terça-feira, 6 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO

Hoffmann (2001): 

"Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados senão algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Contrariamente, se introduzimos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu reflete o paradigma positivista da avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora."


Hoffmann (2003, p.46): 


"[…]cada passo do aluno precisa ser observado em seu sentido próprio: de mobilização, de processo, de formulação de conceitos." 


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO/SEE

Orientar as equipes das DE's e das escolas para a ação que visa apoiar professores e gestores da escola para que possam responder rapidamente às necessidades dos alunos, por meio de intervenções organizadas em processos de recuperação contínua e/ou paralela.
João Palma Secretário adjunto da SEESP Regina Resek, Ass. De currículo e avaliação – CENP Angelica Fontoura Ass. De currículo e avaliação – CENP

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Avaliação da aprendizagem - Cipriano Luckesi


Na prática cotidiana da sala de aula, a avaliação é um grande desafio para os educadores. 

Este é um convite não só ao estudo do tema, como também à transformação de nossas condutas, no sentido de aprendermos a nos servir da avaliação como uma aliada na busca da qualidade e eficiência em nossas atividades educativas escolares.







 
Título: Avaliação da aprendizagem; visão geral
Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo, São Paulo, publicado no caderno do Colégio Uirapuru, Sorocaba, estado de São Paulo, por ocasião da Conferência: Avaliação da Aprendizagem na Escola, Colégio Uirapuru, Sorocaba, SP, 8 de outubro de 2005. 
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 114 k
 
 
Título: Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão
das Representações Sociais

Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88. Eccos revista científica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002.Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 114 k
 
 
Título: Entrevista à Revista Nova Escola sobre Avaliaçãp da Aprendizagem, publicada em 2001.Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 105 k
 
 

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Profª MONICA GARDELLI FRANCO falando sobe avaliação.


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Katty Rasga