sábado, 5 de novembro de 2016


MOVIMENTOS LITERÁRIOS

“Justamente pela ausência de autores e livros obrigatórios, indicar apenas um movimento seria impossível”, diz o professor Cruz. No entanto, o aluno que deseja se preparar bem para a prova de linguagens deve estudar os movimentos literários, pois sabendo as características de cada um deles fica fácil identificar à qual movimento o poema pertence. Caso tenha pouco tempo, o aluno pode estudar apenas os pontos centrais. “O Enem não testa os conhecimentos avançados dos candidatos com os poemas, mas sim a visão panorâmica sobre o tema.”

ESTRUTURAS

O professor explicou que “o segredo para entender poemas é ver a forma como eles se estruturam, e não o significado de palavras individuais”. Portanto, é essencial que os candidatos estejam preparados para analisar a estrutura dos poemas e entender qual foi a intenção do autor e até mesmo identificar o movimento ao qual ele pertence. Com isso, percebe-se novamente a importância de conhecer de forma geral os movimentos literários, pois sabendo os pontos principais essa identificação se torna muito mais fácil.

AUTORES

Caso o aluno queira estudar para o Enem 2014 por meio de poemas de diversos autores, o professor Cruz indica seis: Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, para que o aluno consiga entender na prática o que foi o movimento do Modernismo; Gonçalves Dias,Álvares de Azevedo e Castro Alves, a fim de que o estudante tenha contato com, respectivamente, a primeira, segunda e terceira fase do Romantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga