"Se o aluno é considerado um receptor
passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos
incompletos e inconsistentes não são considerados senão algo indesejável e
digno de um dado de reprovação. Contrariamente, se introduzimos a problemática
do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e
positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A
opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno.
Corrigir para ver se aprendeu reflete o paradigma positivista da avaliação.
Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à
superação, ao enriquecimento do saber significa desenvolver uma ação avaliativa
mediadora."
Hoffmann (2003, p.46):
"[…]cada passo do aluno precisa ser observado em seu sentido próprio: de mobilização, de processo, de formulação de conceitos."
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO/SEE
Orientar as equipes das DE's e das escolas para a ação que visa apoiar professores e gestores da escola para que possam responder rapidamente às necessidades dos alunos, por meio de intervenções organizadas em processos de recuperação contínua e/ou paralela.
João Palma Secretário adjunto da SEESP Regina Resek, Ass. De currículo e avaliação – CENP Angelica Fontoura Ass. De currículo e avaliação – CENP
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Avaliação da aprendizagem - Cipriano Luckesi
Na prática cotidiana da sala de aula, a avaliação é um grande desafio para os educadores.
Este é um convite não só ao estudo do tema, como também à transformação de nossas condutas, no sentido de aprendermos a nos servir da avaliação como uma aliada na busca da qualidade e eficiência em nossas atividades educativas escolares.
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Profª MONICA GARDELLI FRANCO falando sobe avaliação.
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Katty Rasga