Capacidade de EXPRESSÃO
Eixo cognitivo do Enem:
Dominar a norma-padrão da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
Currículo do Estado de São Paulo (p. 19):
A constituição das competências de leitura e escrita é também o domínio das normas e dos códigos que tornam as linguagens instrumentos eficientes de registro e expressão que podem ser compartilhados. Ler e escrever, hoje, são competências fundamentais para qualquer disciplina ou profissão. Ler, entre outras coisas, é interpretar (atribuir sentido ou significado), e escrever, igualmente, é assumir uma autoria individual ou coletiva (tornar-se responsável por uma ação e suas consequências).
Capacidade de CONTEXTUALIZAÇÃO
Eixo cognitivo do Enem:
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
Currículo do Estado de São Paulo (p.19):
Ler implica também – além de empregar o raciocínio hipotético- dedutivo, que possibilita a compreensão de fenômenos – antecipar, de forma comprometida, a ação para intervir no fenômeno e resolver os problemas decorrentes dele. Escrever, por sua vez, significa dominar os inúmeros formatos que a solução do problema comporta.
Capacidade de ARGUMENTAÇÃO
Eixo cognitivo do Enem:
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Currículo do Estado de São Paulo (p. 19):
Currículo do Estado de São Paulo (p. 19):
A leitura, nesse caso, sintetiza a capacidade de escutar, supor, informar-se, relacionar, comparar etc. A escrita permite dominar os códigos que expressam a defesa ou a reconstrução de argumentos – com liberdade, mas observando regras e assumindo responsabilidades.
Capacidade de COMPREENSÃO
Eixo cognitivo do Enem:
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Currículo do Estado de São Paulo (p. 19):
É o desenvolvimento da linguagem que possibilita o raciocínio hipotético-dedutivo, indispensável à compreensão de fenômenos. Ler, nesse sentido, é um modo de compreender, isto é, de assimilar experiências ou conteúdos disciplinares (e modos de sua produção); escrever é expressar sua construção ou reconstrução com sentido, aluno por aluno.
Capacidade de IMAGINAÇÃO
Trata-se de uma proposição do Professor Nilson J. Machado. Refere-se à capacidade de extrapolar ou abstrair um determinado contexto e imaginar o que ainda não existe.
Segundo o autor, a capacidade de criar, inovar, ir além, construir alternativas pode ser desenvolvida em todas as disciplinas da Educação Básica. Nesse contexto, a leitura, além de ampliar conhecimentos sobre a realidade, pode ser trabalhada pelo professor como um meio de estimular a criatividade do aluno. Assim como, a escrita pode ser aplicada como uma “ferramenta” para sistematizar e organizar suas descobertas.
Capacidade de MOBILIZAÇÃO
Eixo cognitivo do Enem:
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Currículo do Estado de São Paulo (p.19-20):
Ler, nesse caso, além de implicar o descrever e o compreender, bem como o argumentar a respeito de um fenômeno, requer a antecipação de uma intervenção sobre ele, com a tomada de decisões a partir de uma escala de valores. Escrever é formular um plano para essa intervenção, formular hipóteses sobre os meios mais eficientes para garantir resultados a partir da escala de valores adotada. É no contexto da realização de projetos escolares que os alunos aprendem a criticar, respeitar e propor projetos valiosos para toda a sociedade; por intermédio deles, aprendem a ler e a escrever as coisas do mundo atual, relacionando ações locais com a visão global, por meio de atuação solidária.
Capacidade de COMPREENSÃO
Eixo cognitivo do Enem:
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Currículo do Estado de São Paulo (p. 19):
É o desenvolvimento da linguagem que possibilita o raciocínio hipotético-dedutivo, indispensável à compreensão de fenômenos. Ler, nesse sentido, é um modo de compreender, isto é, de assimilar experiências ou conteúdos disciplinares (e modos de sua produção); escrever é expressar sua construção ou reconstrução com sentido, aluno por aluno.
Capacidade de IMAGINAÇÃO
Trata-se de uma proposição do Professor Nilson J. Machado. Refere-se à capacidade de extrapolar ou abstrair um determinado contexto e imaginar o que ainda não existe.
Segundo o autor, a capacidade de criar, inovar, ir além, construir alternativas pode ser desenvolvida em todas as disciplinas da Educação Básica. Nesse contexto, a leitura, além de ampliar conhecimentos sobre a realidade, pode ser trabalhada pelo professor como um meio de estimular a criatividade do aluno. Assim como, a escrita pode ser aplicada como uma “ferramenta” para sistematizar e organizar suas descobertas.
Capacidade de MOBILIZAÇÃO
Eixo cognitivo do Enem:
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Currículo do Estado de São Paulo (p.19-20):
Ler, nesse caso, além de implicar o descrever e o compreender, bem como o argumentar a respeito de um fenômeno, requer a antecipação de uma intervenção sobre ele, com a tomada de decisões a partir de uma escala de valores. Escrever é formular um plano para essa intervenção, formular hipóteses sobre os meios mais eficientes para garantir resultados a partir da escala de valores adotada. É no contexto da realização de projetos escolares que os alunos aprendem a criticar, respeitar e propor projetos valiosos para toda a sociedade; por intermédio deles, aprendem a ler e a escrever as coisas do mundo atual, relacionando ações locais com a visão global, por meio de atuação solidária.
Katty obrigada por compartilhar. Aprendo muito com você !
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