terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Explicando a Matriz

A Matriz de Referência de Língua Portuguesa se divide em três eixos: temas, descritores e habilidades.

Descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelo aluno, que traduzem certas competências e habilidades.
Os descritores indicam habilidades gerais que esperam dos alunos e constituem a referência para seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.
Essa Matriz está baseada em duas dimensões: objeto do conhecimento e competência.

O objeto do conhecimento consiste de: procedimento de leitura, implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto, relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto, relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística.
Já a competência consiste dos descritores que indicam habilidades a serem avaliadas em cada tópico.

No tópico I, Procedimentos de Leitura, tem-se os seguintes descritores: localizar informações explícitas em um texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão; inferir uma informação implícita em um texto; identificar o tema de um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

No tópico II, Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciador da Compreensão do Texto, são os seguintes descritores: interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.); identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

O tópico III, Relação entre Textos, apresenta os seguintes descritores: reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que foi produzido e daqueles em que será recebido; reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

O tópico IV, Coerência e Coesão no Processamento do Texto, consiste dos descritores: estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa; estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.; identificar a tese de um texto; estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido é o tópico V que consiste de: identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados; identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações; reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão; reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Por fim, o tópico VI, Variação Linguística, apresenta o descritor: identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Referência; José Marcos de França in http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/viewFile/1654/1481

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Katty Rasga