terça-feira, 28 de março de 2017

Faça resumo do texto abaixo

Da Arte de Interpretar Textos 


A literatura é a arte de recriar através da língua escrita. Sendo assim, temos vários tipos de gêneros textuais, formas de escrita; mas a grande dificuldade encontrada pelas pessoas é a interpretação de textos. Muitos dizem que não sabem interpretar, ou que é muito difícil. Concordo. Se você tem pouca leitura, consequentemente terá pouca argumentação, pouca visão, pouco ponto de vista e um grande medo de interpretar. A interpretação é o alargamento dos horizontes. E esse alargamento acontece justamente quando há leitura. Somos fragmentos de nossos escritos, de nossos pensamentos, de nossas histórias, muitas vezes contadas por outros. Quantas vezes você não leu algo e pensou:"Nossa, ele disse tudo que eu penso." Com certeza, várias vezes. Temos aí a identificação de nossos pensamentos com os pensamentos dos autores, mas para que aconteça, pelo menos não tenha preguiça de pensar, refletir, formar ideias e escrever quando puder e quiser. A prática das escolas em relação à escrita e interpretação tem mudado, mas a passos lentos, aliás como tudo que acontece na educação. Ainda temos professores em sala de aula que cortam a veia literária de seus alunos com comentários medíocres, que permitem apenas uma interpretação possível, a que vem no livro do professor com a tarja "uso do professor/venda proibida". Tornar-se, portanto, alguém que escreve e que lê em nosso país é uma tarefa árdua, mas acredite, valerá a pena para sua vida futura. E, mesmo, que você diga que interpretar é difícil, você exercita isso a todo momento. Exercita através de sua leitura de mundo. Você sabe, por exemplo, quando alguém lhe manda um olhar de desaprovação mesmo sem ter dito nada. Sabe, quando a menina ou o menino está a fim de você numa boate pela troca de olhares. A todo e qualquer tempo, em nossas vidas, interpretamos, argumentamos, expomos nossos pontos de vista. Mas, basta o (a) professor(a) dizer "Vamos agora interpretar esse texto" para que as pessoas se calem. E ninguém sabe o que calado quer, pois ao se calar você perde oportunidades valiosas de interagir e crescer no conhecimento. Perca o medo de expor suas ideias. Faça isso como um exercício diário mesmo e verá que antes que pense, o medo terá ido embora. Vou colocar aqui algumas dicas para você interpretar um texto: 
1. O autor escreveu com uma intenção - tentar descobrir qual é ela é a chave. 
2. Leia todo o texto uma primeira vez de forma despreocupada - assim você verá apenas os aspectos superficiais primeiro 
3. Na segunda leitura observe os detalhes, visualize em sua mente o cenário, os personagens - Quanto mais real for a leitura na sua mente, mais fácil será para interpretar o texto. 
4. Duvide do(a) autor(a) - Leia as entrelinhas,perceba o que o(a) autor(a) te diz sem escrever no texto. 72 
5. Não tenha medo de opinar - Já vi em sala de aula muitos alunos terem medo de dizer o que achavam e a resposta estaria correta se tivessem dito. 
6. Visualize vários caminhos, várias opções e interpretações - Só não viaje muito na interpretação.Veja os caminhos apontados pela escrita do(a) autor(a). Apegue-se aos caminhos que lhe são mostrados. 
7. Identifique as características físicas e psicológicas dos personagens - Se um determinado personagem tem como característica ser mentiroso, por exemplo, o que ele diz no texto poderá ser mentira não é mesmo? Analisar e identificar os personagens são pontos necessário para uma boa interpretação de texto. 
8. Observe a linguagem, o tempo e espaço - A sequência dos acontecimentos, o feedback, conta muito na hora de interpretar. 
9. Analise os acontecimentos de acordo com a época do texto - É importante que você saiba ou pesquise sobre a época narrada no texto, assim, certas contradições ou estranhamentos vistos por você podem ser apenas a cultura da época sendo demonstrada. 
10.Leia quantas vezes achar que deve - Não entendeu? Leia de novo. Nem todo dia estamos concentrados e a rapidez na leitura vem com o hábito. Bem, não digo que seguindo essas dicas você agora interpretará todo texto que ler, mas já é um caminho. 
Patrícia Otoni
Disponível em http://www.analisedetextos.com.br/ . Acesso em 25 de março de 2014, às 20h.

9 comentários:

  1. 1°C
    Douglas Eduardo n°08
    Guilherme n°12

    Esse texto foi produzido por Patrícia Otoni e publicado por Katty Rasga, e foi divulgado no site em 25 de março de 2014, às 20h. O texto de Patrícia Otoni nos dá algumas dicas de como interpretar texto e nos diz um pouco sobre o que é Literatura e Interpretação e também como interpretarmos um texto.
    O texto nos dá dicas valiosas de como interpretar um texto, passo a passo. “ Leia todo o texto uma primeira vez de forma despreocupada - assim você verá apenas os aspectos superficiais primeiro” , muitas pessoas não usam dicas como essa que vemos no texto, então interpretar um texto é muito mais importante do que entender uma questão
    Em suma, nos entendemos que essas dicas podem nos ajudar e muito para interpreta um texto e em diversas outras ocasiões.

    ResponderExcluir
  2. Fabio N°9 e Pedro N°27 1ºC
    Resumo:
    A publicação sobre interpretar texto foi escrito por Patrícia Otoni, e publicado dia 25 de março de 2014 no site analise de textos.
    O texto relata que pessoas que não pratica o ato da leitura sofrem com a má escrita e leitura, pois, com a leitura você consegue “expandir seus arizontes” e seu conhecimento. O texto também aborda a relação sobre as escolas que não tem um bom ensino educacional e não exigem muito dos alunos em relação à leitura e interpretação de texto.
    Em relação ao texto podemos afirmar que a falta da pratica de leitura pode causar problemas graves no futuro, por exemplo, em uma redação de um concurso a pessoa que tem a pratica de leitura se sairá bem melhor do que uma pessoa q não pratica a leitura diariamente, pois não terá muito conhecimento e tera uma escrita fraca.

    ResponderExcluir
  3. Série: 1ºC.
    Nomes: Laura Ribeiro, nº18;
    Nomes: Yasmin Jesus, nº 35.

    RESUMO

    A publicação de como interpretar textos, foi publicado em 25 de março de 2014 no site analise de textos por Patricia Otoni.
    Pelo fato de que a grande dificuldade da maioria das pessoas, é a interpretação de texto, essa publicação de Patrícia consiste em dizer detalhadamente como a população deveria começar a entender melhor e saber interpretar os textos que aparecem a sua frente.
    Em suma, basicamente é dito que para entender e interpretar um texto é necessário antes de tudo, a atenção. Ler muitas vezes até entender o que cada palavra significa e o porquê dela estar no conteúdo citado.

    ResponderExcluir
  4. 1° C
    Ana Flávia nº03
    Isabela nº14

    Resumo

    O texto fala sobre a arte de interpretar textos que foi escrito por Patrícia Otoni, publicado no www.analisedetextos.com.br em 25 de março de 2014, às 20h.
    A autora escreve em seu texto que quem não tem hábito de leitura vai ter dificuldades de interpretação. A interpretação abre o olhar do leitor e ele passa a ver que seu pensamento é o mesmo que do escritor. Ela fala também que a todo momento estamos interpretando os acontecimentos, como um sinal de um policial na rua.
    Depois Patrícia da dicas de como interpretar um texto, falando para fazer duas ou mais leituras do texto, fala sua opinião mesmo que ela esteja errada, e analisar os acontecimentos e a época do texto.

    ResponderExcluir
  5. Série: 1ºC
    Ana Caroline nº2 e Karen Eveline nº17

    Resumo:
    O texto “Arte de Interpretar Textos” de Patrícia Otoni, acessado em 25 de março de 2014 é disponível no site analise de textos.
    Retrata que a maior dificuldade das pessoas é a interpretação de texto, o que as causam medo por não lerem, e acaba gerando a falta de argumentos, pontos de vistas e sempre aumentando suas inseguranças na hora de interpretar, assim, como consequência, não crescem no conhecimento. Uma boa interpretação se dá com uma boa leitura, quanto mais se lê mais se expande o conhecimento para interpretar.
    As melhores dicas que o texto nos trás para interpretarmos melhor um texto é ler e reler várias vezes se necessário e sempre retirar as informações que são mais importantes para descobrir as ideias chaves e por último, não menos importante é ler cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. 1°C
    Ana Beatriz e Luana N° 01 e 19
    Resumo
    O texto foi escrito por patrícia Otoni dia 25 de março de 2014 às 20h publicado no site WWW.analisedetextos.com.br o texto fala que a literatura e arte de recriar através da língua da escrita e que tem vários tipos de gênero de textuais variadas formas de escrita mais a maior dificuldade encontrada pelas pessoas é a interpretação de texto.
    O texto diz que se você tem pouca leitura você consequentemente vai ter pouca argumentação e vai ter pouco ponto de vista pouca visão e um pouco de medo de interpretar, só conseguimos interpretar se tivermos leitura temos uma boa interpretação de texto leia o texto uma primeira vez de forma despreocupada assim você verá apenas os aspectos superficiais primeiro

    ResponderExcluir
  7. 1ºC
    Vitória Sousa / Nº 33
    Willian Baumgratz / Nº 34
    Resumo :
    O texto de Patrícia Otoni, publicado no site www.Análisedotexto.com.br , no dia 25 de Março de 2014, fala um pouco sobre interpretação de texto, a dificuldade deste fator nas pessoas e também oferece dicas.
    A interpretação de texto é um quesito difícil para muitas pessoas; Porém, a interpretação de olhares, imagens e acontecimentos semelhantes, são feitas diariamente, mesmo inconscientemente. Explica que de certo modo, a dificuldade pode ser por falta de leitura e critica um pouco dos professores que atualmente, nas escolas “cortam a veia literária” de seus alunos. E a autora também proporciona algumas dicas para o público-alvo do texto.
    Dicas como: Para foc no assunto do texto, ler até entender e ler mais livros, que é algo extremamente importante para a resolução deste problema.

    ResponderExcluir
  8. 1° ano C
    Nome: Maisa Serpa n°21 e Stephanie Eduarda n°30
    Resumo
    Patrícia Otoni, publicou no dia 25 de março de 2014, as 20:00h.No site www.analisedetextos.com.br o texto 'Da arte de interpretar textos'.
    A autora Patrícia fala sobre leitura e interpretação. Ela retrata como a leitura é importante e como ela esta no nosso dia a dia, demonstrando que sem ela não temos argumento, pouca visão e um grande medo da interpretação e que a interpretação pode estar numa simples troca de olhares. Para perde o nosso medo expor nossas ideias ela da dicas para praticar no nosso dia a dia.
    A Patrícia da algumas dicas para seus leitores como, ler livros mais de uma vez para perceber os detalhes, observar o tempo, a linguagem e o espaço, sempre observar cada detalhe do texto nunca deixar passa despercebido, entre outros

    ResponderExcluir
  9. Nome: Tainá Teresa Nª 31 1ªC
    Nome: Bruna Rafaela Nª 06

    Resumo:

    O texto de patrícia Otoni publicado dia 25 de março no site www.analisetexto.com.br fala sobre a arte de interpretar textos.
    Neste texto ela explica sobre vários gêneros textuais que ajuda a interpretar um texto. Assim como no mundo da literatura, não basta argumentar ou falar é preciso entender. Portanto precisamos de algumas dicas para interpretar um texto corretamente observando os conhecimentos.
    Bom nós concluímos que temos que observar e analisar tudo e não deixar nada de fora, pois você saberá que precisara daquilo para fazer um texto.

    ResponderExcluir

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga