quinta-feira, 4 de outubro de 2012


MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA

Autor(es): Eduardo de Moura Almeida, Roxane Helena Rodrigues Rojo
Preço: R$40,00 



DESCRIÇÃO: Hoje, qualquer um edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas, adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás... E como ficam nisso tudo os letramentos?
Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação. São requeridas novas práticas de produção, de análise... 
Embora seja mais cômodo, é inadmissível ignorar as novas linguagens proliferadas no mundo contemporâneo e as necessidades de um letramento crítico que o mundo pede aos alunos. Se, até meados do século XX, as práticas de letramento fundamentadas no uso da tecnologia da escrita atendiam às demandas postas à educação escolar, a partir do surgimento das tecnologias digitais, não mais. Novos desafios são postos à escola. 
Diante de mudanças tão repentinas e intensas, professores de língua materna não familiarizados com tais modificações, afeitos à boa e “velha” mídia impressa e à tecnologia da escrita, indagam: que enfoque adotar na formação para a linguagem? 
Devemos ver nossos alunos como sujeitos protagonistas na construção de conhecimentos significativos e reconhecer o lugar dos jovens como produtores e consumidores de bens culturais em novas mídias, entendendo que as culturas juvenis constroem, a partir de práticas letradas específicas, redes sociais. São as redes que permitirão a esses jovens tornarem-se agentes culturais ativos nas diversas culturas locais e globais.

MATERIAL REFERENTE À OBRA

 Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução de sentido de um clássico infantilPARTE 1 (13MB)
PARTE 2 (13MB)
GISLAINE CRISTINA CORRER LORENZI & TAINÁ-REKÃ WANDERLEY DE PÁDUA
4. Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas (4MB)ANAIR VALÊNIA MARTINS DIAS, CLÁUDIA GOULART MORAIS, VIVIANE RAPOSO PIMENTA & WALLESKA BERNARDINO SILVA
8. O manguebeat nas aulas de português: videoclipe e movimento cultural em redeMATERIAL PROFESSOR (1MB)
MATERIAL ALUNO (2MB)
ADRIANA TEIXEIRA & FERNANDA FÉLIX LITRON
9. A canção Roda-viva: da leitura às leituraS (500KB)ELIANE A. PASQUOTTE-VIEIRA, FLÁVIA DANIELLE SORDI SILVA & MARIA CRISTINA MACEDO ALENCAR
12. Radioblog: vozes e espaços de atuação cultural (arquivo com 267MB, disponível apenas para download)EDUARDO MOURA & HEITOR GRIBL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga