quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

INTRODUÇÃO e PROPOSTA DE INTERVENÇÃO de texto dissertativo-argumentativo

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos; Os textos argumentativos têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.

redação nota 1000 
redação nota 1000

Partes do texto: Introdução, desenvolvimento, conclusão.

Dissertativo-argumentativo


INTRODUÇÃO
apresentação da ideia que temos sobre o tema. Apresenta o assunto e o seu posicionamento
Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto. 
Os tipos de introdução são:
Narração
Você narrará um acontecimento que representará a problematização feita por você e proposta pelo tema. Para obter sucesso nesse recurso, atente-se aos detalhes que escolherá relatar (algo verídico), visto que essa seleção já indicará seu posicionamento aos leitores.
Exemplificação
Esse recurso pode ser desenvolvido de duas formas: dados estatísticos e relatos de acontecimentos de conhecimento geral (fatos divulgados pelas mídias). Com a exemplificação, devemos tomar cuidado com dois aspectos: apresentar a fonte das informações e não omitir fatores que distorcerão o fato. É necessário que se comprometa em repassar a verdade, mesmo que ela seja questionada por você ao longo do texto.
A escolha lexical, neste caso, será um grande aliado, você pode marcar sua opinião com palavras como: infelizmente, supostamente etc.
Exemplo: É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra, nessa idade as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas.

Alusão histórica
Introduzir um texto por alusão histórica é recortar um fato, um período histórico, um hábito antigo a fim de comparar com o presente. Essa comparação evidenciará uma permanência, ou não, de determinada situação e isso será base para a problematização do que o tema apresentou para discussão. 
Exemplo: Às crianças nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em Palmares não foram poupadas. Na Candelária ou na Praça da Sé continuam não sendo.

Definição
Iniciar um texto dissertativo-argumentativo conceituando um termo é se apresentar como um autor mais autoritário, o que, se realizado de forma adequada, é extremamente positivo para apresentação e defesa do ponto de vista. Podemos definir algo de diversas formas: dicionário, definição histórica, definição teórica e definição própria (que consiste em definir algo a partir de sua visão de mundo, suas experiências).
Citação
Esse recurso consiste em fazer referência a ideias de outros autores a fim de que o seu ponto de vista seja fortalecido, sua opinião será destaque mesmo quando você desconstruir a opinião do autor citado, uma vez que terá mostrado conhecimento crítico aos leitores.
Uma das formas para desconstrução da ideia de outro autor é utilizar o recurso exemplificação; isso é possível quando se tem conhecimento de um dado estatístico, por exemplo, que comprove a não veracidade do que é defendido pelo autor citado. Além disso, é uma ótima forma de dar maior credibilidade ao texto, uma vez que você, o autor do texto, tem conhecimento de especialistas no assunto e no que se relaciona a ele.
Há duas possibilidades de citação: a direta e a indireta. A primeira é quando é apresentado no texto a ideia com as palavras do próprio autor, exemplo: Segundo Marx, “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes”.
A citação indireta é quando, com as suas palavras, são apresentadas as ideias do autor que será citado. exemplo:“Sakamoto evidencia a necessidade de uma formação educacional em que o senso crítico e o bom senso sejam instigados nas crianças.”


  • Veja a introdução de uma redação nota 1000 sobre publicidade infantil, onde o candidato usa de conhecimentos da história e geografia para contextualizar o assunto:
“Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo”.

  • Ou uma basiquinha sobre  a Lei seca
“A lei seca foi criada para diminuir o número de acidentes que envolvem álcool e direção perigosa. Entretanto ela não tem alcançado plenamente seus objetivos. Dessa forma é necessário criar medidas que possam aumentar sua eficiência.”

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CONCLUSÃO
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Além da INTRODUÇÃO, vista acima,  você deve elaborar a CONCLUSÃO onde você retoma à tese e faz uma PROPOSTA DE INTERVENÇÃO  para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

- Direitos humanos
Se a proposta de intervenção apresentar qualquer frase que desrespeite os direitos humanos, o estudante zera a redação inteira e não somente esta competência. Elaborar uma proposta que faça diferenciações entre pessoas devido classe social ou gênero, por exemplo, fere os direitos humanos e é zerada.

– Atualidades
O Enem costuma cobrar temas de atualidade relacionados ao aspecto social na redação. E para que o estudante consiga argumentar e elaborar a proposta de intervenção para o tema abordado é primordial (na verdade obrigatório) que ele acompanhe o noticiário, leia livros, jornais ou sites de notícias. Do contrário, não conseguirá escrever um bom texto e propor soluções viáveis para o problema.

– Coerência na sugestão 
A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico.

– Detalhamento 
A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.

– Viabilidade 
A proposta apresentada deve ser executável, ou seja, possível de ser realizada. Não adianta apresentar soluções utópicas e fantasiosas, pois elas não serão realizadas.


Basicamente para você apresentar um proposta de solução simples e consistente, ela precisa ter a resposta para as seguintes perguntas:
  • Quem ? ( Sujeito que executará)
  • O que ? ( O que precisa ser feito)
  • Como ? ( Detalhamento da proposta)
  • E porque ? ( Qual o objetivo da proposta)
Um outro aspecto muito importante é não transferir a responsabilidade para o governo.

  • Veja isso na prática com a redação escrita pela aluna Amanda Carvalho Maia Castro (NOTA 1000). 
Para que essa erradicação seja possível ( porque ?), é necessário que as mídias (quem?) deixem de utilizar sua capacidade de propagação de informação para promover a objetificação da mulher ( o que ?) e passe a usá-la para difundir campanhas governamentais para a denúncia de agressão contra o sexo feminino.( como ?) Ademais, é preciso que o Poder Legislativo ( quem ?) crie um projeto de lei para aumentar a punição de agressores ( o que ?)para que seja possível diminuir a reincidência. ( porque?)
Procure usar em suas soluções a propagação das ideias através de:
  • Leis;
  • Programas dentro da escola;
  • Atividades dentro das próprias casas;
  • Projetos voluntários;
  • Uso das redes sociais (Youtube, Facebook, Blogs, Vlogs e outras mídias).
É muito importante valorizar a ação da sociedade em conjunto com os órgãos do governo e valorizar o papel de cidadão que cada pessoa deve exercer.



Ref.: 
adaptação de  mundoeducacao.bol.uol.com.br
Guia do estudante

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[]s.
Katty Rasga