segunda-feira, 20 de agosto de 2007

NOTÍCIAS DO CURSO - ORGANIZAÇÃO


Este é um dos três cursos que serão oferecidos na Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. Nos cursos, serão propostas reflexões sobre gêneros de textos como instrumentos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

O CONTEÚDO
"Pontos de vista" é sobre a escrita de um gênero jornalístico, o artigo de opinião. Como você sabe, todos os gêneros de texto propostos abordam um único tema, o lugar onde professores e alunos vivem. Esse gênero pertence à categoria de gêneros argumentativos, isto é, daqueles textos nos quais as pessoas tomam uma posição sobre um assunto polêmico e a defendem, usando argumentos para sustentar a posição tomada.
Ao longo do curso, serão discutidos os elementos mais importantes desse gênero e os resultados obtidos pelos professores e seus alunos que participaram do Prêmio Escrevendo o Futuro com esse gênero.

ORGANIZAÇÃO DO CURSO

O curso está dividido em seis módulos.

Cada módulo terá uma semana de duração e será subdividido em cinco etapas:
Início: orientações sobre o módulo da semana e comentário coletivo do mediador para a tarefa proposta na semana anterior.
Motivação: etapa na qual três professores conversam sobre ensino de leitura e escrita, levantando questões comuns aos professores que trabalham nessa área.
Leitura: sugestão de textos de apoio para a reflexão proposta no módulo.
Reflexão: atividades sobre a discussão aberta pelo diálogo entre as professoras e subsidiadas pela leitura.
Tarefas: última etapa, na qual o participante realiza tarefas que serão publicadas em seu blog.
Dicas da semana - A cada módulo, você ainda encontra sugestões de filmes, livros ou links que ampliam o tema do módulo.

AVALIAÇÃO
Será feita de forma qualitativa, pela análise das tarefas publicadas nos blogs e pela qualidade das participações no Fórum. Também haverá uma avaliação quantitativa das ações dos participantes, que medirá o número de atividades realizadas e de tarefas completadas. Ao final, o participante, que realizar 75% das tarefas propostas, receberá um certificado de participação.


Seqüências didáticas

As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. As atividades são organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos e envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

Situação de produção de escrita na escola
É o momento em que o professor organiza as tarefas de leitura e escrita em sala de aula, com o objetivo levar seus alunos a escreverem gêneros de textos para circular na escola e fora dela e a compreender que, ao produzir esses textos, eles vão comunicar idéias, conhecimentos e sentimentos para um conjunto de leitores que incluem o professor, os colegas e pessoas que não pertencem ao universo escolar.

Dizendo de outra maneira, durante uma proposta de situação de produção de escrita, o professor ensina aos alunos que quem escreve precisa saber o que escreve (isto é, que gênero textual escreve), por que e para quem escreve e como seu texto chegará aos leitores, possibilitando que eles compreendam qual é o conjunto de elementos que formam qualquer situação de produção de escrita, seja ela uma situação apenas escolar ou de caráter social mais amplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga