quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

COMPETÊNCIAS COGNITIVAS



Competências para observar - HABILIDADES DO GRUPO I

Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos,situações etc., e suas representações;
Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição,
Identificar uma descrição que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos, da fala, de diferentes tipos de texto,
Localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto;
Descrever objetos, situações, fenômenos, acontecimentos etc., e interpretar as descrições correspondentes;
Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança;
Constatar alguma relação entre aspectos observáveis do objeto, semelhanças e diferenças, constâncias em situações, fenômenos, palavras, tipos de texto etc.;
Representar graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos, gráficos etc.) os objetos, situações, seqüências, fenômenos, acontecimentos etc.;
Representar quantidades através de estratégias pessoais, de números e de palavras.


Competências para realizar - HABILIDADES DO GRUPO II

Classificar - organizar (separando) objetos, fatos, fenômenos, acontecimentos e suas representações, de acordo com um critério único, incluindo subclasses em classes de maior extensão;
Seriar - organizar objetos de acordo com suas diferenças, incluindo as relações de transitividade;
Ordenar objetos, fatos, acontecimentos, representações, de acordo com um critério;
Conservar algumas propriedades de objetos, figuras, etc., quando o todo se modifica;
Compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenômenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases, etc.;
Fazer antecipações sobre o resultado de experiências, sobre a continuidade de acontecimentos e sobre o produto de experiências;
Calcular por estimativa a grandeza ou a quantidade de objetos, o resultado de operações aritméticas, etc.;
Medir, utilizando procedimentos pessoais ou convencionais;
Interpretar - explicar o sentido que têm para nós acontecimentos, resultados de experiências, dados, gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descrições, poemas, etc., e apreender este sentido para utilizá-lo na solução de problemas;

Competências para compreender - HABILIDADES DO GRUPO III

Analisar objetos, fatos, acontecimentos, situações, com base em princípios, padrões e valores;
Aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes; aplicar fatos e princípios a novas situações, para tomar decisões, solucionar problemas, fazer
prognósticos etc.;
Avaliar, isto é, emitir julgamentos de valor referentes a acontecimentos, decisões, situações, grandezas, objetos, textos etc.;
Criticar, analisar e julgar, com base em padrões e valores, opiniões, textos, situações, resultados de experiências, soluções para situações-problema, diferentes posições assumidas diante de uma situação etc.;
Explicar causas e efeitos de uma determinada seqüência de acontecimentos;
Apresentar conclusões a respeito de idéias, textos, acontecimentos, situações etc.;
Levantar suposições sobre as causas e efeitos de fenômenos, acontecimentos etc.;
Fazer prognósticos com base em dados já obtidos sobre transformações em objetos, situações, acontecimentos, fenômenos etc.;
Fazer generalizações (indutivas) a partir de leis ou de relações descobertas ou estabelecidas em situações diferentes, isto é, estender de alguns para todos os casos semelhantes;
Fazer generalizações (construtivas) fundamentadas ou referentes às operações do sujeito, com produção de novas formas e de novos conteúdos;
Justificar acontecimentos, resultados de experiências, opiniões, interpretações, decisões etc.

Lino de Macedo


Referência: Matriz de referência para avaliação, out 2008, p 17 a 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga