Para o autor (Bairon, 2005), o conhecimento visa convergir os saberes fragmentados dos cinco sentidos.
"Esta nova linguagem denominada hipermídia é uma intersecção tão profunda entre o pensamento racional e a arte que chegam ao ponto de não ser possível discerni-los."
(Bairon, 2011).
Cada novo meio que surge cria uma nova forma de relacionamento com o outro e o coletivo.
E a Escola?????
Cabe à Escola lidar e ensinar a lidar com estes meios.
Barbero (2011) sintetiza em três objetivos o papel da escola na atualidade e dá destaque à postura crítica que deve desenvolver principalmente frente às novas mídias.
O primeiro desafio é formar recursos humanos, ou seja, abarcar na educação as novas linguagens e saberes que envolvem as novas tecnologias.
O segundo objetivo é construir cidadãos com mentalidade crítica e questionadora.
A terceira e última obrigação é desenvolver sujeitos
autônomos, que escapem da massificação e que sejam “gente livre”:
"Gente livre significa gente capaz de saber ler a publicidade e entender para que serve, e não gente que deixa massagear o próprio cérebro; gente que seja capaz de distanciar-se da arte que está na moda, dos livros que estão na moda; gente que pense com a própria cabeça e não com as ideias que circulam ao seu redor"
(Barbero, 2011, p.134)
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Katty Rasga