quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dicas de sites com textos gratuitos para aprimorar sua interpretação de textos.

Conhecer os principais escritores brasileiros e seus textos célebres é uma boa forma de entrar em contato com o mundo da literatura com facilidade e prazer, garantindo o desenvolvimento da capacidade de interpretação literária.
Outro personagem muito cobrado nas provas é o Garfield, esse gato preguiçoso que questiona os valores tradicionais ligados ao trabalho, sempre de um jeito bem irônico e sarcástico. Aproveite para se divertir.
A Mafalda provavelmente é a personagem dos quadrinhos que mais aparece em concursos e vestibulares. Isto por causa de sua ironia, suas reflexões existenciais, políticas e críticas ao cotidiano. Estar em contato com a inteligência dessa menina é um bom exercício para a interpretação e o raciocínio.
Também tradicional de tirinhas, Calvin aparece bastante nos concursos e vestibulares Brasil afora. Confira as “viagens” e questões existenciais do garotinho e seu tigre de estimação no Depósito do Calvin.
Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor que o Brasil produziu, e um dos maiores da Língua Portuguesa. Seus textos são carregados de ironia e sarcasmo – desde suas crônicas e contos até seus célebres romances. A novidade é que o MEC disponibilizou toda a obra de Machado na internet, gratuitamente
Visões ácidas em relação a questões políticas, existenciais, sociais e cotidianas. O autor das tirinhas é o André Dahmer. Outra boa chance de treinar sua interpretação de textos.
Outro grande escritor que semanalmente publica textos muito comentados no Estadão. Certamente um dos autores mais lidos do país – e muito usado em concursos. Leitura das boas e prenúncio de um bom texto a ser escrito.
Um dos principais escritores brasileiros, João Ubaldo Ribeiro (autor de Viva o Povo Brasileiro) escreveu colunas semanalmente no Estadão, e seus textos podem ser lidos gratuitamente no site do jornal.  Não deixe de ler.
O clássico do quadrinho nacional não pode ficar de fora dessa lista, pois não está de fora dos concursos. As historinhas parecem inocentes, mas podem dar margens a interessantes interpretações. Outra opção é ver as tirinhas no Google Imagens.
Referência:http://canaldoensino.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga