fez, decidiu reclamar.
A carta reclamação que será dirigida ao “superior hierárquico” do Anjo.
• Redigir a carta de reclamação de um dos clientes do sapateiro que se sentiu enganado pelo mau serviço prestado e “ pelos dinheiros mal levados.”
Entrevistas
• Entrevista histórica
Redator:papel de jornalista e entrevista: Gil Vicente; Uma das personagens do Auto.
Notícias
-A notícia que teria saído no jornal sobre a morte do onzeneiro.
-Um frade condenado ao Inferno é digno de espanto.
- Redigir uma notícia sensacionalista, onde relate os acontecimentos que tiveram lugar durante o julgamento.
- O corregedor e o procurador simbolizam a justiça corrupta e parcial. Elaborar uma notícia que denuncie esta situação por parte das duas personagens.
Texto Publicitário
-Elaborar o cartaz, o slogan e o respectivo texto argumentativo utilizado pelo Diabo para promover a sua barca.
Carta ou email (Carta do Frade à sua amada Florença)
Blog - Diário
- Elaborar uma das páginas do diário (Frade ou de Florença).
Diálogo
- Continuação do diálogo entre o Corregedor e a Alcoviteira
Artigo de opinião
Publicar no jornal NOTÍCIAS POPULARES
Redigir um artigo de opinião sobre a alcoviteira que era acusada de roubo, lenocínio, bruxaria e burla.
HQ - Releitura - adaptação ao seu contexto
SITE= Promover a Barca
FACEBOOK - Publicar resenha sobre a peça.
Páginas
- Início
- CONTEXTO JORNALÍSTICO
- ARTIGO DE OPINIÃO
- CONECTORES
- RESENHA e RELATÓRIO
- CRÔNICA
- OUTROS GÊNEROS
- GÊNEROS e TIPOLOGIA
- AVALIAÇÃO
- CONTOS E CIA
- DISSERTAÇÃO
- A LÍNGUA
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- PROPAGANDA E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
- LITERATURA
- MULTILETRAMENTOS
- ESTRATÉGIAS DE LEITURA
- ELETIVAS
- VERBOS
- NIVELAMENTO
- ESTANTE
- SISU-PROUNI-FIES-ENEM
- Profª Coord. Oficina Pedagógica - L.Portuguesa - 2004-2012
- 2013
- 2014
- ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 2014
- 2015
- 2016
- 2017
- ABOUT ME
- FERRAMENTAS GRATUÍTAS
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga