segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

LIVROS PARA 2014 - VESTIBULAR

Referência:
Listas de Livros para vestibulares 2014
Fundação VUNESP

RESUMOS DE LIVROS da UOL

Guia do estudante

Brasilescola


PUC _ SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
♦ Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
♦ Sentimento do Mundo – Carlos Drummond Andrade
♦ Til – José de Alencar
♦ Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett
♦ Vidas Secas – Graciliano Ramos



Fuvest e Unicamp: Para 2014 e 2015 foi mantida a lista do ano anterior. Mais do que ler as obras, é preciso saber interpretá-las corretamente e relacioná-las com outros texto e com seu contexto histórico e cultural. 

Veja agora um pequeno resumo com os livros indicados pela Fuvest e Unicamp.


Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis - Revolucionária tanto por criar um narrador que já morreu, quanto por expor os privilégios da elite brasileira no século 19, Memórias Póstumas de Brás Cubas revela a vida, sentimentos e opiniões de um jovem abastado e os bastidores da sociedade carioca na época.Leia mais   Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis - Revolucionária tanto por criar um narrador que já morreu, quanto por expor os privilégios da elite brasileira no século 19, Memórias Póstumas de Brás Cubas revela a vida, sentimentos e opiniões de um jovem abastado e os bastidores da sociedade carioca na época.





Vidas Secas, Graciliano Ramos - Publicado em 1938, o livro narra a vida miserável de uma família de retirantes que precisa se mudar para fugir dos castigos da seca. O estilo árido do autor, caracterizado pela falta de adjetivos, parece traduzir os efeitos que o ambiente causava nos personagens.
Leia mais  Vidas Secas, Graciliano Ramos - Publicado em 1938, o livro narra a vida miserável de uma família de retirantes que precisa se mudar para fugir dos castigos da seca. O estilo árido do autor, caracterizado pela falta de adjetivos, parece traduzir os efeitos que o ambiente causava nos personagens.


Sentimentos do Mundo, Carlos Drummond de Andrade - Terceiro livro de poemas do autor, publicado em 1940. Nos textos, é possível perceber a aflição do escritor diante das mudanças pelas quais o mundo passava na época.Leia mais Sentimentos do Mundo, Carlos Drummond de Andrade - Terceiro livro de poemas do autor, publicado em 1940. Nos textos, é possível perceber a aflição do escritor diante das mudanças pelas quais o mundo passava na época.

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida -  A trama se passa no período da vinda da corte portuguesa para o Brasil. O livro foi o primeiro a explorar a figura do malandro na literatura nacional através do protagonista Leonardo, que, graças a seus protetores, sempre escapa das confusões nas quais se mete.


Capitães de Areia, Jorge Amado - A obra têm como foco um grupo de crianças de rua que se envolveram em uma série de crimes. Apesar de tratar o cotidiano violento enfrentado por eles, o livro também mostra os sonhos e a ingenuidade presente em qualquer criança.Leia mais Capitães de Areia, Jorge Amado - A obra têm como foco um grupo de crianças de rua que se envolveram em uma série de crimes. Apesar de tratar o cotidiano violento enfrentado por eles, o livro também mostra os sonhos e a ingenuidade presente em qualquer criança.


A Cidade e as Serras, Eça de Queirós - Último romance do renomado autor português estabelece um contraponto entre a agitada vida em Paris e a tranquilidade da cidade serrana de Tomes.Leia mais A Cidade e as Serras, Eça de Queirós - Último romance do renomado autor português estabelece um contraponto entre a agitada vida em Paris e a tranquilidade da cidade serrana de Tomes.
Til, José de Alencar - Tendo com cenário uma fazenda na região de Campinas no século 19, a trama se desenvolve em duas partes. Na primeira, somos apresentados à protagonista Berta, uma típica heroína romântica. Na segunda, seguimos o desembaraço da trama e seus personagens.
Leia mais    Til, José de Alencar - Tendo com cenário uma fazenda na região de Campinas no século 19, a trama se desenvolve em duas partes. Na primeira, somos apresentados à protagonista Berta, uma típica heroína romântica. Na segunda, seguimos o desembaraço da trama e seus personagens.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis - Revolucionária tanto por criar um narrador que já morreu, quanto por expor os privilégios da elite brasileira no século 19, Memórias Póstumas de Brás Cubas revela a vida, sentimentos e opiniões de um jovem abastado e os bastidores da sociedade carioca na época.
Leia mais     Viagens de Minha Terra, Almeida Garrett - Considerada a obra única no Romantismo português por sua estrutura e linguagem inovadoras, Viagens de Minha Terra trata da viagem de Almeida Garrett de Lisboa a Satarém, misturada à narração em torno dos personagens Carlos, Frei Dinis e Joaninha.

O Cortiço, Aluísio de Azevedo - Uma das principais obras do naturalismo brasileiro, O Cortiço retrata a vida em uma habitação coletiva, utilizando a influência do meio, da raça e do contexto histórico para explicar o comportamento dos personagens.
Leia mais  O Cortiço, Aluísio de Azevedo - Uma das principais obras do naturalismo brasileiro, O Cortiço retrata a vida em uma habitação coletiva, utilizando a influência do meio, da raça e do contexto histórico para explicar o comportamento dos personagens.






Um comentário:

  1. Amei teu blog.Gostei muito do mapa conceitual Sequência Didática.Posso utilizar numa formação continuada com professores alfabetizadores.Claro que colocarei os créditos.Meu nome é Fátima Rodrigues

    ResponderExcluir

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga