sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ENEM 2014 - PRODUÇÃO DE TEXTO

Critérios de correção de redação do Enem

No próximo fim de semana, nos dias 08 e 09 de novembro, será realizada a 16ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que teve 8,7 milhões de candidatos inscritos. A prova de redação será aplicada no último dia no exame, 09 de novembro, e por conta disso a duração será maior em uma hora, em um total de 5 horas e 30 minutos.
No texto de hoje, relacionaremos os pontos principais da prova de redação do Enem a fim de revisarmos alguns aspectos para a prova do próximo final de semana. No entanto, antes disso, gostaríamos de salientar que a nossa próxima publicação, na coluna de redação, será sobre o tema proposto pelo Enem 2014.
Além da revisão, disponibilizamos, ao final do texto, a grade de correção da redação do Enem com as cinco competências avaliadas e suas respectivas faixas de notas.

1. Cumprimento do Tema

O primeiro passo para sair-se bem em qualquer proposta de redação é cumprir o tema selecionado pela banca elaboradora da prova; o tangenciamento indica que o candidato não cumpriu totalmente o tema e a fuga total ao tema acarreta em anulação do texto.

2. Cumprimento do Tipo Textual

O candidato, no caso do Enem, deve escrever uma dissertação-argumentativa. Como trata-se de um tipo textual formal, a primeira pessoa do singular deve ser evitada e, assim, a redação deve ser redigida de maneira impessoal. Caso o texto seja de outro tipo textual ou um gênero qualquer será anulado.

3. Norma Culta da Língua Portuguesa

A linguagem da dissertação-argumentativa deve estar na modalidade escrita formal, seguindo todas as convenções da gramática normativa da Língua Portuguesa. Traços de oralidade (coloquialismos, gírias, palavrões, vícios de linguagem etc) devem ser evitados.

4. Proposta de Intervenção Social

A grade de correção da redação do Enem possui uma particularidade: a quinta competência avalia a presença e a qualidade de uma proposta de intervenção social para o tema proposto, pois este é, tradicionalmente, de cunho social e voltado ao contexto brasileiro. O texto que não sugerir e, assim, não desenvolver uma proposta de intervenção social ficará com nota zero nesta competência.

5. Coesão e Coerência

A dissertação-argumentativa no Enem e em qualquer outro vestibular deve ser coesa e coerente; não deve haver contradições sob nenhuma circunstância.

6. Senso Comum

O chamado “senso comum” deve ter evitado, já que o candidato deve trazer argumentos coesos, coerentes e críticos a fim de se mostrar protagonista de suas opiniões.

7. Impropérios

A presença de qualquer tipo de impropério (ofensa, ultraje, insulto) ou quebra semântica acarretará na anulação da prova de redação do Enem. Este não é o momento de fazer brincadeiras, piadas ou de querer testar a banca de correção do exame.

8. Número de Linhas

Dissertações-argumentativas com menos de sete linhas serão anuladas, já que é humanamente impossível escrever um texto adequado em tantas poucas linhas. O espaço destinado na folha oficial de redação não deve ser ultrapassado pelo candidato.

9. Cópia da Coletânea de Textos Motivadores

O candidato ao Enem deve evitar copiar parcial e/ou integralmente a coletânea de textos motivadores da proposta de redação. Linhas que trazem cópias serão desconsideradas no momento da correção.

10. Título

Segundo as publicações oficiais, o título na redação do Enem é optativo, ou seja, o candidato escolhe se intitula sua dissertação-argumentativa ou não. Portanto, redações intituladas não podem ser privilegiadas em detrimento daquelas que não estão com títulos.

11. Respeito aos Direitos Humanos

O candidato, ao redigir sua dissertação-argumentativa no Enem ou em qualquer outro exame, tem o dever de respeitar os direitos humanos a fim de combater preconceitos de todas as ordens.

12. Planejamento

O planejamento do texto em uma prova de redação é de extrema importância, pois influencia diretamente na coesão e na coerência da redação. Por isso é fundamental fazer um rascunho; este é o momento para o planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga