PROFª WALKIRIA RIGOLON - COMO SE APRENDE (FEV 2013) |
Professor de Orientação de Estudos deve listar os procedimentos de estudos e definir a cada ano quais são os procedimentos que serão aprofundados.
ESTUDO AINDA INCLUI:
- Organização de trabalhos
- Busca de informações
- Leitura
- Interpretar
- Anotar
- Grifar
- Esquematizar
- Pesquisar
- Listar
- Fichar
- Parafrasear
- Elaborar resumos
- Elaborar resenhas
- Memorizar
- Apresentar
- Debater
Avaliação processual:
1. O que eu já sei (levantamento dos conhecimentos prévios) ;compartilhamento do que irá ensinar, contextualização, sistematização, divulgação dos conhecimentos aprendidos, interdisciplinaridade (textos de diferentes campos do conhecimento), generalização
2. o que aprendi
3. o que falta aprender; construção da aprendizagem.
CONTEÚDOS
1.factuais
2.procedimentais
3.conceituais
4.atitudinais
Ler para aprender, pesquisar para aprender, escrever para aprender, falar para aprender.
Segundo orientações para a Escola de Educação Integral, da SEE, a disciplina Orientação de Estudos "deve focar o aprofundamento de estudos e intensificação de contatos culturais, integração e convivência tendo em vista a necessária orientação para o mundo do trabalho. E também apresentar e discutir com os alunos os esforços individuais e orientados para a promoção de aprendizagens significativas, sugerir reforços e recuperação, reforçar conceitos e recuperar deficiências de aprendizagem tendo em vista a continuidade de estudos no ensino superior."
Então........
COMO VOCÊ AVALIA SUA
SITUAÇÃO ATUAL?
- sua motivação para o estudar (inclusive o que vc não gosta)
- sua relação com os professores?
- sua atitude durante as aulas?
- local de estudo (vc tem um?);
- seu horário de estudo (vc tem um?);
- vc tem um grupo de estudos?
- seu hábito de leitura (vc tem?);
- atenção e memória;
- COMO VOCÊ ENCARA SEU LAZER?
Atitude positiva |
Atitude negativa |
COMO APROVEITAR MELHOR OS ESTUDOS?
- Diagnosticar deficiências;
- Definir objetivos
- Criar cronograma de estudos (matérias e horários);
- Começar a estudar hoje;
- Manter o foco no seu objetivo - estudar constantemente;
- Priorizar as matérias que você tem mais dificuldade;
Ficam as dicas:
1. A experiência mostra
que uma pessoa capta
- 20% do que apenas
ouve;
- 30% do que apenas vê;
- 50% do que ouve e vê;
- 80% do que ouve, vê e faz.
- 50% do que ouve e vê;
- 80% do que ouve, vê e faz.
2. Grupos de estudo nas aulas de Orientação de Estudos
-É o desafio de
partilhar conhecimento e dúvidas
-Pessoas dedicadas e
com objetivos comuns
-Não precisa ser seus
melhores amigos
-Ideal 4 colegas
-O ideal é cada um
fazer o resumo de uma disciplina
-Deixar claro a função
de cada um no grupo
-As reuniões devem ser
formais e rigorosas
-Reuniões semanais
-Professor
mediador
É porque cremos na mudança que estamos aqui
- A relação teórico-prática, o aprender a pensar, o saber- fazer, o saber- conhecer e o saber-conviver, vistos como mecanismos fundantes da competência humana e de habilidades profissionais;
- Uma relação que articule teoria e pratica, como momentos entrelaçados, construindo assim, uma praxis pedagógica
(Extremera Pacheco, N. y Fernández Berrocal, P. : La inteligencia
emocional in Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653))
Oi, Katty! Que dinâmico é esse blog! As formações em Serra Negra foram relevantes, deixaram suas marcas. o bacana é que as ações vêm sendo revistas e readaptadas... Que "feeling" o seu!!! Parabéns!
ResponderExcluirOlá! Gostei muito! Posso compartilhar?
ResponderExcluir