A Matriz de Referência de Língua Portuguesa se divide em três eixos: temas, descritores e habilidades.
Descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações
mentais desenvolvidas pelo aluno, que traduzem certas competências e
habilidades.
Os descritores indicam habilidades gerais que esperam dos alunos e
constituem a referência para seleção dos itens que devem compor uma prova de
avaliação.
Essa Matriz está baseada em duas dimensões: objeto do conhecimento e
competência.
O objeto do conhecimento consiste de: procedimento de leitura,
implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto,
relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto, relações
entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística.
Já a
competência consiste dos descritores que indicam habilidades a serem avaliadas
em cada tópico.
No tópico I, Procedimentos de Leitura, tem-se os seguintes descritores:
localizar informações explícitas em um texto; inferir o sentido de uma palavra ou
expressão; inferir uma informação implícita em um texto; identificar o tema de um
texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
No tópico II, Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciador da
Compreensão do Texto, são os seguintes descritores: interpretar texto com auxílio
de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.); identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros.
O tópico III, Relação entre Textos, apresenta os seguintes descritores:
reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que foi produzido e
daqueles em que será recebido; reconhecer posições distintas entre duas ou mais
opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
O tópico IV, Coerência e Coesão no Processamento do Texto, consiste dos
descritores: estabelecer relações entre partes de um texto, identificando
repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto;
estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.; identificar a tese de um texto; estabelecer relação
entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido é o tópico V que
consiste de: identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados; identificar o
efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra
ou expressão; reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e/ou morfossintáticos.
Por fim, o tópico VI, Variação Linguística, apresenta o descritor:
identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um
texto.
Referência; José Marcos de França in http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/viewFile/1654/1481
Páginas
- Início
- CONTEXTO JORNALÍSTICO
- ARTIGO DE OPINIÃO
- CONECTORES
- RESENHA e RELATÓRIO
- CRÔNICA
- OUTROS GÊNEROS
- GÊNEROS e TIPOLOGIA
- AVALIAÇÃO
- CONTOS E CIA
- DISSERTAÇÃO
- A LÍNGUA
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- PROPAGANDA E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
- LITERATURA
- MULTILETRAMENTOS
- ESTRATÉGIAS DE LEITURA
- ELETIVAS
- VERBOS
- NIVELAMENTO
- ESTANTE
- SISU-PROUNI-FIES-ENEM
- Profª Coord. Oficina Pedagógica - L.Portuguesa - 2004-2012
- 2013
- 2014
- ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 2014
- 2015
- 2016
- 2017
- ABOUT ME
- FERRAMENTAS GRATUÍTAS
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga