Competências
para observar - HABILIDADES DO GRUPO I
• Observar para
levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos,situações
etc., e suas representações;
• Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que
corresponde a um conceito ou a uma descrição,
• Identificar uma
descrição que corresponde a um conceito ou às características típicas de
objetos, da fala, de diferentes tipos de texto,
• Localizar um
objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua
localização, ou localizar uma informação em um texto;
• Descrever objetos,
situações, fenômenos, acontecimentos etc., e interpretar as descrições
correspondentes;
• Discriminar,
estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes
níveis de semelhança;
• Constatar alguma
relação entre aspectos observáveis do objeto, semelhanças e diferenças,
constâncias em situações, fenômenos, palavras, tipos de texto etc.;
• Representar graficamente
(por gestos, palavras, objetos, desenhos, gráficos etc.) os objetos, situações,
seqüências, fenômenos, acontecimentos etc.;
• Representar quantidades através de estratégias pessoais,
de números e de palavras.
Competências para realizar - HABILIDADES DO GRUPO II
• Classificar -
organizar (separando) objetos, fatos, fenômenos, acontecimentos e suas
representações, de acordo com um critério único, incluindo subclasses em
classes de maior extensão;
• Seriar - organizar
objetos de acordo com suas diferenças, incluindo as relações de transitividade;
• Ordenar objetos,
fatos, acontecimentos, representações, de acordo com um critério;
• Conservar algumas
propriedades de objetos, figuras, etc., quando o todo se modifica;
• Compor e decompor figuras,
objetos, palavras, fenômenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou
fases, etc.;
• Fazer antecipações sobre
o resultado de experiências, sobre a continuidade de acontecimentos e sobre o produto
de experiências;
• Calcular por estimativa a grandeza ou a quantidade de objetos, o resultado de operações
aritméticas, etc.;
• Medir, utilizando
procedimentos pessoais ou convencionais;
• Interpretar -
explicar o sentido que têm para nós acontecimentos, resultados de experiências,
dados, gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descrições, poemas,
etc., e apreender este sentido para utilizá-lo na solução de problemas;
Competências
para compreender - HABILIDADES DO GRUPO III
• Analisar objetos,
fatos, acontecimentos, situações, com base em princípios, padrões e valores;
• Aplicar relações já
estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos e
situações diferentes; aplicar fatos e princípios a novas situações, para tomar
decisões, solucionar problemas, fazer
prognósticos
etc.;
• Avaliar, isto é,
emitir julgamentos de valor referentes a acontecimentos, decisões, situações,
grandezas, objetos, textos etc.;
• Criticar, analisar
e julgar, com base em padrões e valores, opiniões, textos, situações,
resultados de experiências, soluções para situações-problema, diferentes
posições assumidas diante de uma situação etc.;
• Explicar causas e efeitos de uma determinada seqüência de acontecimentos;
• Apresentar conclusões a
respeito de idéias, textos, acontecimentos, situações etc.;
• Levantar suposições sobre
as causas e efeitos de fenômenos, acontecimentos etc.;
• Fazer prognósticos com
base em dados já obtidos sobre transformações em objetos, situações, acontecimentos,
fenômenos etc.;
• Fazer generalizações (indutivas)
a partir de leis ou de relações descobertas ou estabelecidas em situações
diferentes, isto é, estender de alguns para todos os casos semelhantes;
• Fazer generalizações (construtivas)
fundamentadas ou referentes às operações do sujeito, com produção de novas
formas e de novos conteúdos;
• Justificar acontecimentos, resultados de experiências, opiniões, interpretações, decisões etc.
Lino de Macedo
Referência:
Matriz de referência para avaliação, out 2008, p 17 a 20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga