terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Educomunicação


“Pela primeira vez na história humana, existem mais informações e dados fora da sala de aula ou da escola do que dentro delas” 

(McLuhan , 2005, p.127).




O mundo não é mais o mesmo e a interatividade digital e o meio multimídia tornam-se cotidianos. O público, não é mais público. Passou a ser coautor de um mundo rico em textos, imagens e sons.

E a escola????


Que tal levar os  "novos" meios de comunicação às salas de aula com o objetivo de aproximar as novidades tecnológicas aos 
alunos e consequentemente melhorar e atualizar a dinâmica de ensino em prol do conhecimento.


"Telefone celular, computador, internet e/ou aparelho MP4 são objetos tecnológicos que surgem, constantemente em uma sala de 
aula proliferando desafios. Então, como lidar com essas cenas? Não é possível fechar os olhos para a cultura digital. É preciso trabalhar a vivência tecnológica no cenário escolar" 
(Garcia, 2010, p.44).

Revista Eletrônica PUC/RS - seção Imáginário 2011/1.



SUGESTÃO DE LEITURA:
DESAFIOS CULTURAIS DA COMUNICAÇÃO A EDUCAÇÃO (MARTÍN-BARBERO)


"O modelo predominante é vertical, autoritário na relação professor-aluno e linearmente sequencial no aprendizado. Introduzir nesse  modelo meios  e  tecnologias  modernizantes é reforçar ainda mais os obstáculos que a escola tem para se inserir na complexa e desconcertante realidade de nossa sociedade.
Ao colocar como ponto de partida as mudanças que são necessárias à escola para que ela possa interagir com o país e não simplesmente para a utilização dos meios de comunicação, estou enfrentando um  mal-entendido que o sistema escolar não parece interessado em desfazer: a obstinada crença de que os problemas da escola podem ser solucionados sem que se transforme o seu modelo comunicativo-pedagógico, isto é,  com uma simples ajuda de tipo tecnológico. E isso é um auto-engano. Enquanto permanecer  a  verticalidade  na relação docente e a sequencialidade no modelo pedagógico, não haverá tecnologia capaz de tirar  a escola do autismo em que vive. Por isso, é indispensável partir dos problemas de comunicação antes de falar sobre os meios. "

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[]s.
Katty Rasga